A Scania anuncia o P 280 6x4 XT Light Construction, de 7 litros, como seu mais novo veículo na faixa de entrada no segmento off-road. O novo caminhão é vocacionado, principalmente, para atender as aplicações mais leves do setor da construção civil no trabalho como caçamba de 14 metros cúbicos, munck, caçamba roll-on e roll-out (o chamado sistema hidráulico ‘tipo gancho’) e bomba de concreto. Seu PBT técnico de 28,5 toneladas é o maior da categoria e sua capacidade máxima de tração (CMT) chega a 150t.
“Estamos completando o portfólio off-road e vamos buscar uma faixa em que as vendas podem chegar, dependendo do período, a até cerca de 10 mil unidades anuais. Trata-se de um mercado que consome caminhões com implementos basculante, betoneira e que circulam nas cidades ou mesmo no suporte às aplicações fora de estrada mais amplas”, diz Luciano Piccirillo, gerente de Vendas de Soluções Off-Road da Scania Operações Comerciais Brasil.
O P 280 6x4 XT é um caminhão que pode ir além da construção civil, sendo utilizado também como veículo de apoio, comboio e lubrificante dentro das operações de cana, madeira e mineração. Internamente batizado de ‘Light Construction’, o P 280 XT foi especialmente projetado pela Scania para oferecer robustez, produtividade e eficiência. Seu propulsor tem 7 litros, 280 cavalos de potência e desenvolve um torque de 1.200Nm, o maior da categoria”, diz Arita.
O chassi reforçado com longarinas duplas assegura a robustez necessária ao novo caminhão XT até para operações mais pesadas, se necessárias, nos canteiros de obras. O Scania P 280 6x4 XT, com sua capacidade de 28,5 toneladas de peso bruto total (PBT) técnico, é o maior da categoria de entrada dentre os concorrentes. Essa capacidade de peso é distribuída por um boogie traseiro de 21 toneladas e no eixo dianteiro de 7,5 toneladas.
A suspensão a mola – tanto na dianteira (3 (três lâminas) x 29mm) quanto na traseira (parabólicas de 4x 41mm) –, e o eixo RBP835, com redutor dos cubos e, amplamente utilizado em aplicações fora de estrada, principalmente em cana e madeira, garantem superior durabilidade e desempenho mais eficiente.
O caminhão P 280 6x4 XT traz as vantagens da cabine P, da nova geração Scania, e o pacote XT, que proporciona maior robustez para operações off-road. Integram os benefícios ao cliente grades no farol, retrovisores reforçados e um para-choque de aço de 180mm, que aguenta mais choques e batidas, e melhora os ângulos de ataque e de saída conforme se aumenta a altura da suspensão devido ao chassi ser mais elevado para o trabalho em terrenos irregulares.
A caixa de transmissão é a G25, a mesma utilizada no modelo 460 R Super, de 14 marchas automatizadas, sendo uma Overdrive e uma super reduzida com relação de 20.8:1; ideal para situações extremas como borrachões (terrenos instáveis e arenosos que tendem a “frear” mais as rodas do caminhão) e atoleiros. Um fator que aumenta a eficiência nesses tipos de terrenos. O P 280 6x4 XT Light Construction será uma das atrações da Scania na Fenatran 2024, mais feira do transporte da América Latina, que acontecerá entre o dias 4 e 8 de novembro, no São Paulo Expo, em São Paulo.