Em 2016 a Fiat, cuja a marca é controlada hoje pelo Grupo Stellantis, inaugurou um novo segmento de picapes. Nem compacta, nem média, a Toro trazia no seu projeto de construção um modelo de picape que inauguraria um novo segmento no mercado, o das picapes utilitárias esportivas, reduzidas na nomenclatura SUP. E não é que deu certo! Deu tanto certo que outras marcas começaram a se movimentar para ocupar espaço no novo nicho de mercado, no sentido de incomodar, sem sucesso, a Toro e também a líder absoluta em vendas, a compacta Fiat Strada.
A Toro, com um conceito moderno e diferenciado, caiu na graça do mercado. De lá para cá a picape média/compacta da Fiat se tornou referência no seu segmento. A presença da Renault Oroch, a primeira concorrente a ser lançada, não incomodou e a Toro continuou reinando. A Toro chegou mostrando que era possível tornar uma picape capaz de unir praticidade, conforto, resistência e direção de um veículo de passeio. A Toro trouxe essas características.
Antes da Toro, as picapes eram sinônimos de trabalho, razão pela qual tinham que priorizar a resistência. Nesse sentido, Ford, Chevrolet, Nissan e Toyota construíram uma história de robustez com suas picapes médias Ranger, S10, Frontier e Hilux. As mudanças foram acontecendo ao longo do tempo e hoje picape alia força com todas as características dos utilitários esportivos. A Fiat Toro tem uma grande responsabilidade na oferta desse novo perfil de picapes.
Uso urbano
Tradicionalmente focada no trabalho, picape virou literalmente também veículo de uso urbano por conta do conjunto de conforto. Nesse ponto, a Toro ainda leva vantagem por ser menor do que as picapes médias e de fácil condução na cidade, embora não muito diferente das demais no quesito conforto. O certo é que a Toro, resultado de uma fórmula de sucesso, se mantém sem concorrente a altura no segmento em que atua, caiu no gosto do consumidor e se mantém entre os veículos mais vendidos no Brasil na atualidade.
Desde o seu lançamento, a picape Toro passa por mudanças visuais, mecânicas e nos itens de segurança. No ano passado, passou pelas mais importantes mudanças de atualização. Além de retoques no visual, a Toro ganhou nova motorização 1.3 Turbo dentro do seu processo evolutivo. A picape da Fiat só não pode ser chamada de SUV pelo fato de ter carroceria. No restante é um carro de passeio por inteiro na condução e conforto. A Fiat Toro nasceu picape, mas com dirigibilidade de carro de passeio, tanto que foi concebida com base na plataforma de um automóvel.
Teste
Das versões que a Toro disponibiliza para atender as necessidades do mercado, acabamos de avaliar a versão Ranch 4x4, equipada com motor 2.0 turbodiesel e transmissão automática de 9 marchas. A Ranch é focada mais na atividade do campo. Ela está no topo da linha juntamente com a versão Ultra, que traz o mesmo conjunto mecânico, mas é voltada para o uso mais urbano. A Toro pode ser definida como uma picape de personalidade e capaz de atender todas as necessidades nas especificações de uso que o consumidor busca numa picape.
No caso da Ranch, que abusa do cromado na carroceria, seu propósito é chegar perto das picapes médias no uso no campo, sem prejuízos de ter boa desenvoltura na cidade. Para tanto, não poderia mesmo usar outro motor senão o 2.0 turbodiesel, que rende 170 cv de potência e 35,7 kgfm de torque, com câmbio automático de 9 marchas, tração 4x4 – item indispensável para o uso fora da cidade. Desde 2022 a picape já traz o tanque de Arla 32, visando atender a legislação na emissão de poluentes.
Motor e câmbio
O conjunto motor e o câmbio da Toro Ranch é bem afinado e oferece desempenho e força que as atividades no campo exigem. Na estrada, o motor deixa um pouco a desejar nas retomadas, mas depois tem rendimento altamente satisfatório e silencioso. O câmbio automático faz trocas macias, o que contribui para uma direção confortável. Na cidade, a picape não foge do conforto de um carro de passeio.
A Fiat Toro Ranch atinge 100 km/h em 12,4 segundos e tem velocidade máxima de 193 km/h. Segundo o Inmetro, o consumo é de 10,4 km/l na cidade e 12,7 km/l na estrada. Durante o teste, a versão avaliada registrou consumo de 9,8 km/l rodando na cidade. No uso misto de rodovia e terra o consumo ficou na casa dos 11,7 km/l. As manobras com a Toro são muito macias por conta da direção elétrica, mas poderia oferecer um diâmetro de giro melhor.
Suspensão
A suspensão multilink proporciona boa estabilidade. O conjunto filtra bem as imperfeições do piso. Um pouco de atenção nas curvas rápidas não pode ser desprezado, uma vez que a carroceria rola um pouco, como nas picapes maiores. No quesito segurança, a Toro oferta um bom pacote de itens. O pacote de equipamentos é recheado, contando, dentre outros, com seis airbags (frontais, laterais e de cortina), assistente de frenagem de emergência, alerta de mudança de faixa e assistente de partida em rampa.
O interior da Toro Ranch traz o que os SUVs têm de melhor. A tela de 10,1 polegadas, com disposição vertical, mais parece um tablet. O sistema UConnect é intuitivo e o funcionamento do pareamento de celulares via Apple CarPlay e Android Auto é sem fio. O ar-condicionado digital tem duas zonas, mas não há saídas extras para os ocupantes do banco traseiro. Os bancos são revestidos em couro marrom e traz ainda carregador de celular por indução, dentre outros itens (Veja a lista completa dos itens de segurança de série no final do texto).
Interior
Ainda no interior, o acabamento prioriza plásticos de boa qualidade, com texturas diferenciadas. Tudo feito no capricho. O painel de instrumentos é digital e personalizável. Quem vai no banco traseiro sente um pouco a falta de maior espaço para as pernas, mas não tem do que reclamar da altura entre o banco e o teto. A picape da Fiat mede 4,94 metros de comprimento, 1,84 metro de largura, 1,73 metro de altura e 2,99 metros de distância entre-eixos.
Se a Toro tem características de um SUV, então por que seu espaço interno não segue o mesmo padrão? Simplesmente pelo fato do projeto da Toro ter priorizado o tamanho na carroceria, tirando um pouco do espaço interno. A capacidade da sua caçamba é de 937 litros, mas pode levar 1.010 kg de carga. A tampa do compartimento abre de forma lateral.
Preço
Quanto custa a Toro Ranch? No geral as picapes custam caro e nesse ponto a Toro se torna uma boa opção de compra, mesmo considerando as picapes médias. A versão testada é vendida por R$ 214.990. Não é barata, mas custa bem menos do que uma picape média. Com ela, o consumidor faz o mesmo trabalho que uma picape maior faz e pagando menos. Tem mais: a Toro vai continuar entre os veículos mais vendidos do Brasil por muito tempo ainda. Afinal, a picape da Fiat tem qualidades de sobra.
Além das versões topo Ranch 4x4 e Ultra 4x4 com motor 2.0 turbodiesel, a Toro é comercializada também nas versões Endurance, Freedom e Volcano, equipadas com motor 1.3 Turbo, de 185 cv, e transmissão automática de 6 marchas, e Volcano 4x4, com motor 2.0 turbodiesel e câmbio automático de 9 marchas.
Itens de série da Fiat Toro Ranch
Como uma versão topo de linha, a Toro Ranch é muito bem equipada e traz, de série:
interior da Fiat Toro Ranch Diesel 4x4
Tela multimídia de 10,1″ com tela vertical;
Grade exclusiva;
Capa dos retrovisores, santantônio e estribos cromados;
Revestimento de couro marrom nos bancos;
Aplique que simula madeira no painel;
Capota marítima;
Faróis de neblina;
Painel de instrumentos virtual com tela de 7″;
Duas entradas USB na frente, (tipo A e tipo C), uma terceira entrada tipo A;
Carregador de celular por indução;
Sensores de luminosidade, chuva e de obstáculos na frente e atrás;
Retrovisor eletrocrômico interno;
Chave presencial com partida por botão;
Navegação GPS integrada;
Câmera de ré;
Faróis e lanternas Full-LEDs;
Ar-condicionado de duas zonas;
Sistema Connect Me, que permite oferecer Wi-Fi integrado para até oito dispositivos dentro do carro;
Sete airbags;
Controle de tração e estabilidade calibrado para o uso no fora de estrada;
Controle eletrônico de descida;
Pacote de segurança ADAS (frenagem autônoma de emergência com alerta sonoro e visual, farol alto automático e leitor de faixa de rodagem).
Ficha técnica - Fiat Toro Ranch
Motor: 2.0, turbodiesel
Potência: 170 cv a 3.750 rpm
Torque: 35,7 kgfm a 1.750 rpm
Câmbio : Automático de 9 marcha e tração integral
Direção: Elétrica
Suspensão: McPherson na dianteira e Multilink na traseira
Freios: Discos ventilados na dianteira e tambor na traseira
Medidas: 4,94 metros de comprimento, 1,84 metro de largura, 1,73 metro de altura e 2,99 metros de distância entre-eixos
Caçamba: 937 litros
Carga útil: 1.010 kg
0 a 100 km/h: 12,4 segundos
Consumo (Inmetro): 10,4 km/l na cidade e 12,7 km/l na estrada