A nova Nissan Frontier 2023 não renovou em tudo que poderia
garantir a picape japonesa no topo das preferidas do mercado. No entanto, mudou
o suficiente para dar novos passos e ser lembrada com respeito pelos
consumidores. Na nova linha, a Frontier mudou o visual, ficou mais robusta e
ganhou nova suspensão, além de mais tecnologias.
Com isso, a picape passou a se posicionar bem no grupo das preferidas
Chevrolet S10, Toyota Hilux e Ford Ranger. Mostrada em 2020 para o mercado mundial,
a nova picape média da Nissan fez sua estreia na América Latina neste ano,
adotando postura de quem veio para acirrar a disputa no segmento das picapes
médias. Até agora em mostrado a que veio.
Faltou na nova Frontier um motor com potência acima dos 200
cv, o que os concorrentes já trazem. A marca preferiu optar pelo mesmo motor
2.3 16V diesel, ambos biturbos, nas configurações de 190 cv e 45,9 kgfm e de 163
cv e 43,3 kgfm, este agora com três cavalos a mais.
Motor
Um motor com mais cavalos poderia representar uma dose a mais de atrativo para a nova Frontier. Contudo, nas suas duas configurações de 190 cv e 163 cv a picape tem excelente desempenho. A Nissan Frontier sempre se notabilizou também pela força e trouxe essas características, acrescentando novo visual e novas tecnologias, para a linha 2023.
O motor de 190 cv é associado à transmissão automática de
sete velocidades. O propulsor de 163 cv, por sua vez, é acoplado ao câmbio
manual de seis marchas.
O propulsor 2.3 16V, adequado às normas de emissões L7,
conta com sistema Redutor Catalítico (SCR) com ARLA 32. O reservatório do ARLA
32 é acessado por uma tampa que fica ao lado da tampa do combustível. A
necessidade de abastecimento é avisada por meio de uma mensagem de autonomia no
display do TFT no painel da picape.
A Frontier 2023 ganhou uma suspensão mais refinada com a
adoção de novos ajustes dos amortecedores. O conjunto traseiro segue com
sistema multilink e molas helicoidais (única entre os concorrentes) que
trabalha em conjunto com um eixo rígido.
A solução oferece um excelente balanço entre o conforto no
passeio e alta estabilidade, sem abrir mão das capacidades no fora de estrada e
no transporte de cargas. Já a suspensão dianteira de arquitetura com braço
duplo assistido por barra estabilizadora garante o conforto e segurança.
Freios
Os freios apresentam a melhor solução disponível no segmento. São a disco nas quatro rodas. Para também reforçar a segurança, melhorar consumo de combustível e reduzir os desgastes dos pneus, a picape vem equipada com Sistema de Monitoramento da Pressão dos Pneus (TPMS).
Como resposta às mudanças, a Nissan Frontier 2023 figura hoje no pódio dos modelos mais vendidos do segmento em quase metade das principais áreas comerciais da marca no país. Além disso, a partir de agosto a picape começou a disputar a liderança em cinco estados, como Paraíba e Pernambuco.
Com forte desempenho de Norte a Sul do Brasil, a nova
Frontier se destacou ainda mais em algumas das principais cidades do Brasil. A
picape foi muito além em cidades como Campo Grande, Ribeirão Preto, Recife e
Boa Vista, onde obteve cerca de 20% de participação de mercado. São realidades
decorrentes do que de bom a Frontier trouxe na linha 2023.
A Nissan Frontier 2023 mostra como é mexer bem no visual de
um veículo e o que esta e outras mudanças, como novas tecnologias, podem
provocar reações boas nas vendas de um produto. Particularmente, gostei muito
do novo visual da picape. Era, na minha opinião, o que a picape mais precisava
para começar a despertar maior interesse dos consumidores de picapes.
Mudanças visuais
As mudanças na nova picape começam a partir do frontal, focando nos detalhes dos novos faróis com exclusivos quatro fachos de luz, grade e parachoque. Ficaram bem visíveis e deixaram a Frontier com um visual que chama a atenção. Na traseira, a Frontier conta com um novo para-choque e lanternas com um novo formato, além da tampa, que ficou mais leve.
Por dentro, os destaques ficam com o sistema multimídia com
tela de 8” no console central e um painel de instrumentos de 7”, o maior da
categoria e que disponibiliza diversas informações e configurações da Frontier.
O acabamento também utiliza materiais diferentes para cada versão da picape e o
volante trazido do SUV Kicks deu um charme todo especial ao interior da picape.
A Nissan Frontier 2023 também está equipada com novos itens
tecnológicos, inéditos para este modelo da marca. Conta agora com o sistema de
Alerta Avançado de Colisão Frontal, Assistente Inteligente de Frenagem, Alerta
de Mudança de Faixa e um sistema de visão 360° da picape, formada por quatro
câmeras um sistema para detecção de objetos em movimento.
A nova picape se destaca também nos ângulos de ataque/saída
e na distância livre do solo. A Seu ângulo de ataque é de 31,6º graus, de saída
de 25,7º graus e o vão livre é de 25,2 cm, o que permite que ela supere os
obstáculos mais severos.
Mas não é só isso que a nova Frontier traz de atrativo para
se consolidar como protagonista no segmento das picapes médias. O modelo fez a estreia
de três novas versões – SE, Platinum e PRO-4X – na linha 2023. Elas se juntaram
às já conhecidas S, Attack e XE, disponíveis no modelo anterior.
Teto Solar
Exclusividade na Frontier é o exclusivo teto solar. Nem uma outra picape tem. A Frontier 2023 oferece ainda ar-condicionado digital de duas zonas, saídas de ar para o banco traseiro e 27 compartimentos para acomodação de diferentes objetos por todo o interior.
Fabricada em Córdoba, Argentina, a nova Nissan Frontier 2023
trouxe as novas versões Platinum e PRO-4X para atender públicos distintos. Esta
última, a mais completa da gama e de espírito aventureiro, acabou de ser
avaliada pelo DMAutos.
Se a versão topo PRO-4X, com visual diferenciado, é dedicada
a atividades mais off-road, a Platinum, posicionada um degrau abaixo, é ideal
para consumidores que querem uma picape mais completa, focada no trabalho do
campo e ao mesmo tempo urbana.
Consumo
A versão PRO-4X 4x4 avaliada fez 9,5 km/l rodando na cidade
e 11,9 km/l na estrada. Ela conta com o Bloqueio do Diferencial Traseiro para
garantir ainda mais disposição para enfrentar as adversidades. Ele é ativado
por meio de um botão no console central, com a tração 4X4 Low engatada, e
permite utilizar o torque na roda que tem mais aderência à superfície e
evitando deslizamento excessivo na roda oposta.
A nova Nissan Frontier chega com um desenho que segue o conceito global Nissan Emotional Geometry Design. A grade e os faróis com projetor de LED quádruplos em forma de C tornam a frente única e facilmente reconhecível.
A grade segue um estilo “interligado” de design – recurso
exclusivo encontrado da família de picapes Nissan – cria uma frente poderosa,
que destaca sua capacidade de ir a qualquer lugar. Na parte traseira, as
lanternas traseiras de LED mostram a sofisticação do novo design.
Versões e
preços
Frontier S
4x4 MT – R$ 244.290
Frontier SE 4x4 AT – R$ 266.890
Frontier Attack 4X4 AT – R$ 274.890
Frontier XE 4x4 AT – R$ 290.890
Frontier Platinum 4x4 AT – R$ 323.890
Frontier PRO-4X 4x4 AT – R$ 323.890
A nova Frontier cresceu também na caçamba. O compartimento
de carga mereceu uma atenção especial, ficando 25 mm mais alto e até 50 mm mais
largo nas laterais. As novas medidas garantiram uma capacidade de carga de até
1.054 litros.
O espaço interno da caçamba tem ganchos com argola móvel em
forma de “D” posicionadas na parte inferior, perto do assoalho, que dá mais
opções de fixação de cargas dos mais diferentes tamanhos. Cada um deles têm
capacidade de carga de até 400 kg.
Há ainda uma tomada de 12V para conexão de dispositivos
eletrônicos de lazer ou de trabalho. Além disso, a tampa do compartimento
recebeu dois amortecedores que reduziram o peso na hora de sua abertura,
permitindo que se possa manipulá-la com apenas uma mão.
Para o conforto maior na hora de utilizar a caçamba, o para-choque traseiro tem agora um degrau que facilita o acesso e o uso da caçamba. Um ponto negativo em relação ao carro é que ele mantém sua direção hidráulica, um pouco pesada nas manobras, enquanto a maioria dos concorrentes já traz a direção elétrica.
A lista de equipamentos inclui várias outras tecnologias.
Desde a versão de entrada, a Nissan Frontier é equipada com sistema de auxílio
de partida em rampa (HSA); controle automático de descida (HDC); bloqueio
mecânico do diferencial traseiro com limitador (LSD); e controle eletrônico de
frenagem (EBD).
Segurança noturna
Para a condução noturna, a Frontier é equipada com o
Assistente de Altura e Intensidade dos Faróis (HBA). Ele entra em funcionamento
quando o motorista estiver dirigindo à noite, em velocidades acima de 30 km/h.
A câmera do para-brisa monitora a incidência de luz no
sentido contrário e, ao identificar um outro veículo se aproximando, irá
momentaneamente desligar o farol alto, religando imediatamente após cruzar pelo
veículo.
A lista de equipamentos inclui várias outras tecnologias. Desde a versão de entrada, a Nissan Frontier é equipada com sistema de auxílio de partida em rampa (HSA); controle automático de descida (HDC); bloqueio mecânico do diferencial traseiro com limitador (LSD); e controle eletrônico de frenagem (EBD).
A segurança dos usuários ainda é assegurada em todas as
versões por seis airbags, sistema I-Isofix e alerta de uso dos cintos
dianteiros e traseiros. No console central, próximo da alavanca do câmbio, um
seletor permite a escolha do modo de condução entre quatro opções:
Standard – Ideal para situações normais na cidade e
estrada
Sport – Mantém a posição de marcha mais baixa levando a rotações mais
altas e garantindo potência do motor e freio motor mais forte
Off Road – Modula o acelerador para manter as rotações altas e ganhar
força em baixas velocidades
Tow – Ideal para ser usada com carga máxima ou ao se puxar um reboque.
Fornece freio motor mais forte e mantém a posição de marcha mais baixa
Este recurso se une ao reconhecido sistema Shift-on-the-fly para seleção de tração, que permite a fácil troca entre as opções 4X2, 4X4 High e 4X4 Low.
Versões e equipamentos
Frontier S: Tem ar-condicionado com saída para o
banco traseiro, controle de cruzeiro, rodas de 17" de aço, 6 airbags,
controle de estabilidade e tração, rádio com bluetooth, direção hidráulica,
volante com ajuste de altura, controle automático de descida, vidros elétricos
e volante multifuncional.
Frontier SE: Os itens da Frontier S, mais a
transmissão automática e rodas de 17" de liga leve. O motor é substituído
pelo 2.3 16V biturbo diesel de 190 cv.
Frontier Attack: Adiciona todos os itens da S e SE e
acrescenta painel TFT de 7", a central multimídia de 8" com Android
Auto e Apple CarPlay, câmera de ré, 4 alto-falantes (dois dianteiros e 2
tweeters), retrovisores com ajuste elétrico, santantônio, estribo e barra de
teto.
Frontier XE: Todos os itens das versões S, SE e
Attack e acrescenta sensor de chuva, ar-condicionado digital de duas zonas,
chave presencial, bancos de couro, luzes de LED, sensor de estacionamento
traseiro e rodas de liga leve de 18".
Frontier Platinum: Adiciona todos os itens das
versões acima e acrescenta o Nissan Safety Shield com frenagem automática de
emergência, alerta de colisão frontal, sensor de ponto cego, alerta de
permanência em faixa com assistente, farol alto automático e alerta de tráfego
cruzado, teto solar, monitoramento de pressão dos pneus e retrovisor interno
eletrocrômico.
Frontier Pro-4X: Alternativa à Frontier Platinum, recebe bloqueio de diferencial, pneus all-terrain para as rodas de liga leve de 17", o Nissan Safety Shield e um visual exclusivo.
Nissan Frontier PRO-4X 4x4 AT 2023: Ficha técnica
Motor: 2.3L Biturbo Diesel
Potência/Torque: 190 cv e 45,9 kgfm
Transmissão: Automática de 7 marchas com modo manual
Suspensão: Dianteira: Braço duplo com barra estabilizadora na
dianteira e Traseira Multibraços, eixo
rígido com barra estabilizadora e molas helicoidais
Consumo na avaliação: 9,5 km/l na cidade e 11,9 na estrada
Rodas: Alumínio aro 17”
Pneus: 255/65 R17 All Terrain
Freios: Disco ventilado dianteiro e traseiro
Peso: 2.220 kg
Medidas: 5.262 mm Largura do veículo: 1.850 mm Altura do veículo: 1.857
mm Distância entre-eixos: 3.150 mm
Capacidade de carga: 1.030 kg
Tanque: 73 litros