Lembra do Renault Megane, lançado
no Brasil em 99, como monovolume, e que deixou de ser produzido em 2010, como
sedã? O modelo está de volta ao mercado, mas agora no melhor estilo SUV,
reunindo características de um hatchback e cupê. E mais: 100% elétrico. O
Megane E-Tech, prometido para o ano passado e lançado agora, estreia no Brasil
em versão única com preço de R$ 279.900. Com ele, a Renault inaugura uma nova
fase de lançamentos sustentáveis no mercado brasileiro.
O Megane E-Tech chama logo a atenção pelo visual moderno e que segue tendência dos carros elétricos. O SUV 100% elétrico, importado da França, chega ao mercado mirando como principais concorrentes o chinês BYD Yuan Plus e o sueco Volvo XC40. O modelo puramente elétrico da marca francesa é R$ 10 mil mais caro do que o Yuan Plus, vendido por R$ 269.990, e R$ 20 mil mais barato do que o XC40, com preço de R$ 299.950.
Plataforma inédita
O Renault Megane E-Tech 100% elétrico
se beneficia de uma plataforma inédita voltada a veículos elétricos, a CMF-EV. Pesando
1.680 kg, o Megane E-Tech elétrico mede 4,20 metros de comprimento, 1,78 metro
de largura, 1,50 metro de altura e 2,68 metros de entre-eixos. O porta-malas
tem capacidade para 440 litros.
Seu motor entrega 220 cv de potência e 30,6 kgfm de torque instantâneo. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos, atinge a velocidade máxima de 160 km/h. Sua autonomia declarada no uso misto é de 337 km, conforme o PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular) do Inmetro, que considera uma redução de 30% da norma SAE J1634.
Mas os números apontam autonomia
de 495 km no uso urbano, 463 km no rodoviário e 481 km no uso misto, segundo a
norma SAE J1634. Sua bateria de 60 kWh e 395 quilos, é totalmente nova. Foi
desenvolvida para integrar perfeitamente à plataforma CMF-EV. Com 110 mm de
espessura, ela contribui diretamente para limitar a altura do veículo a 1,52 m,
beneficiando a aerodinâmica e a eficiência do SUV.
Acabamento
Por fora, o SUV elétrico francês mescla em seu design elementos hatchback e cupê. Na frente, destaques para os faróis estreitos e LEDs, a nova logo da Renault na grade e os para-choque com detalhes em cores contrastantes com a carroceria. Outros pontos marcantes no design do SUV elétrico são o teto flutuante, as maçanetas escamoteáveis e as rodas de 18 polegadas com acabamento diamantado.
No interior, o que se vê é tudo tecnológico.
O quadro de instrumentos digital traz tela com 12,3 polegadas em alta resolução
e sistema de entretenimento com tela de 9 polegadas. O modelo roda o sistema
operacional OpenR Link da Renault, desenvolvido com o Google e baseado no
Android Auto. A modernidade está presente em tudo no Megane E-Tech e não há um
ponto que o modelo não chame a atenção
O painel tem revestimento com material têxtil e o contorno superior e a moldura dos painéis das portas são em material Alcântara. Os bancos misturam elementos premium com material reciclado no revestimento. A alavanca de câmbio está posiconada atrás da direção, o que abriu espaço entre os dois bancos dianteiros para instalação de porta-objetos e maior praticidade.
Equipamentos
Na lista de equipamentos do
Megane E-Tech estão, dentre outros, iluminação ambiente em LED, 7 airbags,
controle de cruzeiro adaptativo, frenagem de emergência, assistente de
permanência em faixa e ar-condicionado digital de duas zonas. O modelo
puramente elétrico está disponível em três cores: cinza Rafale, cinza Schiste e
azul Nocturne sempre associados a pintura bíton, com teto preto Étoilé.
A bateria de 60 kWh é composta de 12 módulos de 24 células cada, distribuídos em duas camadas, com garantia de 8 anos ou 160.000 km. Durante este período, elas são substituídas gratuitamente caso sofram uma deterioração que resulte em um nível inferior a 70% de sua capacidade nominal.
A bateria pode recuperar energia
a cada frenagem. Mas para otimizar a autonomia independentemente do modo de
condução, o Megane E-Tech é equipado com um sistema de frenagem regenerativa
otimizada.
Recarga
A frenagem regenerativa é ativada
quando a alavanca de marchas está posicionada no modo D (Drive), permitindo
recuperar a energia cinética da desaceleração (soltando o pé do acelerador) e
transformando-a em energia elétrica, que é armazenada na bateria. Desta forma é
possível melhorar a eficiência e autonomia do veículo, utilizando menos o pedal
do freio.
A recarga do Megane E-Tech é potencializada pelas várias soluções, incluindo 130 kW em carregadores rápidos de rodovias e 22 kW em sistema trifásico, amplamente disponível nas cidades.
Assim, o Megane E-Tech 100%
elétrico é compatível com as infraestruturas de recarga em corrente alternada
(AC): tomada doméstica de 10A/2,2 kW (mono e bifásico), terminal doméstico de
32A/7,4 kW (mono e bifásico), terminal doméstico ou público de 16A/11 kW
(trifásico) e terminal público de 32A/22 kW (trifásico).
Ele também é compatível com as infraestruturas de recarga em corrente contínua (DC) de até 130 kW (sistema de recarga combinado). Por exemplo, para carregar dos 15% até 80% da carga da bateria em DC 130 kW são necessários apenas 36 minutos e em um Wallbox de 22 kW leva 1h50.
Mimo
O Megane E-Tech 100% elétrico
traz de série o cabo Modo 3 para recarga em terminais públicos ou privados.
Para uma recarga em domicílio em uma tomada tradicional é oferecido como
acessório o cabo flexicharger compatível com o modelo. Os 100 primeiros compradores
do novo Megane E-Tech levam como “mimo” um carregador Walbox.
“O Megane E-Tech é o primeiro veículo a ser comercializado da fase Renovation aqui no Brasil, que é a segunda fase do plano estratégico mundial Renaulution. É também o primeiro veículo que chega com a nova identidade da Renault, refletindo o novo posicionamento da marca no mundo e no Brasil”, disse explica Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil, lembrando que na Europa o Megane E-Tech já comercializou mais de 60 mil unidades.