Os carros chamados de populares
estão cada vez mais distantes dos consumidores. Não é de agora o quadro de
distanciamento de quem compra um carro de entrada das concessionárias. Impostos
fora da linha e a busca dos fabricantes por lucros tornaram o “carro popular”
objeto de compra quase que impossível. Não é de agora essa realidade no Brasil.
As opções dos modelos de entrada são as mais variadas, mas com preços a partir de 70 mil. É muita grana para a classe média, que tem que rebolar para dar conta de outros compromissos que a vida impõe. Nem precisa enumerar por se tratar de compromissos do dia a dia.
No caminho da acessibilidade ao
carro popular, nascido para atender consumidores com pouco ou quase nada de
dinheiro, criou-se uma barreira com muitos obstáculos. Fiat Mobi, Renault Kwid
e Volkswagen up! –este já fora de linha
- são exemplos clássicos de modelos desenvolvidos para serem em acessíveis às
famílias de poder aquisitivo menor. Num certo momento até foram. Os modelos
compactos da Fiat e Renault já custam hoje acima dos R$ 70 mil.
Modelos populares
Na lista dos tradicionais populares
citados acima poderia incluir também o Citroen C3. Acontece que modelo, assim
como o Peugeot 208, era tão inexpressivo em venda que possivelmente nem seria
lembrado se não tivesse sido mencionado no rol dos então carros de entrada, os
chamados populares.
Mas é exatamente do Citroen C3
que vamos falar, de forma bem específica, na matéria. Dos ditos mais
acessíveis, já que não existem mais os verdadeiramente alcançáveis pelos menos
favorecidos de grana, o francês hoje nas mãos do Grupo Stellantis, dona também
das marcas Fiat, Jeep, Ram, Dodge e Peugeot, entra em cena para brigar com
força no segmento.
O Citroen C3 não era páreo para
Mobi, Kwid e o então concorrente VW up! Muito menos para o Volkswagen Gol, hoje
também já fora de linha. Quando não estava ainda sobre o controle da
Stellantis, o C3 tinha pouquíssima representatividade no mercado brasileiro.
Sua compra era apontada como um “casamento” e na hora da venda a depreciação do
carro fazia o dono chorar de raiva.
Renascimento do modelo
Hoje, com sua nova geração
lançada pela marca, através da Sellantis, o C3 renasceu e entra definitivamente
na disputa com os menores em tamanho, mas salgados no preço. Em todo o caso, o
compacto C3, agora com nova postura e atitude, começa a conquistar a confiança e
credibilidade do público consumidor do segmento de entrada.
Fiat Mobi e Renault Kwid já não
estão mais sozinhos, disputando o mercado no segmento. O C3 entrou na briga e
aponta até para o Chevrolet Onix e Hyundai HB20 como adversários. Olha só como
o modelo da Renault, depois de renovado e com novo dono da marca, ficou
atrevido.
Por que não mencionei
anteriormente o Volkswagen Polo Track como um dos populares que estão mais
próximos dos consumidores? Simples! O modelo acabou de ser lançado como
substituto do lendário Gol e passa a integrar o segmento. O Polo Track tem
difícil missão de ocupar o espaço do Gol e concorre na mesma faixa de preços
dos modelos da Fiat, Renault, Peugeot e do próprio C3.
Teste
O novo Citroen C3, lançado no ano passado, começa a escrever uma nova história. O modelo traz a versão de entrada Live 1.0, destinada a frotistas. Mais acima encontra a versão Feel 1.0, manual, cedida ao DMAutos para teste, em sua configuração mais completa, incluindo os opcionais. A versão custa R$ 83.990. O C3 2023 ganhou um novo visual com sua nova geração, dando um salto em qualidade. Na sua nova aparência manteve suas características marcantes de DNA, como a grade dianteira.
O Citroen C3 Feel 1.0, manual,
avaliado custa R$ 80 mil, sem os opcionais. É um preço bem salgado, mas não é
diferente dos concorrentes mais tradicionais. O modelo ao menos melhorou em
muito na aparência e ganhou novos itens que oferecem um pouco mais de
comodidade a bordo na versão Feel.
Dentre as novidades passou a
oferecer multimídia com tela de 10" com espelhamento sem fios (Apple
CarPlay e Android Auto) e comandos no volante, luzes diurnas em LEDs, rodas de
liga-leve de 15", retrovisores e todos os vidros elétricos e outros itens.
O texto traz lá embaixo todas as versões da linha 2023 do Citroen C3, bem como
seus equipamentos de série e opcionais.
Lugar ao sol
Bonito fora e por dentro, o novo C3 busca um lugar ao sol no mercado. Internamente, o desenho do painel transmite modernidade, mas o acabamento é em plástico rígido. O painel ganhou uma peça na cor azul e apliques em prata nas saídas de ar, volante, comandos do ar-condicionado e também nas maçanetas das portas. Os bancos, em tecido, são bem confortáveis.
No quesito segurança, dois
airbags a mais - só traz os dois obrigatórios – fariam muita diferença.
Economia parece ter sido mesmo a palavra de ordem, embora gastos foram
inevitáveis em razão do conjunto de mudanças feitas no novo modelo.
A chave de partida é, digamos, é dos tempos
antigos. Uma única peça com lâmina exposta quando poderia ser no estilo
canivete para dar um pouco mais de charme. Menos mal que é possível travar e
destravar as portas com acionamento de botões. Não seria nada ruim
disponibilizar para o C3 a mesma chave canivete do C4 Cactus, seu irmão mais
rico.
Citroen C3 Feel
No C3 Feel cedido pela Citroen para o teste, o painel de instrumentos deixa a desejar. É todo digital, mas simples ao extremo. A peça destaca os marcadores de combustível e temperatura do motor, indicador de trocas de marchas e o computador de bordo, que é acionado por um botão no próprio painel para mudar as informações.
A fabricante abusou nas economias
para o lançar o novo C3, como nos nada ergonômicos comandos dos vidros
elétricos traseiros no console central. Já era assim no primeiro C3.
O novo Citroen C3 utiliza a plataforma
CMP, a mesma de outros modelos da Stellantis. Trata-se de uma plataforma
compacta moderna, já pronta para a eletrificação. Ela usa materiais como aços
de alta e ultra resistência e formados a quente, importante para a segurança e
estrutura rígida que atua em conforto, isolamento e qualidade de construção.
O C3 mede 3.981 mm de
comprimento. É maior do que o Kwid, que mede 3.680 mm, e menor do que
o Hyundai HB20, com seus 4.015 mm. Curiosamente, é 10 mm maior do que o HB20
(2.540 mm) no entre-eixos e menor que os 2.551 mm de um Chevrolet Onix.
Espaço interno
As dimensões do Citroen C3 2023 garantem ao modelo um bom espaço interno, o que é favorecido também pela altura de 1.586 mm (com a barra no teto, a medida é de 1.604 mm, o que não influencia em nada no espaço interno). Na largura, o modelo francês mede 1.733 mm. O que fica bem claro é que o espaço interno do C3 recebeu o mesmo tratamento da expertise aplicada no Fiat Uno, ou seja, ser pequeno por fora no significa que não possa ter bom espaço no interior.
Com porta-malas devendo mais em
capacidade – são apenas 316 litros -, mas c om bom espaço para os ocupantes, o
Citroen C3 2023 é um hatchback que atende bem pequenas famílias no uso urbano e
em viagens, mesmo que mais longas. Tem posição de dirigir mais alta e a direção
elétrica é bastante confortável. A regulagem da coluna de direção, somente de
altura, exige um pouco de paciência para encontrar a posição ideal. Mesmo na
posição mais baixa, o banco do motorista, ainda sim, é mais elevado.
O Citroen C3 2023 pegou empresado
da Fiat o motor 1.0 Firefly, de três cilindros e seis válvulas (duas por cilindros).
Já com ajustes para o Proconve L7, este propulsor chega aos 71 cv e 10 kgfm
(com gasolina) e 75 cv e 10,7 kgfm (com etanol), combinando com o câmbio manual
de cinco marchas. O torque em baixas rotações é ideal para o uso urbano, onde o
hatch com jeito de SUV se comporta de forma ágil no trânsito, com trocas de
marchas são feitas em baixas rotações.
Consumo
Rodando na cidade, com bom desempenho, o C3 avaliado registrou consumo urbano de 12,8 km/litro, com gasolina no tanque. Pegamos a estrada para conhecer melhor o modelo em seu novo momento de mercado. Com o pé mais cheio no acelerador, o C3 surpreendeu no rendimento e muito mais no consumo de 16,7km/litro.
O motor 1.0 de três cilindros
respondeu bem às acelerações, mas grita um pouco até alcançar seu ponto de respirar
melhor com a sequência de troca de marchas. Uma sexta marcha daria mais
conforto e a economia certamente seria maior. O certo é que o Citroen C3, agora
com seu modelo 2023, deixou de ser um mero e inexpressivo figurante o mercado para
se apresentar capaz de brigar a altura com seus concorrentes.
Citroen C3 2023: Versões e equipamentos
Citroën C3 Live 1.0 MT
Airbags duplos
Controle de estabilidade
Controle de tração
Assistente de partida em rampa - Hill Holder
Monitoramento de pressão dos pneus
Ar-condicionado
Direção elétrica
Vidros dianteiros elétricos
Travas elétricas
Indicador de trocas de marcha
Rodas de 15” com calotas
Luzes de condução diurna
Opcionais:
Pintura Metálica
Protection Pack (Frisos laterais e protetor de cárter)
Citroën C3 Live Pack 1.0 MT
Todos os equipamentos da Live +:
Citroën Connect 10” com Android Auto e Apple Carplay sem fio
Conector USB dianteiro
Volante com comandos do sistema de som e bluetooth
Chave com telecomando
Banco dianteiro com ajuste de altura
Limpador e desembaçador elétrico traseiro
Opcionais:
Pintura Metálica
Protection Pack (Frisos laterais e protetor de cárter)
Citroën C3 Feel 1.0 MT
Todos os equipamentos da Live Pack +:Vidros traseiros elétricos
Alarme Perimétrico
Conectores USB traseiros (x2)
Luzes diurnas de leds
Rodas de liga-leve de 15”
Painel interno com faixa azul metálica
Barras longitudinais no teto
Volante com ajuste de altura
Chevron cromado
Maçanetas na cor da carroceria
Opcionais:
Pintura Metálica
Teto bitom
Comfort Pack (sensor e câmera de ré)
Protection Pack (Frisos laterais e protetor de cárter)
Citroën C3 Feel 1.6 16V MT
Itens de série:
Todos os equipamentos da Feel 1.0 +: Motor 1.6 16V de até
120 cv
Opcionais:
Pintura Metálica
Teto bitom
Comfort Pack (sensor e câmera de ré)
Protection Pack (Frisos laterais e protetor de cárter)
Citroën C3 Feel Pack 1.6 16V Automático
Todos os equipamentos da Feel 1.6+:
Câmbio automático de seis marchas com opção de trocas sequenciais
Modo Eco
Rodas de liga-leve de 15” diamantadas
Câmera de ré
Volante revestido com couro
Opcionais:
Pintura Metálica
Teto bitom
Comfort Pack (sensor e câmera de ré)
Protection Pack (Frisos laterais e protetor de cárter)
Citroën C3 1.0 First Edition MT
Itens de série:
Todos os equipamentos da Feel 1.0+:
Faróis de neblina
Pintura bitom
Barras de teto na cor Alu Shadow
Airbumps laterais
Moldura embelezadora do farol de neblina
Tapetes exclusivos
Badges “First Edition” nas laterais e tampa do porta-malas
Citroën C3 1.6 16V Automático First Edition
Todos os equipamentos da Feel Pack+:
Pintura bitom
Barras de teto na cor Alu Shadow
Airbumps laterais
Moldura embelezadora do farol de neblina
Tapetes exclusivos
Badges “First Edition” nas laterais e tampa do porta-malas
Ficha técnica: Citroën C3 1.0
Motor:
dianteiro, transversal, três cilindros, 6 válvulas, 999 cm3, comando
simples variável, flex
Potência e Torque: 71 (G) e 75
(E) cv a 6.000 rpm; 10 a 4.250 rpm/10 kgfm (G) a 4.250 rpm e 10,7 kgfm (E) a 3.250 rpm
Tansmissão: manual de 5 marchas; tração dianteira
Suspensão: independente McPherson dianteira e eixo de torção na
traseira; rodas de 15" com pneus 195/60 R15
Dimensões: Comprimento (3.981 metros), Largura (1.733 metro), Altura
(1.586 metro e 1.604 com a barra no teto) e entre-eixos (2.540 metros)
Peso: 1.056 kg em ordem de marcha
Tanque: 47 litros;
Porta-malas: 316 litros
Aceleração: 0 a 60 km/h: 6,5 s; 0 a 80 km/h: 10,7 s; 0 a 100 km/h: 16,2
s
Retormada: 40 a 100 km/h (em 3a): 15,1 s; 80 a 120 km/h (em 4a): 21,5 s
Consumo do teste: cidade: 12,8 km/litro; estrada: 16,7 km/litro (gasolina)