A Fenatran 2024, o 24º Salão Internacional do Transporte de Carga, foi palco de um marco histórico para a Scania, com venda do primeiro caminhão elétrico cavalo mecânico 30 G 4x2 para a empresa Reiter Log. O modelo, projetado para atender às demandas de mercado na busca por soluções mais sustentáveis e eficientes, é ideal para curtas distâncias de até 200 Km em operações hub to hub e distribuição, oferecendo zero emissão de CO2 e baixo custo operacional. No total, a Scania vendeu mais de 2 mil caminhões na Fenatran.
“Comprovamos com esta venda para a Reiter Log que a Scania está fazendo uma Fenatran histórica. O ano de 2024 vem sendo muito especial com recordes de vendas de caminhões. O elétrico chegou para oferecermos o portfólio mais completo do mercado em matrizes alternativas ao diesel”, afirma Simone Montagna, presidente e CEO da Scania Operações Comerciais Brasil.
“A Reiter Log é o nosso maior cliente de produtos sustentáveis no Brasil, com uma frota a gás que supera as 200 unidades e agora entra para a nossa história comprando nosso primeiro elétrico cavalo mecânico. Tivemos outro momento de grandes negociações com a Reiter que fechou 100 caminhões aqui na Fenatran sendo 40 do modelo G 460 a gás e outros 60 dentre Super e Plus”, assinalou Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil.
Além do caminhão elétrico 30 G 4x2, todos os outros caminhões expostos no estande da fabricante sueca foram comercializados ao longo dos cinco dias de evento. O novo P 280 6x4 XT (7 litros) – ‘Light Construction’ – para a construção civil, foi vendido para a MS Terraplenagem; a edição comercial Performance G-Line 370, de 370cv, foi adquirida pela Araki Transportes. Já o modelo RH 540 6X4 Plus foi vendido para a Transportes Borges; RH 450 6x2 Plus foi adquirido pela BSA Log Transportes; o GH 460 6X2 (gás comprimido e/ou biometano), de 650km de autonomia, foi negociado para a Bravo Serviços Logísticos; o 500 RH 6X4 Super B100 (100% biodiesel) foi negociado para a Sekalog; o 460 RH 6X2 Super foi vendido para a Jomed Transportes; 560 RH 6X4 Super foi adquirido pela JN Transportes; P 320 8X2 foi vendido para a Casa do Adubo; o semipesado de 7 litros e 280cv foi comercializado para a Elite Garcense Transportes e o 770 S 6X2 V8, Edição Especial ‘The Legend’ foi a aquisição realizada pelo cliente Pedra Brilhante.
Da linha off-road, o R 560 6X4 XT (madeireiro) foi vendido para a W Ávila Transportes; e os modelos G 560 8X4 XT (mineração) e o P 360 6X4 XT foram comercializados para o cliente Terrabel TSL.
“Nesta edição do evento, também estamos celebrando duas marcas importantes: 80 mil caminhões da Nova Geração emplacados desde o início das entregas, em 2019; e 20 mil unidades da gama Super registradas, em apenas dois anos de mercado. O nosso resultado no ano, de janeiro a outubro, com quase 15.500 emplacamentos e os crescimentos em participação, acima de 16t e nos pesados, comprova o ano histórico de 2024 para a marca”, salienta Nucci.
Outro sucesso de vendas no estande foi a edição comercial Performance G-Line 370, de 370cv, que teve sua estreia na feira e vendeu quase 300 unidades.
Truck of the Year Latin America
Durante a Fenatran, a Scania recebeu o troféu Truck of the Year Latin America 2025 com o caminhão Scania R, vocacionado para o transporte rodoviário pesado. Esta é a segunda edição da versão latino-americana do International Truck of the Year (IToY). Coordenada pelo jornalista Marcos Villela, membro representante do Brasil no IToY, a premiação foi composta por um júri de 20 jornalistas e editores de imprensa de veículos comerciais, representando 20 publicações dos mercados mais importantes da América Latina, que avaliaram as inovações tecnológicas em eficiência energética, segurança e conforto para os motoristas aplicadas aos caminhões nos últimos 12 meses.
A premiação aconteceu no estande da empresa e foi entregue a Christian Levin, CEO mundial da Scania e do TRATON Group, Christopher Podgorski, presidente e CEO da Scania Latin America, e Simone Montagna, presidente e CEO da Scania Operações Comerciais Brasil. Os executivos receberam o troféu das mãos de Josué Araújo, diretor de Tecnologia e Inovação da Noma do Brasil, empresa apoiadora.