Seis novos caminhões pesados e semipesados serão as novidades da Scania na Fenatran 2024. que será realizada de 4 a 8 de novembro no São Paulo Expo, em São Paulo. Dentre os modelos previamente apresentados estão confirmados os lançamentos do caminhão 100% elétrico 30 G 4x2, o primeiro da marca no mercado, além do P 280 6x4 XT (‘Light Construction’), do semipesado P 280 6x2 (7 litros), 460 R 6x2 Super, do 500 RH 6x4 Super B100 100% biodiesel e do G 460 6x2 movido a gás/biometano.
Dentre as novidades, a marca anuncia a incorporação de mais itens de série na linha rodoviária. Passam a integrar a lista de itens de série o exclusivo airbag lateral de cortina, airbag frontal, geladeira e gaveteiro, volante com controle de multimídia e detalhes cromados, compartimentos externos dos dois lados da cabine ao lado das portas e farol de milha no teto da cabine.
No quesito segurança, os destaques são para os airbags, sendo que o frontal está integrado ao volante. O exclusivo airbag lateral de cortina é crucial em casos de tombamento, pois foi projetado para proteger a cabeça do motorista em caso de forte impacto.
Para o conforto interno do motorista, a sueca Scania incluiu uma geladeira e um gaveteiro, o que propicia um ambiente ainda mais agradável na experiência de direção a bordo de um Scania. A área externa dos caminhões recebeu o farol de milha no teto para proporcionar maior segurança, principalmente, nas operações noturnas.
Os outros itens adicionados são os compartimentos externos em ambos os lados do caminhão, tanto para o motorista quanto para o passageiro, que podem ser utilizados para o transporte de objetos pessoais ou ferramentas.
Os caminhões semipesados Scania equipados com a cabine P, já consolidados na configuração 8x2, contam agora com novas configurações nas trações 4x2 e 6x2. Equipado com motor de 7 litros, 6 cilindros em linha, tem duas potências: 250 cv com torque de 1.100Nm (4x2) e 280 cvcom torque de 1.200Nm (4x2 e 6x2). São modelos que oferecem os maiores torques da categoria.
Ideal para operações urbana e regional, a cabine P tem boa visibilidade e dirigibilidade e inclui quatro pontos de suspensão de série, trazendo itens da linha rodoviária para um caminhão semipesado.
A transmissão G25 automatizada com 14 marchas, incluindo uma marcha Overdrive, permite aproveitar melhor a inércia, resultando em economia de combustível. A Scania é a única no mercado a oferecer essa funcionalidade com a caixa de transmissão G25.
O modelo P 280 6x2 conta com suspensão a ar na traseira, permitindo ajustar a altura do baú em relação à doca para facilitar o carregamento e descarregamento de mercadorias. Além disso, a fabricante sueca reduziu o peso da tara do caminhão em 600 quilos, desta forma foi possível aumentar a capacidade de carga em aproximadamente 7%.
Sustentabilidade
Com foco na liderança da transição para um sistema de transporte mais sustentável, a Scania reafirma seu compromisso com a linha Super movida a 100% de biodiesel puro (B100). São duas configurações: a de 500 cavalos com 2.650Nm para o modelo 6x4, recomendado para composições de nove eixos, rodotrem e bitrem, e a de 460 cavalos com 2.500Nm para o modelo 6x2. A redução chega a até 77% nas emissões de CO2, do poço à roda. Na Fenatran, o modelo B 100 exposto será o 500 RH 6x4 Super.
Os motores foram desenvolvidos e homologados para operar com biodiesel e todo o sistema, incluindo vedações e elastômeros, foi redesenhado para garantir compatibilidade e durabilidade. Além disso, o sistema de pós-tratamento foi ajustado para atender os níveis de emissões exigidos para o uso de biodiesel.
Ao adicionar as duas novas potências de 460 cv e 420 cv, a Scania passa a atender ainda mais demandas dentro e fora de estrada, criar nichos ainda não explorados por caminhões a gás no Brasil e ampliar o leque de negócios. Os modelos a gás que serão apresentados na Fenatran poderão ser configurados nas trações 4x2, 6x2 e o 460 também na estreante 6x4.
Na configuração 4x2 seguem as aplicações mais tradicionais do transporte. Já na 6x2 há possibilidade de transferir cargas com capacidade para 30 pallets e levar carretas quatro eixos. O GH 460 cv a gás chama muito a atenção pelos dois novos cilindros de gás, desta vez atrás da cabine, chamados de “conceito mochilão”. Além dos oito cilindros laterais tradicionais, foi ampliada a autonomia justamente com mais dois. Assim, poderão percorrer até 650km.
O GH 460 tem cabine alta Highline e pode ser configurado nas versões 4x2, 6x2 e 6x4. O motor de 13 litros desenvolve torque de 2.300Nm (1.000 @ 1.300 rpm). O entre-eixos é reduzido a 3.600mm, que permite o acoplamento a semirreboques de até 15,40m, costumeiramente chamados de “carretas 30-pallets”, além de aumento na capacidade de gás para até 300 metros cúbicos. Ele faz parte da gama X-gas.