A Mercedes-Benz apresenta ao mercado seu primeiro chassi de ônibus urbano elétrico, o e0500U, destinado ao transporte urbano de passageiros. A produção em série foi iniciada na Fábrica 4.0 da marca, em São Bernardo do Campo (SP), e já conta com 50 unidades comercializadas, encarroçadas pela Caio Millennium.
Outras 500 já foram solicitadas pelas mesmas empresas compradoras das unidades iniciais, com operações no transporte de passageiros em São Paulo. As aquisições feitas pelas empresas paulistas foram confirmadas após um longo período de testes reais com o Mercedes-Benz elétrico e0500U.
“Este expressivo volume de ônibus elétricos reafirma a entrada da Mercedes-Benz na era da eletromobilidade com veículos comerciais no País”, diz Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina. Segundo o executivo, é muito significativo o fato de começar essa jornada por São Paulo, a maior cidade do País e da América Latina, que utiliza fortemente os ônibus em seu sistema de transporte coletivo.
Modelo Padron 4x2
O mais novo membro da linha O 500 é um modelo Padron 4x2 de piso baixo, ideal para carroçarias de até 13,2 metros. Entre seus diferenciais está a autonomia de 250 km, a maior entre os ônibus elétricos no País. Em períodos mais frios, a autonomia pode chegar a 300 km. O e0500U transporta 80 passageiros, a maior do segmento.
O sistema de recarga de baterias do chassi de ônibus urbano elétrico e0500U é do tipo plug-in, mesmo padrão tecnológico utilizado pela Daimler Buses em seus ônibus elétricos. O tempo de recarga total é de até três horas. A nova geração de baterias NMC3 é a mesma utilizada nos ônibus Mercedes-Benz eCitaro na Europa.
O eO500U traz para o motorista e o usuário uma experiência única, com uma condução suave, muito confortável e totalmente silenciosa. O conceito eletroeletrônico do veículo brasileiro segue parâmetros do ônibus integral eCitaro da Daimler Buses. Isso engloba baterias, direção elétrica, motores elétricos, eixos e outros itens.
Transporte sustentável
Segundo o presidente da Mercedes-Benz do Brasil, veículos elétricos são sinônimos de transporte sustentável e já fazem parte do portfólio mundial multissoluções da marca para os clientes. “Agora, nosso eO500U também está neste portfólio, sendo protagonista para a Daimler Buses no Brasil e na América Latina.
Os benefícios para a sociedade, assinala Achim Pucher, são inquestionáveis: zero emissão de carbono, zero poluição do ar, totalmente silencioso e com menores custos durante todo o ciclo de vida do veículo. Com o e0500U nossa operação brasileira segue alinhada à estratégia global da Daimler Truck de práticas de ESG, reafirmando seu compromisso com a mobilidade sustentável e com a descarbonização.
“Nosso chassi de ônibus elétrico urbano chegará ao mercado com a qualidade e a confiabilidade da estrela de três pontas”, diz Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. Prosseguindo, Walter disse observa que a decisão estratégica de apresentar uma solução em eletromobilidade, primeiramente em ônibus urbano, foi pensando no coletivo e no cenário das cidades.
Chassi e0500U
O chassi eO500U foi desenvolvido pela Mercedes-Benz do Brasil para a realidade brasileira e latino-americana. O veículo foi amplamente testado no Campo de Provas de Iracemápolis (SP), em vias urbanas, e também na Alemanha, onde contou com a expertise da Daimler Buses em ônibus elétricos. O e0500U tem autonomia de 250 km, podendo chegar a 300 km em períodos mais frios. Sua capacidade padrão de transporte é de 80 passageiros
Além das primeiras entregas no Brasil, o Chile é o próximo país da região a receber uma unidade do eO500U para demonstração a clientes, gestores do transporte coletivo e parceiros. Além de atender aos países da América Latina, o novo chassi de ônibus elétrico e0500U será exportado também para outros mercados, como a Oceania.
“Reforçando ainda mais o compromisso com a sustentabilidade, o nosso chassi de ônibus urbano elétrico já está credenciado junto ao BNDES para financiamento via Finame – Baixo Carbono”, ressalta Walter Barbosa. “O BNDES é um aliado forte das empresas de transporte para financiamento de ônibus e renovação de frota, o que é ainda mais relevante no caso dos elétricos. Esse apoio é imprescindível para que o Brasil avance no campo da eletromobilidade e da descarbonização, o que trará benefícios ao meio ambiente, à qualidade do ar nas cidades e à sociedade como um todo”.
Eletromobilidade
De acordo com Walter Barbosa, para que a solução de eletromobilidade seja sustentável para o Brasil do ponto de vista tecnológico, estrutural e comercial, é preciso um empenho dos governos federal, estadual e municipal e de outros players do setor a fim de viabilizar o financiamento desse novo negócio no mercado.
“A tecnologia do veículo é uma responsabilidade nossa e já está madura. Agora, o País depende muito de infraestrutura para ganhar escala”, diz Walter Barbosa. Para fazer o investimento valer a pena no longo prazo, a Mercedes-Benz vai entregar uma solução completa para eficiência do cliente durante a transição para o ônibus elétrico. Parte da venda até o pós-venda, incluindo uma consultoria para infraestrutura e gerenciamento do abastecimento de energia e recarga de baterias”.
A Mercedes-Benz dará suporte a todos que fazem parte do ecossistema da eletromobilidade, especialmente nesse momento inicial de transição do motor diesel para a tração elétrica. A empresa conta com uma equipe de eMobility que centraliza todas as ações ligadas ao produto e ao novo segmento de mercado. Com isso, dará apoio a clientes, motoristas, profissionais de oficina, gestores do transporte público, concessionários da marca, encarroçadores e demais parceiros.
Gestão de frota
No contexto de serviços inovadores, a marca está dando novos passos na consolidação do FleetBus. Trata-se de uma solução exclusiva de telemetria e conectividade da Mercedes-Benz no Brasil para gestão de frota das empresas de ônibus, que vem sendo utilizada de forma piloto por algumas empresas.
O FleetBus permite ampla diversidade de análises de desempenho dos ônibus e de manutenções preventivas e preditivas, diminuindo o risco de paradas não programadas. Além de proporcionar maior disponibilidade da frota, o uso do FleetBus assegura economia no consumo energético, seja o diesel ou a eletricidade, bem como redução de custos operacionais e do TCO.
Disponível para todo o portfólio de ônibus urbanos e rodoviários, incluindo o eO500U, essa ferramenta traz para o mercado um grande diferencial: monitoramento e disponibilização de informações em tempo real.
A convite da Mercedes-Benz fomos até São Bernardo do Campo (SP) para conhecer a unidade de testes do chassi de ônibus urbano elétrico e0500U, devidamente encarroçado. Na oportunidade, juntamente com outros jornalistas especializados, andamos no produto nas dependências da Fábrica 4.0 da Mercedes-Benz, naquela localidade, bem como nos foi proporcionada uma visita guiada à moderna linha de montagem de ônibus.