A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) promoveu uma avant premiere das novidades que apresentará na Fenatran 2024, que será realizada entre os dias 4 a 8 de novembro próximo no São Paulo Expo. Dentre as novidades da marca para a maior feira do transporte de cargas da América Latina está o novo caminhão extrapesado Constellation 20.480, seu primeiro modelo 4x2 com motor de 13 litros. Serão destaques também na exposição a nova linha do extrapesado Meteor, nas configurações 28.480 6x2 e 29.530 6x4, e o novo e-Delivery.
Preparado para transportar até 56 toneladas, o cavalo-mecânico Constellation 20.480 4x2 foi desenvolvido sob medida para aplicações rodoviárias de médias e longas distâncias com cargas de grande volume. O novo integrante da família, agora equipado com motor de 13 litros de 480 cavalos, é um exemplo do conceito “menos você não quer, mais você não precisa”, que consagrou a marca e a levou à liderança de mercado há 20 anos.
O Constellation 20.480 se posiciona num segmento intermediário na oferta atual: antes as opções eram de 45 toneladas ou, já na versão 6x2, 58,5 toneladas. Para o ganho de capacidade no portfólio extrapesado 4x2 da montadora, um componente faz toda a diferença: o motor D26 de 13 litros, 480 cavalos e torque de 245 kgfm, o mais potente da categoria.
O modelo conta com transmissão automatizada V-Tronic de 12 velocidades e alto nível de eletrônica embarcada, com opção de modos de condução e tecnologia preditiva para troca de marchas, visando uma maior eficiência da operação e consumo. Tudo de série. Está equipado ainda com freio motor auxiliar de 428 cavalos para garantir ainda mais performance.
Com entre-eixo de 3.600 mm, todo o conjunto do chassi está reforçado e pronto para encarar as mais severas aplicações. Todos os componentes foram otimizados para a maior capacidade de carga, com nova longarina, travessas e quinta-roda para facilitar engates dos implementos. Dois tanques de alumínio de 470 litros (940 litros no total) de combustível compõem o veículo para agilizar a logística operacional, garantindo a maior autonomia da categoria.
Entre as configurações de série do novo Volkswagen Constellation 20.480, a suspensão pneumática integral com quatro bolsões também agrega comodidade e conforto para o motorista, além de beneficiar a segurança da carga. O modelo já chega com um sistema inteligente de leitura da carga por eixo e com a possibilidade para redistribuição de forma a equilibrar o peso em cada eixo.
Adicionalmente, o motorista tem a opção de programar os bolsões de ar para ajustar a altura do implemento durante o carregamento ou o descarregamento do veículo. Tudo executado remotamente de dentro da cabine.
O Constellation 20.480 4x2 faz sua estreia no mercado com tecnologias de ponta, em linha com a demanda extrapesada do transportador brasileiro. Sua cabine traz de série banco pneumático com cinto integrado, volante multifuncional e muitos ajustes para o perfil de cada motorista. Também tem como opcional o painel digital mais moderno da família VWCO e central multimídia, reunindo as vantagens dos pacotes Prime e Highline.
Com um desempenho que permite economizar até 8% de combustível, o modelo agrega muita tecnologia embarcada, que beneficia também a segurança da operação. O sistema Predictive Shifting, por exemplo, cruza dados do sistema de marchas do veículo com as informações de GPS para tornar a estratégia de trocas mais eficiente e econômica. O sensor de inclinação ajusta a rotação e também melhora o consumo de combustível, assim como o Eco-roll, que aproveita a inércia quando possível e coloca a transmissão em neutro de forma segura e controlada.
O modo manobra, por sua vez, controla a velocidade e não permite a troca de marchas, proporcionando assim uma saída suave e segura. O kick down reduz a marcha quando o condutor pisa fundo no acelerador, aumentando o giro do motor para obter melhor performance para ultrapassagens seguras. O extrapesado 4x2 de 13 litros da VW também vem com o assistente de partida em rampa, de série, para facilitar o dia a dia na direção.
Meteor
A nova linha do VW Meteor 28.480 6x2 e 29.530 6x4 apresentará na Fenatran 2024 sua nova cabine com o pacote de tecnologias Highline, agora com a oferta de série do painel digital de série, com o display do computador de bordo contando com mais de 80 funções. Chama a atenção no modelo extrapesado a tela colorida, de fácil acesso via volante multifuncional e com gráficos de qualidade. Externamente, o desenho da cabine não sofreu alterações. A configuração 6x2 do extrapesado Meteor será a novidade do modelo na Fenatran.
O VW Meteor 28.480, na versão 6x2, ganha o sobrenome HD (Heavy Duty), o que significa eixo reforçado (CMT) e nova capacidade de tração de 58,5 toneladas, contra 53 toneladas de capacidade anterior. Nessa versão o Meteor passa a ofertar o freio retarder como opcional, atendendo pedido do cliente. O componente tem capacidade de frenagem de 1.225 cv e trabalha com seis estágios.
O freio retarder pode atuar de forma automática ou ser comandado manualmente por meio de uma alavanca na coluna de direção. Trata-se de um dispositivo eletro-hidráulico que fica na saída da caixa de câmbio e atua sobre o cardã, aumentando de forma significativa a potência de frenagem ao mesmo tempo em que reduz a velocidade do veículo de forma suave e controlada. Outra vantagem é permitir velocidades de descida 50% maiores, sem risco de superaquecimento dos freios.
O retarder seleciona automaticamente a potência máxima de frenagem com base na carga transportada pelo veículo, na configuração dos eixos traseiros e no atrito com o solo. Isso ajuda a garantir a estabilidade do caminhão em frenagens emergenciais.
Os modelos Meteor são a maior aposta da Volkswagen Caminhões e Ônibus para crescer no segmento dos extrapesados. Eles usam basicamente o mesmo chassi dos Constellation 6x2, bem como os motores MWM de 13 litros (em versões de 480 e 530 cv). A cabine do Meteor, por sua vez, é mais espaçosa que a dos Constellation. Com linhas mais quadradas, tem sua estamparia importada da Alemanha e montada em Resende, sendo muito parecida com a cabine do antigo MAN TGX).
Pacote Highline
Toda a linha de caminhões da Volkswagen passa a oferecer, como opcional, o pacote de tecnologia Highline. Mostrada através de um painel digital de 10”, o sistema permite monitorar ou controlar 80 funções, aliado a uma central multimídia de 7”, com mais 30 informações. Mostra, por exemplo, a altura da suspensão pneumática, a distribuição de peso por eixo, define parâmetros de consumo e dá nota para o estilo de condução do motorista.
Com o aplicativo VW Connect é possível acessar informações pelo smartphone e, até, impedir remotamente o uso do caminhão por meio do bloqueio do pedal do acelerador. Outros comandos a distância são partida do motor, acendimento de luzes da cabine e acionamento do alarme. O sistema interpreta códigos de falha, mostra histórico de viagens, consumo médio e faz monitoramento dos gastos. Permite cadastrar até sete caminhões em uma única conta.
e-Delivery
A VWCO mostrará também na Fenatran 2024 também as novidades na linha de caminhões elétricos. O e-Delivery de 11 toneladas, por exemplo, traz um novo motor elétrico de 280 kW (380 cv) e com um aumento de 7% no torque: são 234 kgfm (no antecessor eram 300 cv e 219 kgfm). A capacidade de carga útil subiu para 6.300 kg, na versão com maior autonomia — um aumento de 16% em relação à primeira geração do caminhão elétrico da VWCO, lançada em 2021.
O VW e-Delivery pode ter ainda um carregador de corrente alternada (AC), ideal para aplicações que permitem um carregamento mais lento, com um custo de investimento menor. O carregador está disponível em duas versões, de 11 e 22 kW. Os novos carregadores de corrente contínua (DC), por sua vez, estão otimizados com novo sistema de arrefecimento das baterias, carregando qualquer variante de baterias de 0 a 80% em até uma hora.