A família Accelo de leves e médios é a bola da vez no processo de renovação da linha Mercedes-Benz. Para o portfólio 2025, a marca está lança os modelos urbanos e de curtas distâncias 917, 1417 6x2 e da nova versão 1117. Sucessores dos modelos clássicos L 608 e 710, os chamados “Mercedinhos”, os novos Accelos ganham mais capacidade de cargas, passando a operar nas faixas de PBT de 9, 11 e 14 toneladas com as versões 917, 1117 e 1417 6x2.
“O Accelo mudou totalmente, chegando com um inédito design futurista e moderno, mais capacidade de carga e novos modelos, além de diversas novidades em termos de tecnologia e configurações”, informa Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, destacando que a marca pretende alcançar grandes marcos com a linha Accelo em 2025.
Com a maior capacidade de carga, o novo Accelo 1417 passa a atender um novo nicho, reforçando a versatilidade de uso e ampliando o leque de aplicações do Accelo. Agora, o veículo pode receber tanques de água e de combustível maiores, de até 10 mil litros, facilitando a operação dos clientes na logística urbana. Os modelos 1117 e 1417, por sua vez, são indicados para cargas de alta densidade, como produtos congelados e resfriados, distribuição de bebidas, líquidos, químicos e combustíveis, areia, pedra, cimento e muitas outras.
Um importante diferencial do Accelo é a maior plataforma de carga do mercado, até 40 centímetros maior que os concorrentes. Também oferece os maiores comprimentos de carroçaria do segmento, de até 6,90 metros nas versões 4x2 e de até 8,30 metros no 6x2. Novamente: mais produtividade e mais rentabilidade.
Adotando visual que associa linhas de modelos do passado com design futurista, o novo Accelo é o primeiro caminhão com uma identidade visual que segue as linhas do novo Actros L e do caminhão elétrico eActros. A grade dianteira preta do Accelo2025 reforça a tradição e a confiança conquistada pela marca. Além da estética, o novo painel frontal da cabina, a grade dianteira, o parachoque e a saia dianteira trazem vantagens operacionais aos clientes. O menor número de peças, a maioria em material plástico de grande resistência e maleabilidade, resulta em menor peso, se tornando mais resistente. Também há menor demanda de itens de manutenção, ideal para a aplicação urbana.
O parachoque de plástico, com reforço estrutural em aço, é tripartido, a fim de facilitar a manutenção. Além disso, estará disponível em duas versões, bodycolor ou selfcolor, de acordo com o desejo do cliente. Além de evidenciar com elegância o design do novo Accelo, o conjunto óptico em LED aumenta a segurança. Ele oferece maior eficiência de iluminação e vida útil até 30% maior em relação às lâmpadas halógenas. Isso diminui a manutenção, reduzindo custos para o cliente.
O Accelo 2025 mantém atributos amplamente reconhecidos por transportadores e motoristas. Ele é ágil, rápido, compacto, circula muito bem nas avenidas e até mesmo nas vias estreitas do interior dos bairros. O novo modelo vem equipado com o atual motor Mercedes-Benz OM 924 LA, potência de 163 cv e torque máximo de 610 Nm. Esse motor é robusto e resistente, o mesmo, aliás, aplicado no Atego de 17 toneladas de PBT.
Outra importante novidade da Linha Accelo são as novas transmissões manuais Eaton e automatizadas Mercedes-Benz, que proporcionam mais eficiência e desempenho. O câmbio automatizado MB G 90 PowerShift da 3ª geração, de 6 velocidades, se destaca pela robustez e melhor escalonamento de marchas, sendo este item opcional para os modelos 1117 e 1417. Todos os câmbios vêm, de série, com preparação para tomada de força, com botão no painel, parametrização padrão e chicotes elétricos.
Os eixos e suspensões foram redesenhados para as novas capacidades de carga, aumentando a robustez e a confiabilidade dos caminhões. As molas dianteiras e traseiras estão mais espessas e ganharam uma resistência cerca de 12% maior. As molas traseiras ganharam também uma otimização com a eliminação de alguns pads elásticos, diminuindo assim itens de desgaste.
O eixo dianteiro VL2 é de nova geração, com rolamento compacto isento de manutenção. O pino do cubo de roda é cilíndrico, em lugar da versão cônica anterior. Essa nova construção otimizada garante uma maior capacidade de carga, de 3,6 toneladas (3,2 toneladas no modelo anterior), sendo isenta de manutenção, o que diminui o custo de operação do veículo.
O eixo traseiro R325 mantém a construção em carcaça de aço estampado com porta para o diferencial, garantindo grande robustez e facilidade de manutenção. A versão para o 1117 teve seus componentes internos da ponteira e cubo de rodas reforçados para o aumento de capacidade de carga técnica para 7,1 toneladas (antes o máximo era de 6,4 toneladas). Vale mencionar que os três modelos Accelo podem ser equipados com bloqueio de diferencial.
O sistema de direção foi recalibrado, com aumento de 15% em sua pressão de trabalho. O objetivo é manter o baixo esforço de esterçamento no volante.
Os novos amortecedores dianteiros são mais reforçados e foram recalibrados, assegurando assim a estabilidade e a capacidade de absorção das irregularidades das pistas. As barras estabilizadoras dianteiras e traseiras também foram reforçadas, aumentado o seu diâmetro de 34 para 38 mm, garantindo a estabilidade e a robustez do conjunto.
Os modelos preservam muitos outros atributos reconhecidos do Accelo. Caso, por exemplo, do menor círculo de viragem do mercado, até 1,9 metro menor que seus concorrentes. Isso proporciona mais agilidade nas manobras e na circulação em centros urbanos e locais estreitos.
Os ângulos de entrada são de até 23 graus, quando carregado e a altura do catalizador foi elevada em 52 mm, proporcionando assim uma melhor adequação a operações em terrenos irregulares, com buracos, lombadas e guias. Isso evita eventuais quebras, paradas indesejáveis e custo de manutenção.
Os Accelo 2025 também podem rodar em zonas rurais. Para quem trafega em terrenos severos em aplicações predominantemente em más condições, como estradas vicinais, fazendas, estradas de terra e muitas lombadas altas, a Mercedes-Benz oferece o Pacote Robustez com customização de fábrica. Esse pacote é composto por componentes como protetor de cárter e radiador, chapa protetora do tanque de combustível, protetor do tanque de Arla32, ângulo de entrada elevado até 27 graus (quando carregado), suspensão mais elevada com molas traseiras curtas e trapezoidais grade protetora da lanterna traseira.
A cabina do novo Accelo continua a ser oferecida em duas versões: Curta e Estendida. Ambas asseguram excelente conforto e ergonomia, dando opção de escolha para o cliente de acordo com sua aplicação. O interior da cabina, reafirmando o seu conceito home office, se destaca pelo conforto e também pela praticidade, a fim de garantir uma melhor experiência ao motorista.
Vários itens da cabina vêm dos modelos BlueTec 6 e se mantêm no novo Accelo: painel com display de 12,4 centímetros com sistema de navegação padronizado com Atego, Actros e Arocs, modo EcoSuport para avaliação de condução do motorista e pressão da turbina, teclas com design padronizado com Atego, Arocs e Actros, novo conjunto de espelhos com espelho de aproximação, console para guarda de objetos no teto, alavanca do câmbio automatizado integrada na coluna de direção e padronizada com o restante da linha, coluna de direção com 13 graus de ajustes, volante com maior pega e porta-copos.
O novo Accelo também se diferencia no mercado por suas tecnologias de segurança. Ele vem equipado com sistemas como Top Brake, ABS, ASR, Controle Eletrônico de Estabilidade, Distribuição Eletrônica de Frenagem, Luzes Traseiras de Frenagem de Emergência e Assistência de Partida em Rampa.