O lançamento da nova geração da Ford Ranger 2024, em junho do ano passado, soou como um recado duro para a concorrência. A nova picape, produzida em Pacheco, na Argentina, chegou causando ao mercado brasileiro, estabelecendo um novo padrão no segmento das picapes medias. Afinal, o que os olhos enxergavam na apresentação do novo modelo apontavam para um futuro promissor para a picape.
A nova Ranger não trazia apenas um novo e robusto visual. A bordo, muito conforto e tecnologia embarcada. Sob o capô uma atração a parte: o tão desejado motor 3.0 V6 turbodiesel. O salto que a Ford deu com a Ranger da nova geração, tornando-se referência no segmento das picapes médias,, mexeu com o mercado, tanto que o novo modelo vendeu absurdamente bem e pulou rapidamente para a segunda posição em vendas no Brasil, ficando atrás apenas da Toyota Hilux.
No seu todo, a Ranger da nova geração deu um verdadeiro salto em qualidade, melhorando significativamente em todos os aspectos. Não dá para negar que a chegada do motor V6 de 250 cv de potência a 3.250 rpm e 61,2 kgfm de torque a 1.750 rpm, com tração 4WD e associado à transmissão automática de 10 marchas, representou a principal mudança na linha 2024. Contudo, a Ford foi muito mais além ofertando uma picape bem mais atraente nos quesitos visual, tecnologias e conforto. A receita veio completa.
Estivemos na Argentina, a convite da Ford, quando do lançamento da Ranger 2024, e lá andamos em primeira mão na promissora picape, assim como outros jornalistas brasileiros especializados. As primeiras impressões ao dirigir o modelo foram as melhores e ali nascia a certeza de que a Ford daria uma resposta dura à concorrência, provocando uma disputa ainda mais acirrada no segmento. Exatamente isso o que aconteceu e a Chevrolet S10 foi a primeira vítima, perdendo a segunda posição em vendas para a nova Ford Ranger.
Acabamos de testar novamente a nova picape durante uma semana. A versão avaliada, Limited, como foi na Argentina, é a mais completa da gama e veio também com o pacote de itens opcionais que a deixam mais completona em equipamentos. Essa versão é vendida por R$ 319.990 e mais R$ 20 mil para levar o pacote de opcionais. Desta vez, com um tempo maior, avaliamos melhor o modelo no perímetro urbano e rodoviário, além de trechos off-road para os quais foi também desenvolvida. Sentimos mais de perto as evoluções da nova picape da Ford.
A Ford Ranger 2024 vendida no Brasil trouxe semelhanças visuais com as irmãs F-150 e a Maverick, principalmente no frontal, mais precisamente nos faróis posicionados bem nas extremidades. É semelhante também com o modelo vendido na Europa e Ásia. O toque de esportividade fica por conta do conjunto mecânico: o motor de 250 cv casado com a transmissão automática de 10 marchas, a mesma que serve o esportivo Mustang e a grandalhona F-150 aqui no Brasil, com calibragens diferentes, obviamente.
A nova Ranger 2024 é verdadeiramente uma novíssima picape, a começar pelo novo chassi, com novas longarinas e travessas, maior na altura e na largura de cada perfil e com reforços internos em cada lado com aços de alta resistência. Sabe o que isso resultou? Em 30% de melhoria na resistência de torção. Não há nada na nova Ford Ranger herdado da antecessora.
Até no tamanho a Ford Ranger 2024 mudou. A picape agora mede 5,372 metros de comprimento (cresceu 18 mm), 1,886 metro na altura, ficando 38 mm mais alta, 1,91 metro na largura (cresceu 50 mm) e 3,27 metros de entre-eixos, com crescimento de 50 mm. As novas medidas deixaram a Ranger mais encorpada em relação às concorrentes diretas, a Hilux, S10 e até mesmo a Volkswagen Amarok, que se destaca entre as picapes médias pelo visual avantajado.
O espírito fora-de-estrada que sempre acompanhou a Ranger foi aprimorado no modelo da nova geração com a inclusão de novos recursos semelhantes aos que existem no Bronco Sport, Maverick e F-150. O perfil off-road da Ford Ranger 2024 fica claro também nos 235 mm de altura livre do solo, nos 800 mm de capacidade de imersão e nos ângulos de ataque de 30º e saída de 26º.
A Ranger da nova geração recebeu bitolas maiores, resultando em paralamas dianteiros e traseiros mais largos. Os paralamas receberam protetores plásticos pintados na cor da carroceria nas versões topo e sem pintura na de entrada, com características mais aventureiras. A traseira tem novo desenho e o nome Ranger estampado na tampa da caçamba.
As lanternas trazem nova assinatura em LED. O parachoque traseiro da versão Limited é cromado. Vale lembrar que a Ford fez uma mudança sutil no sistema de iluminação da placa. Agora fica embutida no degrau central do parachoque e não mais na tampa. Nas laterais, a Ranger 2024 recebeu um novo apoio fixo de pé para facilitar o acesso à caçamba.
Vamos falar agora do interior da Ranger da quinta geração. Por fora, o visual marcante prende os olhos dos consumidores. Na cabine, o acabamento também fez subir o conceito da Ranger 2024 graças ao ambiente construído com muito bom gosto, elevando o padrão da picape. A utilização de material não só de qualidade, mas também resistente, foi cuidadosamente trabalhado no painel, bancos e portas.
O painel da versão Limited recebeu uma tela central de 12", fixada em posição vertical e não como as já conhecidas telas flutuantes. A Ford atendeu a preferência dos consumidores, assim com o fez no console central, utilizando uma manopla do câmbio de tamanho reduzido. O console traz porta-copos, porta-objetos à frente da manopla do câmbio, onde estão também tomadas USB-A e USB-C, além do carregador de celular por indução.
Na versão testada o painel digital de 12,4" de alta resolução faz parte do pacote de itens opcionais e é o mesmo da F-150. É configurável, possibilitando adicionar os principais pontos de informações, como o nível do tanque de Arla, por exemplo. O painel traz animações que ilustram o modo de condução selecionado (Normal, Eco, Rebocar, Escorregadio, Lama, Areia).
Os passageiros do banco traseiro viajam confortavelmente e tem bom espaço, favorecido pelo aumento do entre-eixos. O conforto dos bancos é ouro ponto positivo na picape. Na terra, a Ranger mostrou eficiência na transposição de obstáculos e deixou claro que não incomoda tanto quem vai no banco traseiro. Afinal, não pula como normalmente pulam as picapes em estradas de chão.
Câmeras instaladas permitem o condutor ter ampla visão de todos os ângulos em volta da picape. Na rodovia, anda forte e transmite segurança graças aos equipamentos de assistência ao motorista. Na cidade, o conforto de direção é de um carro de passeio. Não se preocupe com o consumo do motor 3.0 V6 turbodiesel. É valente e anda muito, mas é generoso. Registrou durante o teste 7,8 km/l na cidade e 10,8 km/l na rodovia, rodando na média de R$ 120 km/h.
A versão Limited que nós avaliamos é completa em equipamentos e conta com o que há de mais avançado em tecnologias de segurança para o segmento de picapes. Na lista estão saídas de ar-condicionado para o banco traseiro, carregador de smartphone por indução, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, faróis principais e de neblina full LEDs, farol-alto automático, quatro entradas USB, bancos em couro, banco do motorista com ajustes elétricos, retrovisores externos com rebatimento elétrico, estribo lateral e sensor de chuva.
Inclui ainda partida remota do motor com agendamento, seletor de modos de condução, comandos por voz, freio de estacionamento eletrônico, Start-Stop, alerta de colisão com frenagem automática e detecção de pedestres, frenagem pós-colisão, reconhecimento de sinais de trânsito, retrovisor interno fotocrômico e sete airbags (frontais, laterais, cortinas e joelho para o motorista).
A lista fecha com os freios a disco nas quatro rodas, caçamba com iluminação e trava elétrica, rodas de 18" com pneus 255/65, bagageiro no teto, lanternas em LEDs, protetor de caçamba, central multimídia com tela de 12", ar-condicionado automático de duas zonas, chave presencial com partida remota e monitor de pressão dos pneus. Até aqui seu preço é R$ 319.990.
Entre os itens que compõem o pacote opcionais para a versão Limited estão rodas de 20" com pneus 265/55, painel de instrumentos de 12,4", piloto automático adaptativo com stop and go, câmeras 360º, alerta de tráfego cruzado em marcha ré com detecção de pedestres, monitor de ponto-cego, assistente de permanência e centralização em faixas, assistente de manobras evasivas e assistente de cruzamentos.
A nova Ranger 2024 é comercializada no Brasil nas versões XL 2.0 4x4 manual, XLS 4x2 e 4x4 automáticas de seis marchas, equipadas com motor 2.0 turbodiesel, de 170 cv e 41,3 kgfm, e as mais caras XLS AT10 4WD, XLT AT10 4WD e Limited AT10 4WD, equipadas com motor 3.0 V6, com 250 cv e 61,2 kgfm. Veja abaixo a lista de equipamentos de cada uma das seis versões. Lembrado que o pacote opcional voltado para a versão Limited custa R$ 20 mil.
Conclusão
A Ford Ranger 2024 provou que veio realmente para redefinir o segmento das picapes médias. Ela traz uma receita completa para atender os gostos e preferências dos consumidores e entrega bem mais em equipamentos do que a concorrência, nas suas versões mais caras, como a Limited. Além disso, se destaca no visual moderno e robusto, chamando a atenção por onde passa. A Ranger que acaba de chegar e começa a contar uma nova história não deve nada com sua nova geração.
Ficha técnica - Ford Ranger 3.0 V6 Limited 2024
Motor: dianteiro, longitudinal, 6 cilindros em V, 24 válvulas, 2.993 cm3, duplo comando, turbo, diesel
Potência: 250 cv a 3.250 rpm
Torque: 61,2 kgfm a 1.750 rpm
Transmissão: automática de 10 marchas; tração 4x4 com reduzida e opção automática
Suspensão: independente de braço duplo na dianteira e traseira eixo rígido com feixe de molas; pneus 255/55 R20 com rodas de 20"
Comprimento: 5.370 mm
Entre-eixos: 3.270 mm
Largura: 1.918 mm
Altura: 1.884 mm
Peso: 2.357 kg em ordem de marcha
Ângulo de entrada: 30º
Ângulo de saída: 26º
Altura do solo: 235 mm
Capacidade de carga: 1.023 kg
Capacidades: caçamba: 1.250 litros; tanque: 80 litros
Aceleração: 0 a 60 km/h: 3,9 s; 0 a 80 km/h: 6,0 s; 0 a 100 km/h: 8,7 s
Retomada: 40 a 100 km/h (em D): 6,2 s; 80 a 120 km/h (em D): 6,1 s
Consumo de combustível (teste): 7,6 km/l na cidade e 10,9 km/l na rodovia
Ford Ranger 2024 – Versões e equipamentos
Ford Ranger XL 4x4 MT6
Motor 2.0 turbodiesel de 170 cv e 41,3 kgfm
Câmbio manual de 6 marchas
Tração 4x4 com reduzida
Diferencial traseiro blocante
Rodas de aço de 16" com pneus 255/70
Sete airbags
Direção elétrica
Ar-condicionado
Vidros dianteiros e traseiros elétricos
Coluna de direção com ajustes de altura e profundidade
Piloto automático
Acendimento automático dos faróis
Painel de instrumentos com tela de 8"
Multimídia SYNC 4 com tela de 10" com espelhamento sem fios e assistência de emergência
FordPass com alertas sobre o veículo, vida útil de óleo e localização
Faróis halógenos com luzes diurnas
Retrovisores elétricos
Bancos em tecido
Assistente de partida em rampas e controles de tração e estabilidade
Limitador de velocidade
Controle de descida
Alarme
Provisão elétrica de reboque
Ford Ranger XLS 4x2 AT6
Todos os equipamentos da XL e mais:
Transmissão automática de 6 marchas
Tração 4x2
Rodas de liga-leve de 17" com pneus 255/70
Parachoques na cor do carro
Saídas de ar-condicionado para o banco traseiro
Carregador de smartphone por indução
Partida remota do motor com agendamento
Seletor de modos de condução (Normal, Eco, Rebocar e Escorregadio)
Câmera de ré
Sensor de estacionamento traseiro
Faróis fullLEDs
Faróis de neblina halógenos
Quatro entradas USB
Ford Ranger XLS 4x4 AT6
Todos os equipamentos da XLS 4x2 e mais:
Tração 4x4
Pneus de uso misto
Ford Ranger XLS 3.0 V6 AT10 4WD
Todos os equipamentos da XLS 4x4 e mais:
Rodas de liga leve 17″
Pneus 255/70 R17 All Terrain
Para-choque na cor do veículo
Moldura de para-lamas na cor preta
Retrovisores externos com ajuste elétrico e indicação de direção
Para-barros dianteiros
Para-barros traseiro
Vidros elétricos dianteiros/traseiros
Seis Pontos de amarração de carga
Tampa traseira com assistente de abertura e fechamento
Degrau de acesso à caçamba
Tomada 12V na caçamba
Faróis Full Led
Ajuste elétrico da altura dos faróis
Luzes de condução diurna (DRL)
Faróis de neblina halógenos
Acendimento automático dos faróis
Sete Airbags
Assistente de partida em rampas
Controle eletrônico de estabilidade
Limitador de velocidade
Piloto automático
Alarme Perimétrico
Trava da tampa da caçamba com chave
Câmera de ré
Sensor de estacionamento traseiro
Quatro modos de condução selecionáveis – Normal, Eco, Rebocar/Transp, Escorregadio
Controle automático em descidas
Diferencial traseiro blocante
Freio a disco nas 4 rodas
Freio de mão eletrônico
Start & Stop
Direção elétrica
Provisão elétrica de reboque
Ford Ranger XLT 3.0 V6 AT10 4WD
Todos os equipamentos da XLS 3.0 V6 AT10 4WD e mais:
Motor V6 3.0 turbodiesel de 250 cv e 61,2 kgfm
Câmbio automático de 10 marchas
Tração 4x4 com modo automático, reduzida e bloqueio de diferencial traseiro
Bancos em couro premium
Banco do motorista com ajustes elétricos
Volante com revestimento premium
Seletor de marchas E-Shifter
Retrovisores externos com rebatimento elétrico
Estribo lateral plataforma
Sensor de chuva
Comandos por voz
Freio a disco nas quatro rodas
Freio de estacionamento eletrônico
Start-Stop
Alerta de colisão com frenagem automática e detecção de pedestres
Frenagem pós-colisão
Reconhecimento de sinais de trânsito
Sensor de estacionamento dianteiro
Farol-alto automático
Faróis de neblina em LEDs
Retrovisor interno fotocrômico
Caçamba com iluminação e trava elétrica
Ford Ranger Limited 3.0 V6 AT10 4WD
Todos os equipamentos da XLT e mais:
Rodas de 18" com pneus 255/65
Santantônio na cor do carro
Bagageiro no teto
Lanternas em LEDs
Molduras laterais na cor do carro
Protetor de caçamba
Multimídia com tela de 12"
Ar-condicionado automático de duas zonas
Chave presencial com partida remota
Seletor de modos de condução (Normal, Eco, Rebocar, Escorregadio, Lama, Areia)
Descansa-braço traseiro
Monitor de pressão dos pneus
Opcionais da versão Limited
Rodas de 20" com pneus 265/55
Painel de instrumentos de 12,4"
Piloto automático adaptativo com stop and go
Câmeras 360º
Alerta de tráfego cruzado em marcha ré com detecção de pedestres
Monitor de ponto-cego
Assistente de permanência e centralização em faixas
Assistente de manobras evasivas
Assistente de cruzamentos