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Jeep Gladiator Rubicon

Jeep Gladiator Rubicon: Picape derivada do Wrangler se destaca pela alta capacidade off-road

Testamos o jipão com carroceria capaz de ir aonde os modelos tradicionais do segmento não chegam. O “bruto” das trilhas pesadas roda também no asfalto.


		Jeep Gladiator Rubicon: Picape derivada do Wrangler se destaca pela alta capacidade off-road

Você é daqueles consumidores adeptos de aventuras que cortam trilhas pesadas e que sentem prazer enfrentando trechos de difícil acesso? É do tipo que se sente no melhor dos mundos dentro de um veículo off-road capaz de transpor obstáculos que nem os modelos mais tradicionais todo-terreno conseguem ou que se superam depois de muito esforço? Bem, então você não está diante do impossível se o seu perfil aventureiro é do tipo quanto mais adrenalina e emoção melhor.

O Jeep Gladiator na sua versão mais extrema, a Rubicon, te leva a lugares e proporciona prazeres de aventura aonde o seu espírito aventureiro deseja alcançar. Derivado do Wrangler, que tem carroceria SUV e motor V6 2.0, o Gladiator é uma picape altamente capaz, forte e desenvolvida para trechos extremos. Não é por caso que antes de chegar às ruas é experimentado no inóspito deserto de Moab, em Utah, nos Estados Unidos, berço do off-road extremo.


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As condições extremas de experimentação do Jeep Gladiator Rubicon são suas credenciais para a capacidade off-road que traz para ser explorada aqui fora. Cada picape tem um perfil de cliente e uso. As tradicionais, umas maiores, outras menores, servem para o lazer e trabalho no campo, como as médias Ford Ranger, Nissan Frontier, Toyota Hilux, Mitsubishi L200 e Chevrolet S10. O Jeep Gladiator Rubicon é também uma picape, mas sua especificidade de uso é focada em um lazer mais extremo nas trilhas off-road.

Estilo de vida

O Gladiator foi concebido para um estilo de vida muito específico e, claro, para quem tem a conta bancária recheada. Afinal, a picape “brutona” da Jeep custa R$ 500 mil, valor considerável que a coloca como um “brinquedo” de rico de espírito aventureiro mais arrojado.


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Sua capacidade fora-de-estrada é o maior diferencial do Gladiator e é incrível como o Jipão se comporta, seja lá qual for o tipo de terreno e seja lá quais forem os obstáculos que estejam à frente. A aerodinâmica e os pneus de uso misto não colaboram muito, além dos 2.261 kg de peso, afetam um pouco no consumo.

Picape envolvente

O Jeep Gladiator é uma picape tão diferente que a impressão que se tem é que não se parece com o que verdadeiramente é quando conduzida. Ela é envolvente na sua pegada off-road que esse detalhe foge da atenção. Por exemplo, não é comum estar a bordo de uma picape e de repente você para e promove um desmanche do veículo, tirando o teto em fibra de vidro, as portas e rebatimento do para-brisas.


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A norte-americana Gladiator permite essa mudança radical e fica praticamente pelada. Toda a desmontagem é simples e prática, ficando com cara de picape apenas pela carroceria. Não é errado afirmar que o Gladiator é um Wrangler de carroceria. Esta é a diferença básica entre ambos, além do motor V6 3.6 que equipa o Jipão.

Pegada off-road

Fosse para trazer para o Brasil uma picape com uma pegada menos off-road, a Jeep poderia ficar com o que já tem no mercado e o melhor exemplo é a Ram 1500. Qual seria a razão de colocar produtos concorrentes dentro da mesma marca? Seria canibalizar seu próprio produto, erro que a Stellantis, detentora da marca, não cometeria nunca.


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Embora o Gladiator Rubicon tenha espírito mais voltado para aventuras, seu uso urbano não foge do seu conceito e se garante em versatilidade no asfalto, a começar pelos pneus de uso misto. Seu design, que mistura o conceito rústico e o modernismo em alguns pontos, é tão diferente que não passa despercebido no trânsito urbano.

Modernidade

Assim com o Wrangler, o Gladiator traz frente com faróis redondos, grade com as tradicionais 7 barras da Jeep e para-lamas destacados. A modernidade fica por conta dos faróis e lanternas em LED. Mesmo sendo um pouquinho maior do que as picapes médias, o Gladiator transita bem na cidade, mas não é em toda vaga que se encaixa e em toda garagem que estaciona.


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O Gladiator mede 5.591 mm de comprimento e 3.488 mm de entre-eixos, contra 5.361 mm e 3.096 mm, respectivamente, da S10. Na largura, mede 1.894 mm e na altura chega a 1.905 mm. Sua caçamba tem capacidade 1.000 litros e os 674 kg de carga estão abaixo da Fiat Strada Endurance, que leva 720 kg.

Dirigibilidade

Destaque também para sua capacidade de reboque de 3.138 kg, alta como priorizam as picapes importadas. Dirigir a picape Gladiator Rubicon provoca uma sensação boa. Seu motor Pentastar V6 3.6 de 284 cv e 35,4 kgfm de torque a 4.100 rpm, exclusivamente a gasolina. Seu propulsor traz acoplada uma transmissão automática de oito velocidades e tração 4x4. A picape não é lá muito econômica.


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Dados do Conpet, apontam que o Gladiator faz 6,5 km/l em ciclo urbano e 7,4 km/l na estrada. Durante o teste que realizamos com o modelo, o consumo foi de, respetivamente, 5,9 km/ e 7,2 km/l.

Fora-de-estrada

Veículo fora-de-estrada que se preza tem que ter suspensão eficiente e específica para o segmento. Com o Gladiator não é diferente. Sua suspensão conta com amortecedores Fox com reservatório externo, equipamento bastante utilizado no aftermarket.


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Além disso traz diferenciais no eixo dianteiro e traseiro e barra estabilizadora que pode ser desconectada para aumentar o curso do conjunto. Se em estradas esburacadas e com valetas o Gladiator passa fácil, na cidade é que qualquer dificuldade desaparece na eficiência e curso da sua suspensão e altura do solo de 268 mm.

Tração 4x4

No Jeep Gladiator Rubicon o sistema de tração 4x4 é acionado por uma alavanca no console central, de forma mecânica. Ele tem as funções 4x2, 4x4 auto (que distribui a força de forma automática entre os eixos), 4x4H e o 4x4L, a caixa reduzida em uma relação de 4:1.


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No painel, um botão pode desconectar a barra estabilizadora, bloquear os diferenciais e ativar o Off Road+, que calibra acelerador e câmbio para um dos modos selecionados.

Equipamentos

O Jipão tem excelente ângulo de esterçamento e conta com direção hidráulica. Dentre outros equipamentos traz piloto automático adaptativo, alerta de colisão com frenagem automática. O sistema multimídia com tela de 8,4" com espelhamento e um bom sistema de som assinado pela Alpine com uma caixa que pode ser removida. Apesar do visual rústico, entrega conforto e tecnologias o suficiente para animar ser um carro legal para o uso diário.


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Inspirado no modelo lançado há 60 anos, o Jeep Gladiator é equipado com tração 4X4 Rock-Trac, chancelada pelo Trail Rated. Os faróis dianteiros e de neblina de LED proporcionam uma nítida luz branca e enriquecem o estilo do jipão bruto, enquanto as luzes de circulação diurna (DRL) formam uma auréola ao redor dos faróis.

Caçamba

Na traseira, as tradicionais lanternas quadradas ladeiam a tampa traseira, que conta com trava elétrica e três posições de abertura. A concepção da caçamba levou em conta não somente o aspecto visual, mas a aplicação de soluções inteligentes e funcionais, como a iluminação do piso, a fonte de alimentação elétrica coberta – 400 W, 220 V – e os fortes ganchos.


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O sistema de tração 4x4 com relação reduzida 4:1 e crawl ratio de 77:1 permite que a picape entregue o máximo de força em baixa velocidade. Com isso, além do maior controle, aumenta a quantidade de torque disponível nas rodas. Esse recurso trava mecanicamente os eixos fazendo com que ambas as rodas girem na mesma velocidade e evitando que, sem contato com o solo, girem em falso.

Direção

O Jeep Gladiator Rubicon oferece duas maneiras de maximizar a direção: bloqueando apenas o eixo traseiro ou então os eixos traseiro + dianteiro em conjunto. Nessa condição, entrega o máximo de força nas rodas para ajudar em qualquer aventura, em qualquer situação off-road, sempre com tração máxima. Além disso, o eixo traseiro pode ser travado no modo 4HI para uso em velocidades altas em terrenos de baixo atrito, especialmente em Dunas.


		Jeep Gladiator Rubicon: Picape derivada do Wrangler se destaca pela alta capacidade off-road

Para os terrenos mais difíceis, a desconexão da barra estabilizadora dianteira, feita eletronicamente através do botão “Sway Bar”, aumenta a articulação da suspensão em mais 30%. Assim, o eixo dianteiro trabalha de forma mais livre e ambas as rodas mantenham contato com o solo, garantindo maior capacidade de tração.

Todo-terreno

O sistema Off-road+ ajusta o Gladiator para as condições do terreno. Ele atua nos principais sistemas da picape, como acelerador, controle Select-Speed, controle de tração e trocas de marchas, a fim de garantir o desempenho ideal para o terreno. Se habilitado em 4-HI, ele adapta a operação para velocidades mais altas, para uso em dunas, por exemplo. Se em 4-LO, ele ajusta a operação para um off-road de baixa velocidade, ideal para terrenos com pedras.


		Jeep Gladiator Rubicon: Picape derivada do Wrangler se destaca pela alta capacidade off-road

O Gladiator Rubicon conta com a exclusiva câmera frontal Off-Road TrailCam. O equipamento oferece linhas de grade que exibem o caminho à frente dos pneus, permitindo que o condutor literalmente encare de frente qualquer obstáculo. Para melhorar a experiência, um esguicho integrado permite limpar qualquer respingo de lama na câmera, com o simples toque de um botão.

Testes de capacidade

A capacidade Trailrated é item de série no Gladiator Para ganhar esse badge, um veículo deve vencer uma série de testes nos terrenos mais difíceis, provar sua capacidade de resistir a condições adversas e oferecer capacidade off-road incrível. A avaliação é feita em cinco categorias: Tração 4x4, Capacidade de submersão, Articulação, Altura do solo e Manobrabilidade.


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O Gladiator conta com o Rock Rails, que protege a cabine com trilhos de aço, de roda a roda. Além disso, os trilhos de aço atrás das rodas traseiras ajudam a proteger a caixa de roda, permitindo a travessia de terrenos agressivos sem preocupação. Outra boa sacada, providência típica da necessidade off-road, são os ganchos de reboque dianteiro e traseiro. São perfeitos para ajudar veículos com menor capacidade fora de estrada em dificuldades.

Resistência

No Gladiator Rubicon os eixos dianteiros e traseiros contam com tubos extra-robustos e forjados para excepcional resistência, rigidez e durabilidade. Enquanto isso, as placas de aço de alta resistência ajudam a proteger componentes importantes, como cárter, transmissão, tanque de combustível e caixa de transferência, de danos que podem ser causados durante a aventura.


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No interior do Gladiator, conforto, comodidade, entretenimento e segurança são garantidos por um pacote de equipamentos que torna a experiência a bordo ainda mais exclusiva e especial. O conforto fica evidente através de itens como assistente de voz (hands free), ar-condicionado digital automático de duas zonas, chave presencial com partida remota, câmera de ré, navegação GPS e monitoramento da pressão dos pneus.

Sistema de infotainment

O sistema de infotainment conta com a multimídia Uconnect de 8,4” com Apple CarPlay e Android Auto, além de quadro de instrumentos digital de 7 polegadas, conectores USB do tipo A e C, sistema de áudio premium Alpine com nove alto-falantes, barra de som traseira fixadas na estrutura do teto, subwoofer e amplificador de 552 Watts.


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Além do sistema de som, o veículo ainda conta com uma caixa de som portátil Bluetooth de 10 x 5,5 x 2,75” ultra resistente, que fica escondida atrás do banco traseiro. Os botões de controle permitem o controle de volume, reprodução, pausa e emparelhamento. Dotada de porta de carregamento USB e entrada de cabo auxiliar, essa caixa portátil extra resiste tanto à poeira quanto à água – não por acaso, um acessório perfeito para aventuras na natureza.

Segurança

O Gladiator Rubicon é muito bem servido em segurança. O pacote dispõe de mais de 70 itens de segura, incluindo piloto automático adaptativo, monitoramento de pontos cegos, aviso de colisão frontal com frenagem de emergência, detector de tráfego cruzado, controle de estabilidade e tração com assistente de partida em rampa, sensor de estacionamento traseiro e airbags frontais e laterais, entre outros.


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O habitáculo apresenta bancos revestidos em couro, além de porta-luvas e um porta-objetos com chaves, que fica posicionado sob o banco traseiro, e um sistema de escoamento de água para lavagem interna, bastante útil após aventuras na lama. Os pneus de uso misto oferecem área de contato com a superfície maior do que os pneus comuns, gerando maior tração e controle em situações fora de estrada. As rodas de liga leve de 17” são polidas em preto e alumínio.

Funcionalidades da caçamba

Entre as funcionalidades da caçamba estão quatro ganchos, localizados nas cavidades das rodas para maximizar o espaço de carga (e que podem ser ajustados conforme a necessidade). Além disso, oferece ainda uma tomada elétrica de 220V para uso geral. Para facilitar o acesso e manuseio, a porta da caçamba pode ser colocada em três posições: fechada, parcialmente aberta e totalmente aberta. O suporte do estepe fica sob a caçamba, atrás do eixo traseiro, podendo alojar pneus de até 35 polegadas.


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Mesmo diante de um veículo recheado de tecnologias e bem equipado, os clientes ainda podem ampliar a personalização da picape bruta com uma linha com 72 acessórios. Dentre os acessórios estão suporte para bike, barras transversais, portas tubulares, estribos off-road e gaveta de caçamba, além de uma ampla paleta de cores.


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Jeep Gladiator Rubicon V6 3.6

Motor: dianteiro, longitudinal, 6 cilindros em "V", 24 válvulas, 3.604 cm3, comando de válvulas no cabeçote (duplo em cada bancada), com variador na admissão, gasolina
Potência e torque: 284 cv a 6.400 rpm / 35,4 kgfm @ 4.100 rpm
Transmissão: automática de 8 marchas; tração 4x4 com reduzida e bloqueio de diferencial traseiro e central
Suspensão: independente com braços sobrepostos na dianteira e eixo rígido na traseira; rodas de 17" com pneus 245/75
Dimensões: Comprimento (5.591 mm), Largura (1.894 mm), Altura ( 1.905 mm) e Entre-eixos (3.488 mm)
Peso: 2.261 kg em ordem de marcha
Ângulo de entrada: 43º
Ângulo de saída: 26º
Altura do solo: 268 mm


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Jeep Gladiator Rubicon: Principais itens de série

Reboque: 3.138 kg
Caçamba: 1.000L
Bloqueio eletrônico dos diferenciais Tru-Lok®
Eixos Dana 44
Nova Câmera Frontal Off-Road
Barra estabilizadora dianteira com desconexão eletrônica
Protetores para Pedra
Rodas de 17” com pneus de uso misto
HDC – Hill Descent Control
Off-Road Pages
Sistema Off-Road+
Freedom Top® – Teto removível na cor da carroceria
Portas Removíveis
Para-brisa rebatível
2 ganchos para reboque frontais e 1 traseiro
Protetores de cárter, transmissão e tanque
Faróis e lanternas em LED
ACC – Piloto Automático Adaptativo
AEB - Aviso de colisão frontal com frenagem de emergência
Monitoramento de pontos cegos
Central Multimídia Uconnect de 8,4”
Apple CarPlay e Android Auto
Navegação GPS
Sistema de áudio Premium “Alpine”
Nove alto falantes e subwoofer
Caixa de som portátil Alpine
Cluster digital de 7”
Portas USB tipo A + C
Sensor de estacionamento traseiro
Câmera de ré
Detector de tráfego cruzado
Assistente de voz Hands Free
Ar-condicionado Digital Dualzone
Chave presencial com partida remota
Monitoramento da pressão dos pneus
Airbags frontais e laterais
ERC e ESC
IBS - Sensor inteligente da bateria
HSA - assistente de partida em rampa
Bancos revestidos em couro
Porta objetos com chave sob o banco traseiro
Sistema de escoamento de água para lavagem interna
Porta da caçamba com 3 posições
Tomada de 220V na caçamba
Ganchos para suporte de carga na caçamba

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