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Fiat Titano

Teste: Fiat Titano busca ocupar espaço entre as picapes médias

Impressões ao dirigir a versão Ranch da picape inédita que nasceu do projeto da Landtrack


		Teste: Fiat Titano busca ocupar espaço entre as picapes médias

A Fiat está consolidada no mercado com suas picapes menores nas figuras da Toro e da imbatível Strada. É uma realidade indiscutível, mas faltava algo mais no mundo Fiat brasileiro. A fabricante italiana precisava marcar presença entre as picapes médias para se impor diante da Toyota Hilux, Ford Ranger, Nissan Frontier e na já sem fôlego Chevrolet S10. Desta forma, a fabricante italiana lançou a Titano, anunciando uma picape capaz de fazer a concorrência se movimentar no aquecido segmento.

Inédita no portfólio da Fiat, a Titano fez a sua estreia sob muita expectativa. Já não era segredo que o modelo seria fruto do projeto da Peugeot, através da extinta PSA, em parceria com a chinesa Changan Kaicene F170, então destinado à picape de nome Landtrack. Diante disso podemos dizer que a Titano seria a Peugeot Landtrack que a Stellantis transferiu para a Fiat e fez dela sua primeira picape média do mercado brasileiro?


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A pergunta acima encontra ressonância nas semelhanças – quase que absolutas - do projeto da Landtrack e que resultou na Titano. O interior, por exemplo, é idêntico ao da Landtrack, exceto o volante e a logomarca Fiat. Por fora, no visual robusto e com linhas bem definidas, as diferenças estão nas rodas exclusivas e na identificação logo Fiat e na bandeira da Itália na grade dianteira.

Dentro do Grupo Stellantis, detentora da Peugeot, Fiat e outras marcas, como a Jeep, Citroen e Ram, a Fiat tem força e praticamente carrega a marca no Brasil, batendo recordes de vendas, em especial com sua picape compacta, a Strada. A picape que seria da Peugeot com o nome Landtrack, que chegou a ser cogitada no Brasil, ganhou o nome Titano. No geral, a Titano, fabricada no Uruguai, é uma picape com visual robusto e marcante, mas deixa uns alertas de melhorias que o próximo modelo deve corrigir.


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A nova picape da Fiat é espaçosa interiormente, oferecendo conforto aos passageiros e motorista. O painel, com linhas mais horizontais, é bem desenhado e segue o estilo Peugeot. O ar-condicionado e o quadro de instrumentos, que conta com uma pequena tela digital colorida, de 42 polegadas colorida, são analógicos. Com um olhar mais apurado, não passa despercebido a posição invertida do velocímetro e do conta-giros. A central multimídia tem 10 polegadas, Android Auto e Apple CarPlay (via cabo), além de HD interno de 10 Gb para arquivos diversos.

A Titano chama a atenção visualmente, mas o comprador de picape quer muito mais. Nesse sentido, o modelo poderia apelar um pouco mais para a modernidade, principalmente na versão mais completa, a Ranch, que o DMAutos testou durante 10 dias. Se deixa a desejar pela na ausência de alguns equipamentos essenciais, a Titano oferece também vantagens diante da concorrência, como os preços que partem de R$ 220 mil e vão até R$ 260 mil.


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A picape média da Fiat tem maior espaço de caçamba entre a concorrência, somando 2,6 metros. São 1.314 litros, mas lembrando que é apenas para a versão de trabalho Endurance. Nas demais versões – Volcano e Ranch – o espaço é de 1.109 litros, o que ainda assim concorre com as demais picapes médias do mercado. A capacidade de carga é de 1.020 kg e a de reboque de 3,5 toneladas.

A Titano é equipada com motor BlueHDI, 2.2 turbodiesel, com 180 cv e 40,8 kgfm, com câmbio automático de seis marchas nas versões Volcano e Ranch. A versão Endurance, dedicada ao trabalho, traz o mesmo motor, mas com torque menor (37,7 kgfm) e vem associado a um câmbio manual de seis marchas. Por falar em motor, o da Titano é econômico e entrega o que anuncia em consumo, indo até além.


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Durante o teste, a versão Ranch fez 8,5 km/l na cidade, como anunciado oficialmente, e 9,9 km/l na estrada. Para ir de 0 a 100 km/h são necessários 12,4 segundos e sua velocidade máxima é de 175 km/h.

A potência do motor da Titano não é o que o consumidor deseja por estar abaixo da média do mercado, onde a motorização 3.0 é a nova tendência no segmento. Só supera o das versões de entrada de Ford Ranger, com seus 170 cv, e da Nissan Frontier, com 163 cv. Um motor mais potente daria uma dose reforçada de disposição à Titano nas ultrapassagens e saídas.


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O modelo está disponível com tração 4×2, 4×4 ou 4×4 com reduzida e os modelos de condução a escolher entre o ECO, Normal e Sport, que muda sensivelmente o comportamento dinâmico da picape quando acionado. A direção hidráulica é bem confortável, mesmo sendo um pouco pesada nas manobras.

A suspensão merece uma atenção especial no sentido de melhorias nos ajustes. É nítido o quanto a da picape da Fiat carece de uma atenção da engenharia. Ela pula e trepida demasiadamente e balança muito lateralmente, seja no asfalto ou na terra. Enfrentamos situações de susto, mesmo no asfalto. Na terra, mostrou-se com um curso curto nas pancadas secas em valetas e elevações.


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Tirando por base a versão Ranch, a nova picape da Fiat mede 5,33 metros de comprimento, 1,96 metro de largura, 1,86 metro de altura e 3,18 metros de distância entre-eixos. Sua altura mínima do solo é de 235 mm, ângulo de entrada de 29°, ângulo de saída de 27º e o tanque de combustível tem capacidade de 80 litros.

Quem preferir uma Titano com mais exclusividade pode dar um up grade no visual e nas tecnologias da picape, optando pela extensa lista de opções em acessórios originais da Mopar. Dentre os acessórios que vão garantir um apelo off-road estão extensor de caçamba, estribos laterais santo antonio, barra transversal de teto e caixa de caçamba.


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Dentre os acessórios voltados para as tecnologias capota marítima elétrica, estribo elétrico, carregador wireless com entrada USB C, chave de abertura da tampa da caçamba e vidros One Touch. No quesito design os acessórios disponíveis, dentre outros, estão alargador de para-lama, overbumper, barras transversais de teto, molduras laterais traseiras e das maçanetas.

A Titano já começa bem equipada pela versão Endurance contando com bloqueio de diferencial traseiro, controle de cruzeiro, Hill Hold Control (HHC), controle de tração (TC), porta-objetos embaixo dos bancos traseiros, luz de caçamba, assistente de reboque (TSC), Hill Descent Control (HDC), piloto automático, limitador de velocidade, ar-condicionado, conexão com celular para músicas e ligações, porta-luvas refrigerado, três entradas para USB, sendo duas frontais e uma traseira, volante multifuncional, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, dentre outros.


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A versão intermediária Volcano traz todos os equipamentos da Endurance e acrescenta central multimídia de 10” Touchscreen, compatível com Android Auto e Apple Car Playe com reconhecimento de voz, câmera 180º off-road, bancos em couro, sensor de estacionamento traseiro com câmera, volante multifuncional em couro, faróis de neblina, roda de liga leve aro 17” diamantadas, duas tomadas de 12V, sendo uma no console central e outra na caçamba, protetor de caçamba, capotas marítima e cluster digital colorido de 4,2”.

Por fim, a versão topo Ranch avaliada inclui a lista de equipamentos da Volcano e acrescenta câmera 360º off-road, bancos em couro com ajuste elétrico, alerta de saída de faixa, ar-condicionado Dual Zone, retrovisores com rebatimento automático, chave presencial com botão de partida, sensores de chuva e crepuscular, monitoramento de pressão dos pneus, sensor de estacionamento dianteiro, santo antonio cromado, navegação embarcada, estribos laterais estilo plataforma, rodas de liga leve de 18” diamantadas, Keyless Entry’GO, faróis e lanterrnas em Led, DRL em Led e quatro Speakers nas portas e dois tweeters na coluna A.


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Conclusão: A Titano não fica devendo nada na aparência e robustez, muito menos nos preços competitivos de cada versão. Contudo, precisa de outras razões que façam dela uma picape mais atraente e competitiva, como um motor mais potente e uma suspensão mais eficiente.

Ficha Técnica – Fiat Titano Ranch

Motor: 2.2 turbodiesel, longitudinal, 4 cilindros em linha, 2.179 cm3, 16V, injeção180 cv a 3.750 rpm, 40,8 kgfm a 2.000 rpm
Câmbio: automático, 6 marchas, tração 4×4
Suspensão: duplo A na dianteira e feiche de molas na traseira
Freios: disco ventilado na dianteira e tambor na traseira
Direção: hidráulica, 14 m (diâmetro de giro)
Pneus: 265/60 R18
Dimensões: 5,33 metros de comprimento; 1,96 metro de largura; 1,86 metro de altura; 3,18 metros de distância entre-eixos
Peso: 2.150 kg
Tanque: 870 litros
Volume da Caçamba: 1.109 litros
Capacidade de carga: 1.020 kg
Capacidade de reboque: 3.500 kg
Desempenho: 0 a 100 km/h, 12,4 s (Dado de fábrica)

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