Home / DMAutos

Nissan Sentra 2025

Teste: Impressões ao dirigir a versão Advance do Nissan Sentra 2025

Sedã médio da fabricante japonesa mexe no visual e ganha novos equipamentos para peitar o Toyota Corolla


		Teste: Impressões ao dirigir a versão Advance do Nissan Sentra 2025

Em um mercado praticamente dominado pelos SUVs, os sedãs não perdem a pose. Os modelos três volumes que foram dados como de “vida curta” por conta do crescimento dos utilitários esportivos estão cada vez mais renovados e modernos para não serem enxotados do mercado. Para se ter uma ideia de como os SUVs dominam as estatísticas de vendas basta lembrar que quase 50% de todos os veículos vendidos no Brasil são do segmento.

O fato de os SUVs serem praticamente imbatíveis na preferência dos consumidores não tirou a disposição dos sedãs de se manterem em evidência e sob os olhares atentos do mercado. Os modelos já estiveram em alta e mesmo com a perda de compradores, que optaram pelos utilitários esportivos, não deixaram de lutar pelo seu espaço. Para tanto, estão em constante processo de renovação.


		Teste: Impressões ao dirigir a versão Advance do Nissan Sentra 2025

Um dos mais recentes exemplos de sedã que mudou de cara com um novo facelift é o Nissan Sentra. O sedã da fabricante japonesa que está em sua oitava geração apresentou-se renovado na linha 2025. Sua missão é mostrar força diante do líder de vendas Toyota Corolla, seu principal concorrente no segmento dos sedãs. A disputa com o Corolla não é algo tão fácil assim para ser encarada, mas o Sentra quer criar preocupação ao seu adversário com uma presença forte e marcante.

Os números dos últimos seis meses apresentados pela Fenabrave mostram ampla vantagem do Corolla, com mais de 13 mil unidades vendidas no mercado. Por isso, a Nissan fez mudanças para deixar o Sentra com um visual mais atraente, além de ter ampliado a lista de equipamentos do seu sedã desde a versão de entrada a Advance.


		Teste: Impressões ao dirigir a versão Advance do Nissan Sentra 2025

Por fora, as mexidas foram pontuais, mas significativas. Sob o capô sem novidade, pois o motor é o mesmo 2.0 aspirado, somente a gasolina, de 151 cv. Por sinal, bastante econômico e com uma aceleração que valoriza o conforto.

A lista de equipamentos do novo Nissan Sentra 2025, porém, veio mais recheada a partir da versão Advance, hoje mais completa do que as versões mais equipadas do Corolla. Foi exatamente essa a versão que nos foi cedida pela Nissan para avaliação. O modelo é vendido também na versão Exclusive, que ganha ainda configuração mais completa com acabamento interior Premium. A versão Advance custa R$ 156.390 e a topo Exclusive sai por R$ 178.390.


		Teste: Impressões ao dirigir a versão Advance do Nissan Sentra 2025

O Sentra Advance que nós testamos traz de série itens como faróis automáticos inteligentes, travamento e destravamento das portas em caso de acidentes, alerta de colisão, alerta de objetos no banco traseiro, ar-condicionado automático de duas zonas, banco do motorista com ajuste elétrico, indicador de pressão dos pneus e alertas de ponto cego, tráfego cruzado traseiro e mudança de faixa. Alguns desses equipamentos não estão presentes sequer na versão topo do Corolla, a Altis Premium, que custa R$ 183 mil e vem equipado com motor 2.0 flex, de 177 cv.

Optando pelo Nissan Sentra Advance opcionalmente com acabamento premium, a versão vem com interior na cor caramelo, partida remota do motor, teto solar, som Bose, retrovisor interno eletrocrômico, retrovisores externos rebatíveis, piloto automático e câmera 360°. Não foi o caso da versão testada, mas se considerar o excelente nível do acabamento de série da Advance dá para imaginar o requinte que fica quando recebe o acabamento Premium.


		Teste: Impressões ao dirigir a versão Advance do Nissan Sentra 2025

O Nissan Sentra 2025 vem equipado com Alerta Avançado de Colisão Frontal (I-FCW); Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA); Alerta Inteligente de Atenção do Motorista (I-DA); Alerta Inteligente de Mudança de Faixa (LDW); Monitoramento de Ponto Cego (BSI); Faróis Automáticos Inteligentes (HBA); Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus (TPMS); Piloto Automático Inteligente (ICC) e Visão 360º Inteligente com Detecção de Objetos em Movimento (AVM + MOD), sendo esses últimos dois disponíveis na versão Exclusive.

Os equipamentos de reação são o Assistente Inteligente de Frenagem (FEB), Assistente Inteligente de Prevenção de Mudança de Faixa (I-LI) e o Controle Dinâmico de Chassi Integrado, que utiliza recursos do controle de tração, de distribuição automática de frenagem e assistente de frenagem para manter o carro na trajetória correta. Para proteção, o sedã conta com seis airbags (frontais, cabeça e laterais) e uma estrutura reforçada de carroceria para melhor resistência aos choques.


		Teste: Impressões ao dirigir a versão Advance do Nissan Sentra 2025

Outros diferenciais do sedã médio Sentra são a Partida Remota do Motor e o Alerta de Objetos no Banco Traseiro. Com o primeiro é possível acionar o motor à distância pressionando o botão de travamento das portas para, por exemplo, ligar o ar-condicionado ou o aquecedor dos bancos, segurando o botão correspondente na chave inteligente I-Key. O recurso é ideal para já deixar o interior do veículo climatizado antes dos ocupantes entrarem.

O Alerta de Objetos no Banco Traseiro é acionado ao abrir uma das portas de trás. Chegando ao destino, caso o motorista saia do veículo e feche o carro sem abrir uma das portas de trás, o Sentra, emitirá seis alertas sonoros e visuais para lembrar que algo não foi retirado e ficou esquecido no banco traseiro. O sistema Isofix de fixação de cadeiras infantis, cintos de três pontos e todos os assentos com apoios de cabeça complementam a segurança dos passageiros.


		Teste: Impressões ao dirigir a versão Advance do Nissan Sentra 2025

Visualmente, o Sentra 2025 não foi muito além da anterior, mas é visível o que traz de diferente. A grade foi ampliada e ganhou um friso cromado mais destacado em formato de V, com filetes nas laterais. A peça agora é na cor preto brilhante e o novo logotipo da Nissan trouxe mais visibilidade. Não tem como não gostar do novo Nissan Sentra. O sedã de presença visual forte e moderna deu um salta em beleza e modernidade.

Uma pena que o Sentra ainda não tenha se modernizado em alguns pontos. O freio de estacionamento, por exemplo, ainda é no arcaico pedal acionado com o pé, posicionamento abaixo do painel ao lado do pedal de freio. Carro moderno merece um sistema de acionamento eletrônico. O sedã da Nissan tá devendo. Seu concorrente Corolla usa alavanca de mão no console central, menos antiquado do que o do Sentra.


		Teste: Impressões ao dirigir a versão Advance do Nissan Sentra 2025

O motor 2.0, com injeção direta, do Sentra tem bom desempenho, mas não espere muito dele nas acelerações e retomadas vigorosas. Ele entrega 151 cv de potência e 20 kgfm de torque e combinado a um câmbio CVT que simula oito marchas. Quando exigido na estrada, grita um pouco e não empolga. Uma acústica melhor resolveria o problema. Seu motor tem comportamento mais tiozão, priorizando uma direção mais confortável. De 0 a 100 km são necessários 9,4 segundos.

O consumo de combustível é um ponto positivo. Se falta o turbo para dar mais vigor ao motor 2.0 do Sentra, o que combinaria com seu visual moderno, o baixo consumo e o conforto compensam. Vale lembrar que o sedã tem um porte atlético considerável. Na cidade, durante o teste, o Sentra registrou 10,6 km/l e 12,5 na estrada, lembrando que sempre com gasolina no tanque. Os números do Inmetro falam em 11 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada.


		Teste: Impressões ao dirigir a versão Advance do Nissan Sentra 2025

O interior do Sentra é bastante espaçoso e confortável desde a versão Advance, que nem parece ser a de entrada pelo requinte. A suspensão traseira multilink foi mantida no atual modelo, o que explica o conforto na dirigibilidade e, sem dúvida, superando a do Corolla. Outro ponto alto do Sentra é o porta-malas com seus 466 litros de capacidade. Os bancos em couro trazem a tecnologia "Zero Gravity", baseada em estudos de ergonomia da Nasa. Sua tecnologia evita cansaço no corpo em percursos mais longos.

O sedã da Nissan não tem saída de ar-condicionado na segunda fileira, o painel de instrumentos de 7 polegadas ainda traz mostradores analógicos e uma pequena tela digital no centro que mostra as principais informações do carro. A central multimídia tem 8 polegadas e a conexão com Apple CarPlay e Android Auto ainda é feita com fio. O Sentra mede 4,64 metros de comprimento, 1,81 metro de largura, 1,45 metro de altura e 2,71 de entre-eixos, o que justifica seu amplo espaço interno.


		Teste: Impressões ao dirigir a versão Advance do Nissan Sentra 2025

Nissan Sentra Advance 2025 - Equipamentos

Bancos em couro sintético
Ar-condicionado de duas zonas
Banco do motorista com regulagem elétrica
Chave presencial com partida por botão
Painel com tela de 7" com computador de bordo
Acendimento automático dos faróis
Modo de condução Eco e Sport
Piloto automático
Faróis em LEDs
Rodas de 17"
Seis airbags
Alarme
Alerta de colisão com frenagem automática
Alerta de objetos no banco traseiro
Alerta de ponto-cego
Alerta de tráfego cruzado traseiro
Alerta de mudança de faixa
Borboletas para trocas de marchas
Sensores de estacionamento dianteiro a traseiro
Sistema multimídia com tela de 8" e espelhamentos Apple CarPlay e Android Auto


		Teste: Impressões ao dirigir a versão Advance do Nissan Sentra 2025

Ficha técnica - Nissan Sentra 2025

Motor: Dianteiro, transversal, 4 cil. em linha, injeção direta, gasolina
Cilindrada: 1.499 cm³
Potência e Torque: 151 cv /20 kgfm
Velocidade máxima: 200 km/h
Câmbio : Automático, CVT, 8 marchas simuladas
Direção: Elétrica
Suspensão: Independente, McPherson na dianteira e multilink na traseira
Freios: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira
Pneus: 215/50 R17
Tração: Dianteira
Consumo (Inmetro): 11 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada
Dimensões: Comprimento (4,64 m), Largura (1,81 m), Altura (1,45 m) e Entre-eixos (2,71 m)
Tanque: 47 litros
Peso: 1.405 kg
Porta-malas: 466 litros

Teste: Impressões ao dirigir a versão Advance do Nissan Sentra 2025
Teste: Impressões ao dirigir a versão Advance do Nissan Sentra 2025 Teste: Impressões ao dirigir a versão Advance do Nissan Sentra 2025 Teste: Impressões ao dirigir a versão Advance do Nissan Sentra 2025 Teste: Impressões ao dirigir a versão Advance do Nissan Sentra 2025 Teste: Impressões ao dirigir a versão Advance do Nissan Sentra 2025 Teste: Impressões ao dirigir a versão Advance do Nissan Sentra 2025 Teste: Impressões ao dirigir a versão Advance do Nissan Sentra 2025 Teste: Impressões ao dirigir a versão Advance do Nissan Sentra 2025 Teste: Impressões ao dirigir a versão Advance do Nissan Sentra 2025 Teste: Impressões ao dirigir a versão Advance do Nissan Sentra 2025 Teste: Impressões ao dirigir a versão Advance do Nissan Sentra 2025 Teste: Impressões ao dirigir a versão Advance do Nissan Sentra 2025 Teste: Impressões ao dirigir a versão Advance do Nissan Sentra 2025 Teste: Impressões ao dirigir a versão Advance do Nissan Sentra 2025 Teste: Impressões ao dirigir a versão Advance do Nissan Sentra 2025 Teste: Impressões ao dirigir a versão Advance do Nissan Sentra 2025 Teste: Impressões ao dirigir a versão Advance do Nissan Sentra 2025 Teste: Impressões ao dirigir a versão Advance do Nissan Sentra 2025 Teste: Impressões ao dirigir a versão Advance do Nissan Sentra 2025 Teste: Impressões ao dirigir a versão Advance do Nissan Sentra 2025 Teste: Impressões ao dirigir a versão Advance do Nissan Sentra 2025 Teste: Impressões ao dirigir a versão Advance do Nissan Sentra 2025 Teste: Impressões ao dirigir a versão Advance do Nissan Sentra 2025 Teste: Impressões ao dirigir a versão Advance do Nissan Sentra 2025 Teste: Impressões ao dirigir a versão Advance do Nissan Sentra 2025 Teste: Impressões ao dirigir a versão Advance do Nissan Sentra 2025 Teste: Impressões ao dirigir a versão Advance do Nissan Sentra 2025 Teste: Impressões ao dirigir a versão Advance do Nissan Sentra 2025

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias