A Ford surpreendeu mais uma vez o mercado. Desta vez com o
lançamento da nova geração do SUV Territory, apresentado dentro de um conceito
inovador de design que mescla sobriedade com linhas esportivas, conforto e
espaço interno. Desde os lançamentos das suas novas picapes Ranger, F-150 e
Maverick a marca vem causando rumores no mercado.
Com o novo Territory, que nós já testamos em São Paulo, a convite da Ford, não será diferente a reação dos consumidores. As mudanças que a Territory apresenta não são os únicos atrativos que desembarcam com o modelo no Brasil. O preço de R$ 209.990, bastante atrativo e bem abaixo da média para um SUV do seu porte, pega a concorrência de surpresa.
O Territory é maior, mais equipado e mais barato do que o
seu principal concorrente, o Jeep Compass, vendido por R$ 237 mil na versão S,
a mais completa com motor 1.3 Turbo Flex. O novo modelo, que chega ao País na versão única Titanium, mira o Compass mesmo estando
posicionado num patamar do Jeep maior e de sete lugares, o Commander.
O utilitário da Ford chega da China, onde foi desenvolvido com a participação maciça de engenheiros brasileiros, com uma proposta tentadora para se consolidar no mercado. Dá para afirmar que seu conforto, tamanho, conjunto de tecnologias e comodidades são de um modelo de categoria bem superior.
Além de mudanças no visual, o SUV Territory cresceu de tamanho, ampliou o conforto, ficou mais moderno e tecnológico. Externamente, ganhou uma nova grade e conjunto óptico em Led e novo capô. A traseira também é nova no desenho e as rodas são de 19”. Sob o capô tem um novo motor 1.5 EcoBoost Turbo, a gasolina, com injeção direta e comando variável, de Ciclo Otto e também uma nova transmissão acoplada.
Teste
Rodamos no novo Ford Territory entre São Paulo e Itu, num
percurso de mais cerca de 100 km. Com seu visual impactante, o SUV surpreendeu
pelo conforto e espaço interior. Na primeira parada minha curiosidade falou mal
alto e sentei no banco traseiro. Sobrou espaço para as pernas e olha que até
mesmo um passageiro um pouco mais alto e encorpado não tem do que reclamar do
espaço para a cabeça e ombros.
A coluna traseira foi elevada. A mudança trouxe mais espaço para a cabeça, além de afastar de vez uma leve, mas então perceptível semelhança lateral com o Range Rover Evoque.
O tom claro interior do modelo que
estreou no Brasil deu lugar ao escuro do teto e o preto no painel e nos bancos,
mesclado com tonalidade azulada, compondo o chamado biton. É de muito bom gosto o
acabamento interno e a cor escura adotada combina com seu visual aerodinâmico e
esportivo.
A acústica interna chamou a atenção pela falta absoluta de ruídos externos. Todos os comandos ficam bem posicionados e de fácil acesso, incluindo o já conhecido seletor rotativo da transmissão no console central.
No painel, com desenho horizontalizado, chama a atenção a nova e ampla tela interligando a nova central multimídia e o painel digital personalizável, ambos com generosos 12.3”, o maior da categoria.
Equipamentos
Posicionado entre os Jeep Compass e o Commander por conta das suas dimensões e acabamento, o Ford Territory é bastante completo nos itens de comodidade, entretenimento, segurança e conforto (veja abaixo a lista completa de equipamentos do modelo).
Os bancos dianteiros contam com ajuste elétrico em 10 posições no do motorista e em quatro no do passageiro, além de serem ventilados. A direção é elétrica, com controles no volante, e a pilotagem, bastante confortável, pode ser na preferência do motorista na utilização de um dos modos de condução: Normal, Eco, Serra/Colina e esportiva.
Na ampla lista de equipamentos, o Territory 2024 traz teto solar panorâmico, painel digital, carregamento de celular por indução, ar-condicionado digital de duas zonas, porta-malas com capacidade para 448 litros (cresceu 100 litros), com abertura elétrica e sensor de abertura handsfree, freios a disco nas quatro rodas, assistente de partida em rampa e de descida, controles de estabilidade e tração e muito mais.
Segurança passiva
Nos itens de segurança passiva, destaque para os seis airbags (frontais, laterais e de cortina). Dentre outros itens, a segurança ativa do novo SUV da Ford inclui câmera 360º, controle de cruzeiro adaptativo com Stop & Go, monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego cruzado, assistência de permanência em faixa, sensores de estacionamento traseiro e dianteiro e frenagem autônoma de emergência com alerta de colisão frontal, dentre outros.
O novo motor 1.5, que rende 169 cv a 5.500 rpm e torque de 250 Nm na faixa de 1.500 e 3.500 rpm, é associado à também nova transmissão de 7 velocidades, de dupla embreagem a oléo, altamente eficiente e suave nas trocas de marchas.
Consumo
O conjunto garante um consumo de gasolina de 9,5 km/l na cidade e de 11,8 km/l na estrada e uma performance de 10,3s de 0 a 100 km/h. Durante nossa viagem até Itu, numa velocidade média de 100 km/h, o consumo oficial rodoviário anunciado se confirmou.
A suspensão é outro ponto alto na nova geração do Ford
Territoy. Bem calibrado, o sistema atua de forma bastante eficiente na absorção
do piso, o que ficou demonstrado durante o tempo que rodamos, principalmente,
no perímetro urbano de São Paulo. Na dianteira a suspensão é independente do
tipo Macpherson, com amortecedores hidráulicos, e Multilink na traseira.
Medidas
O Territory 2024 mede 4.630 mm de comprimento, 1.706 mm de altura, 1.936 mm de largura e 2.726 mm de entre-eixos. Ele é maior do que o Compass em tudo e deixa para trás o Commander, com seus sete lugares, na altura e na largura, o que confirma seu espaço amplo e diferenciado espaço interno para cabeça e ombro. Nessas medidas, o Jeep Commander é 24 mm menor na altura e 77 mm na largura.
Principais equipamentos:
Direção elétrica, Bancos revestidos em couro, Bancos do motorista e passageiro
com regulagem elétrica, Quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas
Multimídia de 12,3 polegadas com: conexão sem fio para Android Auto e Apple
CarPlay e, câmera 360 graus, Climatização digital de duas zonas, Difusor de ar
para segunda fileira
Três portas USB (2 USB-A e 1 USB-C), Partida sem chave, Vidros elétricos nas
quatro portas
Retrovisores elétricos, com rebatimento automático, Carregamento por indução, Teto
solar panorâmico e Abertura elétrica do porta-malas.
Itens de segurança: Seis airbags, Freios ABS, Controle
de estabilidade, Controle de tração, Isofix, Monitor de pressão dos pneus, Assistentes
de condução, Controle de cruzeiro adaptativo (ACC), Alerta de ponto cego, Monitor
de permanência em faixa, Alerta de tráfego cruzado, Park Assist e Farol alto
automático
Dimensões : Comprimento: 4,630 mm; Entre-eixos: 2,726
mm; Largura: 1,936 mm; Altura: 1,76 mm
Porta-malas: 448 l
Tanque de combustível: 60 l
Peso: 2.025 kg