A Renault lança no Brasil a nova geração do Kangoo E-Tech 100% elétrico. O modelo, primeiro veículo comercial elétrico vendido no Brasil traz a solução de mobilidade elétrica para empresas que têm objetivos de redução do impacto ambiental. Disponível em versão única, o Kangoo E-Tech 100% elétrico tem o preço sugerido de R$ 259.990.
Com mais de 4,4 milhões de unidades produzidas em 50 países em todo o mundo, o Kangoo é o veículo mais vendido do segmento na versão elétrica desde 2011. No Brasil, foi o pioneiro do segmento de veículos comerciais elétricos e líder até os dias atuais com mais de 600 unidades comercializadas, estando presente em diversas empresas referências no setor logístico e last-mile.
Entrega 100% elétrica
O novo Kangoo E-Tech 100% elétrico vem equipado com um motor de 90 kW (120 cv) e 25 kgfm (245 Nm) de torque instantâneo para uma experiência de condução suave e sem stress em todas as circunstâncias.
Graças à sua nova bateria de íons de lítio de 45 kWh, composta por oito módulos independentes e facilmente reparáveis, o Kangoo E-Tech possui autonomia de 210 km, segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) e autonomia no ciclo urbano de até 329 km e de 300 km no ciclo combinado, de acordo com a norma do INMETRO (SAE J1634).
A bateria possui sistema de refrigeração líquida e resistência elétrica, permitindo a utilização na zona de temperatura adequada. As baterias têm garantia de oito anos ou 160.000 km. Durante este intervalo, eles são substituídos gratuitamente se a sua capacidade diminuir para menos de 70% do seu valor nominal (SOC).
Comparada a geração anterior, a bateria tem maior capacidade (33 kWh X 45 kWh), refrigeração líquida, o que ampliou a autonomia e permitiu, também um aumento da garantia, de cinco para oito anos. O modo Eco, que limita a potência e a velocidade máxima do veículo, ajuda a otimizar a autonomia geral e pode ser utilizado ao transportar uma carga leve.
O condutor pode escolher entre três modos de frenagem regenerativa:
· Cruzeiro (indicador luminoso B1): modo regenerativo limitado, adequado para condução em rodovias e vias rápidas
· Drive (B2): modo regenerativo padrão para uso versátil que tem uma sensação de motor à combustão ao pisar no acelerador
· Freio (B3): modo regenerativo máximo para uso em engarrafamentos e trechos de serra.
No novo Kangoo E-Tech a frenagem hidráulica convencional é assistida por um sistema ARB (Adaptive Regenerative Brake System), que maximiza a quantidade de energia recuperada independentemente do regime de frenagem selecionado.
A gama de combinações de modo de condução/regime de frenagem regenerativa significa que os condutores podem escolher entre seis estilos de condução diferentes para um conforto e autonomia ideais, de acordo com a utilização específica do veículo e as condições de trânsito.
As informações relativas ao modo de condução selecionado e gerenciamento de energia elétrica são exibidas em um painel de instrumentos digital colorido de 4,2 polegadas no centro do painel. (Veja na Galeria de Fotos a lista completa de equipametos e ficha técnica do novo Kangoo E-Tech).
Para recarregar a bateria, o novo Kangoo E-Tech 100% elétrico oferece diversas opções de carregamento:
· Carregamento de 2,3 kW, adequado para carregamento em tomadas domésticas
· Carregamento trifásico AC (corrente alternada) de 3,7 kW até 22 kW (inédito em veículos comerciais), configurado para carregamento em postos públicos e wallboxes
· Carregador rápido DC de 80 kW (corrente contínua) para carregadores ultrarrápidos de rodovias.
A bateria do novo Kangoo E-Tech leva 2h40 (02h30) para passar de 15% a 80% de carga quando conectada a uma Wallbox de 11 kW e menos de seis horas em uma Wallbox de 7,4 kW. O Kangoo E-Tech também pode ser recarregado em uma tomada doméstica padrão ABNT em 220 volts com o uso de um carregador portátil, comercializado separadamente como acessório.
Praticidade e segurança
O novo Renault Kangoo E-Tech 100% elétrico oferece um espaço de carga de 4,3 m³. A sua carga útil máxima é de 800 kg e a capacidade de reboque, de 1.500 kg. A sua porta lateral deslizante extralarga (864 mm) permite a acomodação de grandes objetos e facilidade de carga e descarga em centros urbanos.
Seu espaço de armazenamento traz dimensões generosas. São 2,2 metros de comprimento, 1,5 metro de largura e 1.3 metro de altura. A área de carga possui portas traseiras 1/3 – 2/3 que podem abrir de 90° a 180°, facilitando o acesso mesmo que haja pouco espaço atrás do veículo.
As fechaduras das portas lateral e traseiras foram removidos para aumentar a resistência à intrusão e ao roubo. Um sistema de supertravamento oferece um nível mais alto de proteção: os controles internos de destravamento das portas só são ativados se a chave for usada. Com isso, em caso de arrombamento da cabine, a área de carga (100% protegida) permanece fechada.
Os ocupantes também farão a jornada com toda a segurança, já que o Kangoo E-Tech é equipado com diversas tecnologias, como quatro airbags, controles de tração e de estabilidade (ESP) e assistente de partida em rampas (HSA).
Além disso, a bateria é abrigada em uma estrutura de alta resistência e possui plug de desconexão do sistema de alta voltagem e dispositivo de extinção rápida de fogo na bateria. Nela existe um disco de ruptura que se rompe com a pressão da mangueira dos bombeiros, inundando o interior da bateria e auxiliando na contenção de chamas.
Design exterior
O Kangoo E-Tech apresenta um design inédito, mais forte e funcional: capô horizontal com nervuras, dianteira elevada e laterais esculpidas. Os destaques cromados e os acabamentos atraentes elevam o design.
A inédita dianteira ficou mais vertical, com acabamento cromado que fica entre a grade e o para-choque dianteiro. As lâmpadas apresentam as luzes diurnas em LED em forma de C, características da marca Renault. O seu design traz uma sensação mais ágil e dinâmica, em linha com o restante da gama de veículos comerciais da marca.
Nas laterais, o Kangoo E-Tech rompe com o design tradicionalmente quadrado dos veículos comerciais. As linhas horizontais e as portas traseiras curvas e inclinadas conferem ao veículo uma sensação fluida e dinâmica. A traseira modelo tem proporções mais equilibradas para um visual mais sólido.
No novo modelo 100% elétrico a bitola traseira é mais larga que a anterior para oferecer mais espaço de carga. As lanternas traseiras e os faróis de neblina são em LED oferecem um toque mais moderno. Os espelhos laterais mais largos (+35 mm de comprimento e +22 mm de largura) melhoram a visibilidade traseira em 35%.
Interior funcional
O Renault Kangoo E-Tech 100% elétrico tem um interior mais moderno e atualizado. O painel horizontal cria uma sensação de continuidade até os painéis das portas. Os assentos totalmente redesenhados são mais resistentes do que antes e o conforto no interior do habitáculo foi aumentado pelo isolamento acústico adicional.
O interior foi atualizado com painel horizontal e um novo volante com os controles principais. O banco é regulável em altura e profundidade. O volante também é ajustável em altura e profundidade. O Kangoo E-Tech 100% elétrico também está equipado com o Espelho Amplo, que permite ver o que se passa no ângulo morto direito do veículo.
A cabine do Kangoo E-Tech 100% elétrico dispõe de amplo espaço nos diversos porta-objetos espalhados no interior:
· Bandeja de teto
· Armazenamento central do painel
· Compartimentos de porta incluindo dois porta-copos
· Compartimento fechado do lado do motorista
Para maior conforto térmico, as saídas de ar foram redesenhadas e permitem uma melhor distribuição dos fluxos de ar laterais e centrais.
O Kangoo E-Tech 100% elétrico também vem equipado com o novo sistema multimídia Renault EASY LINK e tela de 8” para maior comodidade. O display de 8” está embutido no painel e é tão fácil de usar e personalizar quanto um smartphone. Compatível com Android Auto e Apple CarPlay, o Renault EASY LINK pode ser ativado por voz para acesso à todas as funcionalidades multimídia, navegação e infotainment.
O motorista também pode fazer e receber chamadas usando o volante, a tela sensível ao toque ou comandos de voz, e pode ouvir e ditar mensagens de texto.
Um suporte para smartphones, que pode ser colocado na frente do motorista, à esquerda ou à direita (dependendo se ele é destro ou canhoto), permite a acomodação correta do aparelho e conta com tomada USB. O carregamento para automaticamente quando a bateria está cheia, eliminando o risco de sobrecarga.
O Kangoo E-Tech conta ainda com sensores de chuva e luminosidade, além de vidros e travas elétricas. O Kangoo E-Tech 100% elétrico está equipado com ar-condicionado digital automático, com filtro de pólen integrado.
Baixo custo operacional
O Renault Kangoo elétrico possui um baixo custo por quilômetro rodado, de R$ 0,15 (versus R$ 0,50 de um modelo similar à combustão), além de um custo 45% menor nos valores das seis primeiras revisões. Outra vantagem é que por ser elétrico, o modelo possui isenção de IPVA em alguns estados, bem como não possui rodagem restrita em capitais que adotam o rodízio veicular.
O novo Kangoo E-Tech 100% elétrico teve uma evolução considerável em diversos aspectos, se comparado com a geração anterior do modelo (Kangoo Z.E.), como mostra a tabela abaixo: