A Ford Ranger Raptor é literalmente uma Ranger apenas no nome. A versão esportiva do modelo, que traz alta performance e capacidade para uso off-road severo no DNA, é tão diferente da irmã convencional que é produzida exclusivamente na Tailândia. De lá segue para todos os mercados ao redor do mundo. A Ford vislumbrou um nicho para um modelo esportivo de alto valor no segmento das picapes médias e trouxe a Raptor para o Brasil, onde é comercializada por R$ 466.500.
Não é por acaso que a Ford tem se dado bem no mercado brasileiro depois que virou importadora. Com a mudança, a marca segue importando da Argentina e foi na China, México e mais recentemente na Tailândia buscar os modelos que comercializa hoje no País. Destaque para a nova geração da Ranger, importada da vizinha argentina, que briga com a Toyota Hilux pelo primeiro lugar nas vendas entre as picapes médias.
A Ranger Raptor é um caso à parte e encontrou um espaço cativo no mercado, onde não há concorrente que possa representar ameaça. É uma picape média para poucos por conta do seu alto valor, mas é incrível na exclusividade do visual e acabamento, nos reforços da suspensão e chassis, no motor 3.0 V6 biturbo, a gasolina, de 397 cv de potência, e na força bruta com seus 59,5 kgfm de torque. As tecnologias de segurança que auxiliam numa condução mais segura estão amplamente presentes na picape.
Ralizeiros
Enfim, a Ranger Raptor, que estreou no Brasil no final do ano passado, traz todos os diferenciais que vão de encontro aos anseios dos consumidores de picapes com pegada esportiva e desenvoltura com as características dos veículos genuinamente ralizeiros. Na cidade, a Raptor roda como uma picape média convencional, sem deixar de ser uma Raptor. Na estrada, surpreende na aceleração e retomadas muito rápidas. Na terra, mostra toda a sua capacidade off-road.
Andamos na Ranger Raptor durante o seu lançamento, na pista de testes da Ford, em Tatuí (SP). Demos uma volta na terra, com os mais variados obstáculos à frente e utilizando todos os modos de condução ideais para cada tipo de piso. O piloto de testes da Ford foi de passageiros como orientador da pilotagem. Afinal, a Raptor não é simplesmente uma picape média. Depois, teve o teste bruto e fui como passageiro. O piloto assumiu o comando da Raptor e a história foi outra. A pilotagem extrema foi finalizada com a picape fazendo um voo na rampa.
Teste
Dirigimos novamente a Raptor, simplesmente a picape mais rápida e capaz do mercado, tanto na estrada como fora de estrada. Durante uma semana rodamos na picape esportiva por Goiânia e arredores. Divertida, a Ranger Raptor é realmente uma picape diferenciada. E como é! Literalmente, não dá para dizer que é uma Ranger ou ao menos parecida. Não fosse o nome estampado na tampa traseira não era possível ser reconhecida como uma Ranger. A Raptor chama a atenção a partir do seu visual diferenciado e na robustez.
Na matéria que fizemos do lançamento da Raptor a foto destaque foi a do voo que a picape fez no encerramento do teste. Não era uma ilusão de ótica e muito menos uma montagem que as tecnologias da informática proporcionam, diz a matéria em suas primeiras linhas. Era realmente a Ranger Raptor voando nas mãos do piloto de testes. Uma cena real da qual a Ford permitiu que cada jornalista automotivo presente no evento participasse por acreditar na atrevida picape de capacidade off-road.
Emoção
Dirigir a Ford Ranger Raptor faz a adrenalina subir. Não dá para disfarçar a emoção a bordo. O ronco esportivo do motor V6 mostra que a picape tem uma pegada diferente. E tem mesmo. A sensação é incrível. O consumo depende do peso do pé no acelerador. Na cidade, a Raptor fez 5,4 km/L e na estrada não passou dos 7,2 km/L, embora o consumo oficial aponte 8,5 km/L.
Desenvolvida pela Ford Performance, divisão de esportivos de alto desempenho da marca, a Raptor, derivada da Ranger convencional, foi inspirada nos modelos de competição do deserto. A importação do modelo, visando atender consumidores com gosto pela performance e diversão off-road, foi mais um acerto da Ford para atender o mercado brasileiro.
Off-road
Itens exclusivos fazem da Raptor imbatível na capacidade off-road como o chassi redesenhado, a nova suspensão com amortecedores de competição Fox e as rodas e pneus especiais. Sua capacidade de imersão de 850 mm também é a maior da categoria. A Raptor é uma Ranger, mas toda modificada para cumprir o seu propósito todo-terreno, aliado à alta performance.
A Ranger Raptor tem um design único, customizado para a esportividade e performance, com carroceria mais alta, mais larga e o nome Ford em destaque na grade dianteira. O cockpit exclusivo traz bancos inspirados em caças, com almofadas de pouso, apoio lateral para aguentar até 2g e o logo Raptor.
Motor e Transmissão
O motor apimentado da Raptor é associado à transmissão automática de dez velocidades com calibração exclusiva. O condutor tem paddle shifter e modo manual à disposição. A picape tailandesa conta com sete modos de condução, quatro modos de som do escapamento, diferencial dianteiro e traseiro blocante, ganchos de reboque e protetores inferiores. Conta também com painel digital de 12,4”, navegador off-road, iluminação 360°, multimídia SYNC 4 com tela de 12,4” e som da B&O.
Dentre os itens de tecnologias avançadas presentes na Raptor estão os exclusivos faróis LED Matrix, com foco variável e direcional, e um arsenal completo de segurança e assistência ao motorista. Na lista traz ainda controle de cruzeiro adaptativo com stop & go, frenagem autônoma com detecção de pedestres e ciclistas, assistentes de cruzamentos, de frenagem autônoma em marcha à ré, de manobras evasivas, de permanência e centralização em faixa, de estacionamento automático e frenagem pós-colisão.
Outras tercnologias
A Raptor conta ainda com monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego cruzado, reconhecimento de sinais de trânsito, farol alto automático, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e sete airbags. A picape tem porte atlético e linhas robustas e exclusivas. A Raptor revela à primeira vista que é um espécime de categoria superior, posicionada no topo da cadeia quando se trata de devorar trilhas.
Outras novidades, introduzidas mais recentemente na picape, são a preparação para reboque de série, aproveitando sua capacidade de tracionar até 2.240 kg. Além de engate, soquete de sete pinos para ligação elétrica e iluminação, incluindo ainda o assistente inteligente de manobras Pro Trailer.
O engate de reboque aumenta a versatilidade da Ranger Raptor para o transporte de equipamentos nas trilhas. O seu assistente inteligente de manobras Pro Trailer, acionado pelo seletor de tração, é o mesmo da F-150 e permite que até motoristas sem experiência manobrem o reboque com facilidade. A Ranger Raptor traz também como novidade o alerta de ocupantes traseiros. O sistema é ativado sempre que a ignição é desligada para evitar o esquecimento de crianças no veículo.
Cada elemento do seu design foi desenvolvido com um propósito, evidenciando a capacidade e a disposição para enfrentar qualquer obstáculo. Ela é maior do que a Ranger convencional , medindo 10 mm a mais no comprimento (5.360 mm), 193 mm a mais na largura (2.208 mm), 40 mm a mais na altura (1.926 mm) e 90 mm a mais na bitola (1.710 mm). A distância entre-eixos de 3.270 mm não muda em relação à Ranger normal.
Visual
Na frente, o destaque fica por conta da grade dianteira preta com o nome Ford estampado em letras grandes. Os para-choques de aço pretos se conectam com os alargadores dos para-lamas da mesma cor, na dianteira e na traseira. O protetor dianteiro inferior, na cor prata, traz embutidos dois ganchos de reboque, com um design exclusivo que facilita o acesso mesmo se um dos lados estiver obstruído por lama, água ou terreno irregular.
As caixas de roda têm altura elevada para abrigar o curso amplo da suspensão. As rodas de liga leve de 17” exclusivas, na cor preta, vêm com pneus 285/70 R17AT Continental Grabber, de perfil alto, com 33” de diâmetro para melhor performance off-road. A caçamba é equipada com protetor Flexbed, tomadas de 120 V e 12 V, pontos de ancoragem e tampas para a instalação de acessórios, exibindo a assinatura Raptor nas laterais e na traseira.
Interior
No interior, a Ranger Raptor exibe esportividade e sofisticação. O volante exclusivo traz um marcador central na cor laranja e borboletas para trocas de marcha de magnésio, além de botões de acesso rápido para ajuste da direção, do escapamento, dos amortecedores e do modo personalizado Raptor. O forro de teto e os acabamentos laterais são na cor preta.
Os bancos esportivos, revestidos em couro e suede preto com detalhes em laranja, são inspirados em aviões de combate. Eles têm estrutura de espuma preparada para absorção de impacto em “pousos” no terreno e formato de concha com excelente apoio lateral em velocidade. Os ajustes são elétricos em 10 níveis. A Ranger Raptor é disponível em cinco opções de cores que realçam a sua exclusividade: Laranja Saara, Azul Belize, Preto Astúrias, Branco Nevasca e Cinza Diamantina.
Força e resistência
Sua força e resistência ficam explicados no seu projeto de desenvolvimento e validação. Afinal, antes de ir para as ruas a picape enfrentou ambientes de teste mais severos, rodando no deserto em condições que equivalem a mais de 10 anos de uso do veículo. O modelo foi construído sobre um chassi exclusivo, projetado para suportar níveis ainda mais severos de impacto, com reforços estruturais laterais nas longarinas, nas torres dos conjuntos de mola-amortecedor e no suporte do estepe.
O seu desempenho na terra deve-se também à nova suspensão, com estrutura reforçada e o maior curso do segmento: 256 mm na dianteira (32% maior) e 290 mm na traseira (mais 18%). Ela é do tipo DoubleWishbone na dianteira, com braços de liga de alumínio, e Watts Link na traseira, com mola helicoidal.
Competição
Os amortecedores de competição Fox Live Valve Shocks 2.5 têm funcionamento ativo que se adapta às condições do terreno. Esse sistema inteligente utiliza um acelerômetro e sensores em cada canto da carroceria para medir múltiplas variáveis, 500 vezes por segundo, e ajustar individualmente o amortecimento de cada pistão, por meio de câmaras de compensação com controle eletrônico.
O conjunto tem modos de ajuste automático para salto (Jump Mode), enchendo e enrijecendo os pistões para absorver o impacto. Para máxima aceleração (Pedal Down) enrijece os pistões para dar mais estabilidade. Eles também podem ser ajustados pelo motorista nos modos Normal e Sport para estrada e no modo Baja para fora de estrada.
Exclusividade
Outra exclusividade da Ranger Raptor é o diferencial traseiro e dianteiro blocante, que pode ser acionado tanto por um botão físico no console como pelo navegador off-road na tela multimídia. Ele forma um eixo rígido para que as rodas girem ao mesmo tempo, evitando que a picape patine ou atole. Sua capacidade de imersão, de 850 mm, é a maior da categoria. O alternador, a entrada de ar e os componentes elétricos são protegidos contra a entrada de água e estão em posição elevada e isolados.
A carroceria da Ranger Raptor foi otimizada para superar obstáculos, com ângulo de entrada de 32°, ângulo de saída de 27°, ângulo de transposição de rampa de 24° e vão livre do solo de 272 mm. A picape bruta chega ao mercado com capacidade de aclive máximo de 45° e inclinação máxima lateral de 35°. Os protetores inferiores de alta resistência, feitos com chapas de aço de 2,3 mm, resguardam os componentes vitais da picape, como direção, cárter, transmissão e tanque de combustível.
Potência e Torque
O motor da Raptor é o exclusivo Nano 3.0 L V6 biturbo GTDI, com potência de 397 cv, a 5.650 rpm, e torque de 59,45 kgfm, 3.500 rpm. Ele tem bloco de liga de ferro-grafite, cabeçote de alumínio, mancais e rolamentos com tecnologia de baixa fricção e turbo com controle eletrônico das válvulas de alívio para redução do efeito lag. Com aceleração de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos, ele faz da Ranger Raptor a picape mais rápida do Brasil em qualquer tipo de piso.
A transmissão automática de dez velocidades, com conversor de torque, conta com relações e calibrações exclusivas de alta performance, desenvolvidas especialmente para a linha Raptor. Ela privilegia o torque, principalmente na curva de aceleração das três primeiras marchas, e conta com a opção de trocas manuais no volante (paddle shift), sequenciais ou com a função “skip shift”, que permite pular marchas tanto na aceleração como na redução.
Modos de condução
O piloto automático off-road é um recurso que permite o controle preciso da tração nas subidas e descidas em terrenos irregulares, em velocidades de até 32 km/h. O motorista pode selecionar sete modos de condução: Normal, Escorregadio, Lama/Terra, Areia, Esportivo, Rock Crawl e Baja. Cada modo traz ajustes específicos do motor, transmissão, freios, ABS, tração, direção, suspensão e escapamento, alterando também o grafismo do painel de instrumentos.
O sistema ativo de controle eletrônico de som do escapamento permite a configuração em quatro modos: Silencioso, com ruído baixo, “bom vizinho”; Normal, com nível padrão; Esporte, com ruído mais intenso em altas rotações; e Baja, com ruído intenso e agressivo para uso somente em competição.
Direção
A direção também oferece quatro modos de ajuste, que podem ser selecionados a qualquer momento: Conforto, com baixa resistência; Normal, com resistência balanceada para o dia a dia; Esporte, com maior resistência para priorizar a performance; e Off-Road, com resistência esportiva e respostas mais rápidas.
A Ranger Raptor traz também outras tecnologias inovadoras que contribuem para refinar o seu excepcional desempenho. Entre elas, estão os exclusivos faróis inteligentes LED Matrix, que modificam o foco, direção e alcance da luz para garantir melhor visibilidade e segurança em cada situação. Além de ajuste de foco conforme a velocidade e iluminação dinâmica em curvas, os faróis Matrix possuem a função antiofuscamento, capaz de detectar veículos e motos a 800 metros de distância, e facho adicional em cruzamentos.
Navegador off-road
O navegador off-road é um recurso que reúne várias funcionalidades de acordo com o modo de condução selecionado, com comandos na tela multimídia e no console. Ele aciona a câmera frontal com projeção do trajeto, o bloqueio do diferencial traseiro e dianteiro, o sensor de estacionamento dianteiro, o piloto automático off-road e exibe as inclinações do veículo e do volante.
O painel de instrumentos digital de 12,4”, de alta resolução, foi desenvolvido especialmente para a Raptor com medidores e gráficos exclusivos, incluindo indicador de troca de marcha. A central multimídia SYNC 4, com tela de 12,4”, dispõe de conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay e sistema de navegação. Há também carregador sem fio, entradas USB-A e USB-C e tomada de 120 V.
Sistema de som
O sistema de som da B&O, com oito alto-falantes, é de ótima qualidade. A iluminação 360° é muito útil à noite em ambientes fora de estrada, cobrindo todo o perímetro do veículo. A Ranger Raptor traz também seis comandos no teto e circuitos espalhados em todo o veículo que podem ser usados para a instalação de acessórios customizados.
Ficha técnica: Ford Ranger Raptor
Motor: dianteiro, longitudinal, 6 cilindros em V, 24 válvulas, 2.956 cm3, duplo comando com variador de fase e de abertura, injeção direta, biturbo, gasolina
Potência e Torque: 397 cv a 5.650 rpm / 59,5 kgfm a 3.500 rpm
Transmissão: automática de 10 marchas; tração 4x4 com reduzida e opção automática
Suspensão: independente de braço duplo na dianteira e traseira eixo rígido com molas helicoidais; rodas de 17" com pneus 285/70
Dimensões: Comprimento (5.381 metros), Largura (2.028 metros), Altura (1.922 metro) e Entre-eixos (3.270 metros) Peso: 2.415 em ordem de marcha
Capacidade de carga: 715 kg
Caçamba: 1.250 litros
Tanque: 82 litros