As ações ESG da Renault do Brasil e o Instituto Renault foram destaque na segunda edição do Renault E-Tech 100% electric days, realizado no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque Ibirapuera (SP) entre os dias 21 e 22 de setembro. O evento promoveu discussões sobre importantes temas como a eletrificação, soluções de mobilidade sustentável e o ESG, sigla para as ações de governança socioambiental.
Os conceitos ESG estão no centro da construção da estratégia de negócio da Renault do Brasil e por isso, as ações ESG realizadas pela marca e rede de concessionárias foram o tema central de um dos principais estandes do evento.
Sustentabilidade
Adotando um design 100% sustentável o espaço foi construído a partir da reutilização de materiais, como ripas de madeiras de reflorestamento, tintas à base de água e aplicação de vegetação viva, com plantio em um viveiro de plantas após o uso.
Além disso, objetos do universo automotivo foram ressignificados para compor a cenografia do estande, como cintos de segurança, rodas de carros, bancos, pneus, entre outros itens.
Os visitantes puderam conhecer os principais resultados das ações ESG e entender como eles se conectam aos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Exemplos são os programas de educação Geração Futuro Jovens Talentos e Geração Futuro Profissionalizante, que contribuem diretamente para o ODS 4 (Educação de Qualidade). Eles se concretizam por meio de cursos para pessoas em vulnerabilidade social na comunidade Borda do Campo.
Ambiental
Na área ambiental, destaca-se a autoprodução de energia limpa e renovável de origem fotovoltaica, anunciada pela montadora em julho de 2023, que irá fornecer 100% da energia elétrica da Renault do Brasil até dezembro deste ano, contribuindo para o ODS 13 (Ação contra a mudança global do clima).
“A Renault é uma empresa humana, calorosa, inovadora e responsável. Os projetos que podem ser conferidos no estande ESG são apenas alguns exemplos das inúmeras ações da agenda social e de sustentabilidade da Renault do Brasil, que estão publicadas de forma transparente em nosso Relatório de Sustentabilidade, disponível a todos por meio do Site da Renault do Brasil”, destaca Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.
As iniciativas de inclusão e segurança, desenvolvidas pelo Instituto Renault, foram destaque com a exposição e comercialização dos produtos da Associação Borda Viva. O negócio social já reaproveitou mais de 12 toneladas de material automotivo desde 2015. Os jogos digitais e interativos do projeto “O trânsito e eu”, programa de educação para segurança no trânsito, já impactou mais de 260 mil crianças.
ESG
A segunda edição do Renault E-tech 100% electric days ampliou as discussões sobre o ESG, com o painel “ESG, da teoria à prática dentro das empresas e o seu impacto na sociedade”, com a participação do vice-presidente do Instituto Renault, Caique Ferreira, especialistas do setor privado e a moderação de Denise Hills, pioneira dos ODS para Finanças Sustentáveis da ONU.
Por sua vez, o painel “As oportunidades do ‘S’, dentro do ESG gerando impacto social”, contou com a participação de autoridades no tema, incluindo a diretora executiva do Instituto Renault, Graziela Pontes, sob a moderação da jornalista Lana Pinheiro, editora do canal “ESG por Lana Pinheiro”.
“Fomentar as discussões em torno da pauta ESG é um dos objetivos do Renault E-Tech 100% electric days. A segunda edição do evento nos mostrou que estamos no caminho correto, reunindo os diferentes atores das iniciativas privada, pública, especialistas e sociedade em geral para continuarmos evoluindo no tema”, afirma Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault.
Inclusão
Em parceria com o Instituto Patricia Medrado, o Instituto Renault realiza iniciativas com o objetivo de democratizar o tênis e promover o esporte em áreas públicas, impulsionando as futuras gerações do tênis mundial.
No mês de agosto, foi concluída a renovação de uma quadra poliesportiva no Centro Educacional Unificado (CEU) Campo Limpo, em São Paulo, beneficiando crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
As crianças e jovens apoiadas pelo projeto foram convidadas a participar de um campeonato de tênis, realizado nas quadras de saibro do parque Ibirapuera, que foram totalmente reformadas pela Renault e entregues à população no mês de junho. Na sexta-feira, 22, foram realizadas as etapas classificatórias e no sábado, 23, as grandes finais, promovendo a inclusão por meio do esporte.
Renault E-Tech 100% electric days
A segunda edição do Renault E-Tech 100% electric days é apoiada pelo segundo ano consecutivo pela Mobilize, Raízen Power e WEG. Neste ano, o evento também tem apoio da Robert Bosch América Latina.
A Raízen Power, participa garantindo zero emissões líquidas de carbono relacionadas à energia elétrica, por meio do registro de créditos de carbono, uma forma certificada internacionalmente que contribui para a mitigação do efeito estufa na atmosfera.
Os carregadores para abastecer os Megane E-Tech 100% elétricos durante o evento foram disponibilizados pela WEG e e-mob, com instalação realizada pela Neoenergia. Também são apoiadoras do evento AMBEV, Nestlé e Splash bebidas urbanas.