A Scania lança sua nova e mais esperada linha de caminhões rodoviários do ano. Apresentados no final de 2021 na Europa, os novos Scania Super começarão ser vendidos no Brasil a partir da Fenatran 2022, que será realizada de 7 a 11 de novembro, no São Paulo Expo (SP).
A linha dos pesados Super, que promete economia de combustível de até 8%, chega ao mercado com novos motores e transmissão e eixos traseiros mais resistentes. As entregas vão começar a partir de fevereiro de 2023 e os preços serão anunciados na Fenatran, onde estaremos fazendo toda a cobertura do evento para o DMAutos.
A convite da fabricante, já andamos no Scania Super que está chegando para revolucionar o mercado de transportes rodoviários. Uma direção surpreendente pela comodidade e conforto de um carro de passeio, associado à força bruta dos seus propulsores. A novidade é a mais recente aposta da fabricante sueca para alcançar metas de descarbonização.
Proconve P8
A partir de 1.º de janeiro de 2023 as fabricantes de
veículos comerciais precisam se adequar aos requisitos obrigatórios de metas de
controle de emissões da fase P8 do Programa de Controle da Poluição do Ar por
Veículos Automotores (Proconve), ou equivalente à lei europeia Euro 6.
“Estamos continuando a evolução para manter a liderança na transição a um sistema de transporte mais sustentável. O Scania Super chega com motores P8/Euro 6 de uma plataforma ainda mais moderna – proporciona até 8% de economia –, tem potências próprias e um exclusivo e novíssimo trem de força”, explica Silvio Munhoz, diretor-geral das Operações Comerciais da Scania no Brasil.
Para atender aos requisitos do Proconve P8, a Scania não
precisou lançar uma nova cabine. Isto pelo fato de a nova geração de caminhões ter
sido lançada no Brasil em 2018, com início de entregas a partir de fevereiro de
2019.
Vale lembrar que desde a chegada da nova geração, a Scania vem numa jornada muito forte de eficiência energética e evolução com até 20% de economia de combustível sobre a gama anterior – a famosa Séries P, G e R. Ela é fortalecida pelo lançamento do Acelerador Inteligente e do Acticruise. Agora ainda mais eficiente, com os 8% superior à gama Euro 5.
Identificação Super
A identificação da marca Super na cabine estará nas laterais
das portas e na parte superior da grade dianteira, abaixo do nome Scania, em um
destaque elegante com uma grafia moderna e imponente. O cliente ainda poderá
adicionar um adesivo, opcional, no topo da cabine entre os faróis
superiores.
A gama Super chega ao mercado alinhada aos padrões Proconve
P8/Euro 6 com o maior torque do mercado para motores de 13 litros. “Estamos
falando do mais puro ganho de eficiência energética ao oferecer alto torque em
rotações mais baixas e para obter maior economia de combustível. Os torques
variam entre 2.300 e 2.800Nm”, explica Ivanovik Marx, engenheiro de Oferta de
Soluções da Scania no Brasil.
Os motores Super disponíveis são de quatro potências (420,
460, 500, 560cv), que desenvolvem, respectivamente, torques de 2.300Nm,
2.500Nm, 2.650Nm e 2.800Nm. O ganho prático dos três primeiros modelos foi de
150Nm em relação à geração atual e de 100Nm na versão de 560cv. Por falar nele,
o modelo R 560 Super de 2.800Nm será o pesado de motor 13 litros de maior
torque da categoria.
Um comparativo feito pela engenharia da fabricante entre os torques do atual pesado de 13 litros Euro 5 mais potente da Scania, o R 540 (2.700Nm), com o R 560 Super, mostra a evolução contundente na categoria. O R 560 Super passa a proporcionar uma faixa plana de torque maior numa rotação mais baixa, o que vai elevar ainda mais a economia de combustível.
O propulsor Super traz muitas novidades. Dentre elas, o aumento da pressão de pico no cilindro para 250bar, duplo comando de válvulas no cabeçote, fricção reduzida dos componentes internos e melhorias da lubrificação, refrigeração e da eficiência do turbo compressor.
Scania Super
A gama Scania Super ainda dispõe, de série para todas as
versões, do freio de cabeçote CRB (do inglês Compression Release Brake), que
garante melhor desempenho de frenagem auxiliar do propulsor (capacidade de
350Kw) e não necessita de manutenção. O freio hidráulico auxiliar Scania
Retarder permanece opcional e juntos podem chegar a 850Kw de potência de
frenagem.
O motor Super oferece desempenho superior em relação aos atuais
da marca, principalmente, devido ao comando duplo no cabeçote e ao Scania Twin
SCR, um sistema de injeção dupla de AdBlue (Arla 32), que ajuda a aumentar a
eficiência do processo de pós-tratamento”. “Todas estas mudanças foram
preponderantes para atingir a economia de até 8% sobre a geração atual de
motores Euro 5 da marca,” acentuou Ivanovik Marx
Outro grande benefício do Scania Super está na introdução de série da nova unidade de otimização do tanque de combustível. O recurso, exclusivo da Scania para estes modelos, foi chamado de FOU (Fuel Optimization Unit), e funciona como um tanque de captura capaz de garantir a utilização máxima do combustível.
“Passamos de 87% para 97% de diesel utilizável em nossos
tanques, o que significa um ganho de carga útil transportada ou o alcance
estendido a depender do que for priorizado em sua aplicação”, pontua Marx.
A gama Scania Super também será equipada com as novas caixas de transmissão automatizada Opticruise de nova geração. Os modelos Super 420cv e 460cv levarão a caixa de câmbio G 25. Já as versões de 500cv e 560cv terão a G 33.
Interior da cabine
O conforto das cabines da nova geração de caminhões Scania,
rodando pelas estradas brasileiras desde 2019, é reconhecido como superior
entre os concorrentes. Da mesma forma que nos caminhões da nova linha P8/Euro
6, a gama Super também estreará as novidades do interior da boleia. A nova cor
do interior passa a ser preta e em um tom mais suave.
Além disso, as cabines Scania, também na configuração Super, passam a contar com mais um recurso nos itens opcionais com foco em conforto e segurança na direção: quebra-sol interno elétrico. Caso opte pelo equipamento, o cliente poderá acionar o ajuste por um botão estrategicamente posicionado atrás do volante para facilitar o acesso, algo mais prático e ergonômico.
Dessa forma, o motorista não vai precisar esticar o braço ou
se levantar para dobrar o quebra-sol, igual faria no modo manual. Com apenas um
clique no botão, a viseira se move para cima ou para baixo automaticamente, sem
que o motorista precise segurá-la. O ajuste de comprimento será feito com mais
comodidade.
O espaço entre a viseira e as colunas laterais foi diminuído. Assim sendo, a incidência dos raios solares nos olhos do motorista para atrapalhar a visão na condução será muito menor, garante a fabricante.