A Scania anuncia seu primeiro caminhão elétrico no Brasil: o 30 GF 4x2. A novidade será uma das atrações de marca na Fenatran 2024 (Feira Internacional do Transporte de Carga), que acontece entre os dias 4 e 8 de novembro no São Paulo Expo, em SP. A marca, pioneira em trazer soluções para redução de CO2 no ecossistema do transporte de cargas, com caminhões movidos a Gás Natural e/ou Biometano e GNL de fábrica, traz agora o modelo com solução 100% elétrica.
O caminhão 30 G tem autonomia de aproximadamente 250 km, vocação urbana e regional, versão cavalo mecânico 4x2 com 300 kw de potência (310cv) e capacidade máxima de tração (CMT) de 66t. Além destas características, está equipado com dois pacotes de baterias (num total de 416kWh). A máquina elétrica EMC1-4 dispõe de uma potência de regeneração de 330kW e desenvolve torque de 1.150Nm.
O 30 G 4x2 tem eixo R780 com capacidade de carga de até 66 toneladas o que garante robustez e confiabilidade. O modelo dispõe de uma potência de regeneração de 330kW e desenvolve torque de 1.150Nm.
Complemento da linha sustentável da marca, o Scania agrega mais uma matriz energética com o 30 G 4x2 sem substituir nenhuma atualmente comercializada. O Scania 30 G já está na terceira geração de BEV (veículo elétrico a bateria). Com a introdução do elétrico, o mix sustentável da Scania ficará desta forma: gás comprimido (gnc), gás liquefeito (gnl), biometano e biodiesel B100.
“Estamos seguindo mais um passo do nosso compromisso de liderar a transição para um sistema de transporte mais sustentável, firmado globalmente em 2016. O transportador brasileiro terá em suas mãos o mais amplo portfólio sustentável do mercado”, afirma Simone Montagna, presidente e CEO da Scania Operações Comerciais Brasil.
Segundo Simone Montagna, a jornada da eletrificação tem pela frente etapas importantes de desenvolvimento em várias áreas, especialmente em infraestrutura. Por isso, a marca acredita na multimodalidade com diversas matrizes energéticas alternativas ao diesel. Essa multimodalidade passa pelo gás, biodiesel e elétrico. A Scania está estimulando e ajudando a desenvolver os corredores azuis (gás, gnl e biometano) e a cadeia de produção do biometano para caminhões há 5 anos.
Segundo o presidente, o transportador está em busca da solução ou soluções que melhor proporcionem resultados para atender a cada vez maior exigência dos embarcadores para cumprir suas metas de descarbonização com frotas de caminhões mais sustentáveis transferindo suas cargas.
De acordo com Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil, é importante lembrar que o cliente busca por soluções viáveis ‘Aqui e Agora’ e equilibradas ambiental e economicamente. “As primeiras entregas do elétrico 30 G 4x2 estão previstas a partir de janeiro de 2026.
Neste momento, a visão da Scania é que o elétrico atenda as distâncias urbanas e regionais de até 250 km no hub a hub logístico (produtos mais perecíveis) e na última etapa da entrega da carga (last mile). Já o gás natural e o biometano é para que sejam usados nas rotas de 200 a 600 km (médias distâncias), e o diesel, o gnl e o biodiesel. “Fomos os pioneiros a ter o caminhão com B100, utilizados nos trajetos de longas distâncias acima de 600 km”, explica Nucci.
A máquina elétrica Scania, a EMC1-4 (Electrical Machine Central), se posiciona entre as longarinas do chassi do caminhão e está ligada a um câmbio com quatro marchas, com relações de 18.60, 10.26, 5.02 e 2.77, com peso total de 350kg. O motor Scania tem construção e design simples para facilitar a manutenção. Portanto, seus custos de manutenção são similares aos motores de combustão interna.
O Scania 30 G poderá ser equipado com dois pacotes de baterias de 208kWh cada, totalizando 416kWh, dos quais 312kWh são utilizáveis. Com isso, garante uma margem de segurança e aumenta a vida útil, assegurando uma autonomia de aproximadamente 250 Km. As baterias deste produto seão de NMC (lítio-níquel-manganês-cobalto).
Um grande diferencial está no fato de que as baterias são modulares, facilitando a distribuição de carga pelo caminhão. O 30 G tem um carregador CCS2, que suporta até 375kW e 500 A, e capacidade de estar com carga total em aproximadamente 50 minutos.