Disponível nas versões Dynamic, Luxury e F-Sport, a linha
2023 do Lexus NX 350h já pode ser encontrada nas concessionárias da marca no
Brasil. O modelo, precursor entre os utilitários esportivos premium no mundo,
ficou mais seguro e recebeu novos itens de conforto e tecnologia. Os preços do
SUV partem de R$ 364.790.
A versão F-Sport do NX 350h 2023 recebeu importantes
atualizações, como a inclusão de uma nova iluminação ambiente disponível em 14
cores para o condutor harmonizar a cabine da forma que mais lhe agrade. Ainda
na parte interna, o SUV ganhou um novo retrovisor digital, que auxilia o
motorista, principalmente no período noturno, e proporciona mais segurança e
comodidade.
A versão topo de linha recebeu ainda o sistema de som Mark
Levinson de 7.1 canais, com 23 caixas de som distribuídas por 16 locais em toda
a cabine (incluindo dois alto-falantes de 40mm instalados no teto), que geram o
equivalente a 2.400 watts de potência.
Sistema de som
O sistema de som Mark Levinson também usa a tecnologia
Clari-Fi, que ajuda a corrigir músicas digitais compactadas de serviços de
streaming e rádio via satélite ou outras transmissões. O Clari-Fi verifica
todos os tipos de arquivos de áudio compactados em busca de detalhes de músicas
perdidas, suporta MP3, AAC, rádio via satélite, YouTube, reprodução e serviços
de streaming de música.
Uma vez identificado, o ruído é corrigido de forma inteligente,
com base nas informações de música existentes e na qualidade da fonte de áudio.
Com isso, a música fica mais nítida e fiel à gravação original.
As versões Dynamic e Luxury passam a contar com novos
sensores de estacionamento, antes presente apenas na configuração F-Sport que
auxiliam o motorista, caso surja um veículo em algum ponto cego. Ao surgir um
objeto em movimento, o freio é acionado automaticamente, para dar maior
confiança ao condutor na hora de realizar manobras.
Design
A grade frontal do novo Lexus NX 350h segue com efeito
tridimensional, com inúmeros blocos em formato de “U”, que dão a sensação de
robustez ao veículo. Como anunciado no lançamento da segunda geração, em 2022,
ainda foram aplicadas mudanças para fortalecer a estrutura frontal, bem como
para melhorar a eficiência do fluxo de ar e o desempenho de refrigeração do
modelo.
O veículo também agrega um conjunto ótico, composto por
faróis de neblina e faróis de LEDs com acendimento automático, ajuste
automático de altura e lavador. O NX ainda conta com função DRL em formato de
“L”, que comunica bem a identidade visual e remete ao logo da companhia. Na
traseira, as lanternas invadem a tampa do porta-malas e oferecem melhor
iluminação. O modelo ainda conta com aerofólio, para corroborar a esportividade
do automóvel.
Motorização
O NX 350h é equipado com a quarta geração do sistema Lexus
Hybrid Drive, que combina um potente motor a combustão de quatro cilindros DOHC
16V, VVT-i com potência de 192 cv a 6.000 rpm e torque de 22 kgfm a 5.200 rpm,
e dois elétricos, um traseiro, de 54 cv e torque de 12,1 kgfm, e outro,
dianteiro, de 182 cv e torque de 27 kgfm.
Juntos, os
propulsores rendem 246 cv de potência total e oferecem alta eficiência e
economia de combustível, além de uma agradável experiência de performance com
baixo nível de emissões.
O SUV de luxo ainda é equipado com transmissão Hybrid
Transaxle otimizada, que proporciona acelerações mais lineares, reduz ou
aumenta continuamente as marchas e pode gerar alto torque em baixas rotações.
Todas as versões têm quatro modos de condução, divididos em:
EV, totalmente elétrico; Auto EV, que seleciona automaticamente a combinação
entre elétrico e combustão; e Normal. Apenas a versão F-Sport acrescenta a
opção Sport+ de condução, que deixa a rodagem mais dinâmica e confortável.
O SUV de luxo esportivo da Lexus vem equipado com sistema de
tração All-Wheel Drive Full-Time. Esse recurso aplica automaticamente força
para as quatro rodas, permitindo rodagem mais suave em quaisquer terrenos.
Interior
Por dentro, a linha 2023 do utilitário esportivo traz acabamento
de couro no volante e na manopla de transmissão, e partes de couro ecológico
premium nas portas, painel e console central, que obteve reposicionamento do
câmbio automático, e porta-objetos, incluindo os comandos de condução. As
versões Luxury e F-Sport seguem com carregador por indução para smartphones.
De série em todas as versões, os assentos dianteiros dispõem
de regulagem elétrica para oito posições, além de ajuste de lombar para o
motorista. A versão F-sport ainda adiciona memória para três perfis. A versão
Luxury ainda dispõe de teto solar com abertura elétrica. Já a versão topo de
linha F-Sport é equipada com teto solar panorâmico.
O SUV ainda dispõe de um novo e intuitivo sistema multimídia
Lexus, com áudio compatível com arquivos de alta resolução (WAV, Flac, Alac,
OGG Vorbis), rádio AM/FM com Wi-Fi (P2P mode) e tela de LCD de 14 polegadas,
nas versões Luxury e F-Sport, e de 9,8 polegadas, na Dynamic.
Ambas as telas são sensíveis ao toque, com avançados
recursos de infoentretenimento e conectividade via Bluetooth, com espelhamento
de aplicativos como Google Maps, Waze, Spotify, Apple Music e WhatsApp, via
sistemas Android e Apple, ou por meio de entradas USB.
Iluminação ambiente
Nas versões Luxury e F-Sport, o motorista tem à disposição o
Head Up Display, que projeta informações de velocidade, navegação GPS, áudio e
assistente de direção direto no para-brisa.
O NX vem com ar-condicionado digital de duas zonas, digital
integrado frio e quente, sensor de umidade e sistema S/Flow com função
Concierge, que vincula o sistema de ar com ventilação e aquecimento dos bancos,
de acordo com a temperatura programada pelo motorista ou passageiro.
Por fim, o modelo é equipado com a tecnologia E-Latch,
disponível em todas as versões. Essa função permite que as portas se abram
suavemente, apenas com toque de um botão, tanto para entrar como para sair. Ao
acionar o interruptor, o sistema realiza a abertura das portas por meio de
motor elétrico.
Segurança
O NX 350h conta em todas as versões com tecnologias de
segurança ativa para auxiliar os condutores, por meio do sistema Lexus Safety
System:
Sistema de Saída de Faixa (LTA): o sistema entra
automaticamente em ação e avisa o motorista com um sinal sonoro ou vibração no
volante, para corrigir o curso sempre que ultrapassar as marcações da pista.
Sistema de mudança de Faixa (LDA): o sistema entra
automaticamente em ação para auxiliar o motorista no processo de mudança de
faixa, monitorando aproximação de carros, para prevenir potenciais colisões.
Sistema de Colisão Frontal (Pre-Crash): suporte na
prevenção de colisão e danos por meio de alertas sonoros. Se necessário, ativa
automaticamente o sistema de frenagem (acima de 20 km/h).
Farol Alto Automático (AHS): acende e apaga os faróis
do veículo, para evitar o ofuscamento do motorista à frente e na mão contrária,
o que ajuda a garantir a visibilidade ideal durante a condução noturna.
Controle de Velocidade e Cruzeiro Adaptativo (DRCC):
utiliza laser, radar e câmeras, ou um desses sistemas, para manter uma
distância constante e segura em relação ao carro da frente. O sistema ainda
diminui ou aumenta automaticamente a velocidade (acima de 40 km/h), de acordo
com o tráfego.
Outros recursos de segurança:
Alerta de Ponto Cego (BSM), presente nas versões Luxury e
F-Sport: monitor de ponto cego que identifica automóveis fora do campo de
visão do motorista e emite alertas por meio de aviso no retrovisor externo do
veículo.
Rear Cross Traffic Alert, para as versões Luxury e
F-Sport: dispositivo que emite um aviso sonoro para informar o motorista
sobre a presença de tráfego na traseira do veículo.
Radar de verificação de perímetro (Safety Exit Assist –
SEA), nas versões Luxury e F-Sport: sistema que opera com o auxílio dos
sensores do BSM para detectar carros que se aproximarem por trás, incluindo
bicicletas, para evitar colisões com a porta aberta. Se o sistema identificar
um potencial acidente, um sinal sonoro será emitido, junto com um alerta visual
que se acenderá no retrovisor externo. Caso a pessoa insista em abrir a porta,
o sistema realizará o travamento automático.
No quesito segurança passiva, o Lexus NX 350h 2023 conta com
oito airbags: um de assento, para o passageiro da frente; um de joelho, para o
motorista; dois laterais (cortina); dois frontais; e dois laterais, para o motorista e passageiro dianteiro. Também
conta com controle de tração e estabilidade e assistência de partida em subida.
Completam o pacote: farol alto com sistema adaptativo de iluminação (AHS);
luzes de iluminação lateral (Cornering Lamp); sensores de estacionamento
inteligente (Intelligent Clearance Sonar – ICS) até 15 km/h; e Assistente Ativo
em Curvas (Active Cornering Assist – ACA).
Sistema Lexus Hybrid Drive
O utilitário esportivo também vem de série com freios ABS
ventilados nas quatro rodas e regenerativos na dianteira, com Freio Eletrônico
– Distribuição de Força (EBD), sistema Isofix, além de câmera com guias
dinâmicas nas versões Dynamic e Luxury. Já a versão F-Sport conta com câmera de
visão 360° e sistema de autoestacionamento.
Versões e preços do Lexus NX 350h 2023
NX 350h Dynamic – R$ 364.790
NX 350h Luxury – R$ 400.290
NX 350h F-Sport – R$ 437.090