O Mercedes-Benz Actros, bicampeão da Copa Truck em 2021 e
2022, abriu a temporada 2023 com uma novidade tecnológica exclusiva e pioneira
na competição. Quatro dos sete caminhões da marca que integram a equipe ASG
Motorsport foram para a pista, na prova de abertura, em Goiânia, equipados com
MirrorCam.
O equipamento é uma inovadora solução da Mercedes-Benz que utiliza duas câmeras no alto da cabina. Posicionada uma de cada lado, elas captam e transmitem as imagens externas para duas telas digitais internas. Este moderno sistema substitui os espelhos retrovisores convencionais.
MirrorCam
Disponível para o Actros de transporte, o MirrorCam recebeu
adaptações mecânicas e eletrônicas para uso em corridas. Este trabalho foi
executado para a ASG pelo Custom Tailored Center (CTC), área de customização de
veículos da Mercedes-Benz do Brasil.
“Algumas funcionalidades eletrônicas do MirrorCam não são
necessárias para as pistas de corrida. No entanto, mantivemos vantagens em
termos de aerodinâmica das câmeras compactas, o que pode trazer preciosos
ganhos de segundos e metros de diferença em relação aos outros competidores”,
afirma Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da
Mercedes-Benz do Brasil.
Segundo o executivo, outro ponto muito positivo para os pilotos do Actros é que o MirrorCam oferece um excelente padrão de imagem nas telas digitais, sem as vibrações oriundas das irregularidades das pistas e dos motores de alta potência. E mais: o MirrorCam oferece uma imagem excelente mesmo nos dias de chuva, livrando-se dos efeitos de respingos nos retrovisores comuns.
Suporte
Em sua 2ª geração, o MirrorCam, disponível desde abril de 2022 na Europa e que chega ao Brasil com o Actros em 2023. O equipamento dá ao motorista um suporte ainda melhor em muitas situações no tráfego rodoviário, graças aos braços da câmera 10 centímetros mais curtos e aos novos parâmetros de imagem.
Um dos benefícios decorrentes do encurtamento dos braços da
câmera é que os motoristas agora podem andar na marcha à ré em linha reta com
mais facilidade do que com a primeira geração. Isso se deve principalmente ao
fato de que a perspectiva do MirrorCam passa a ser ainda mais semelhante à do
retrovisor comum.
A evolução na coordenação de cores e brilho do sistema de
câmeras, originalmente projetado para ser muito brilhante, significa que os
monitores, por exemplo, ao dar ré em um corredor escuro ou mal iluminado,
retratam a área relevante para a situação de direção com ainda mais precisão.
Além disso, agora o sistema MirrorCam aprimorado consegue ajudar também no gerenciamento de situações como ultrapassagens, manobras, condução com pouca visibilidade e escuridão, curvas e espaços estreitos com ainda mais segurança e sem estresse.
Vantagem
Dimensões mais curtas trazem outra vantagem porque, com a
cabina de 2,50 metros de largura, o “braço” da câmera agora não se projeta além
do espelho do meio-fio, que está à vista dos motoristas. Colisões com objetos
na beira da estrada agora são praticamente impossíveis.
Como parte da revisão do sistema baseado em câmeras, a Mercedes-Benz Trucks também desenvolveu outros recursos. Por exemplo, uma borda de gotejamento foi incorporada na parte inferior do MirrorCam para evitar que a água da chuva escorra para a lente e cause efeitos visuais indesejáveis.
Câmeras
A Mercedes-Benz Trucks apresentou um caminhão com câmeras em
vez de retrovisores em 2014, no caminhão-conceito “Mercedes-Benz Future Truck
2025”. Em 2018, ela foi a primeira fabricante do setor a introduzir a produção
em série do MirrorCam, consolidando o primeiro sistema de retrovisores digitais
por câmeras para caminhões.
Um veículo produzido com MirrorCam não tinha mais os
espelhos principais e os grandes angulares tradicionais. Em vez disso, recebia
um sistema composto por duas câmeras conectadas à esquerda e à direita na
estrutura do teto da cabina, com dois monitores digitais nas colunas internas,
juntamente com os controles correspondentes no cockpit do motorista.