A FPT Industrial, marca do Iveco Group dedicada ao design, produção e venda de sistemas de propulsão de baixo impacto ambiental, confirma investimentos de R$ 127 milhões em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias de propulsão. O anúncio foi feito em São Paulo durante a Fenatran 2024, uma das mais importantes feiras de transporte do mundo, a qual está sendo realizada no São Paulo Expo.
Os investimentos compõem a estratégia da FPT Industrial para descarbonização e geração de fontes de energia renováveis, para a propulsão dos segmentos rodoviários (On-Road) e de mecanização agrícola (Off-Road), no período de 2024 a 2028.
Terceiro maior fabricante de powertrain do mundo, a FPT Industrial está entre os protagonistas da principal feira da América Latina no setor de transporte rodoviário de cargas. A marca do Iveco Group aproveita sua participação para reafirmar sua posição no segmento, com uma oferta completa de motores a combustão interna (ICE), sua liderança em gás natural, e a inovação da linha ePowertrain, com o compromisso em fornecer soluções eficientes e de alto desempenho para OEMs.
Os visitantes do espaço da FPT Industrial no São Paulo Expo (Estande H31) podem apreciar a visão da marca, que tem como base dois pilares principais: por um lado, continuar a investir em motores ainda mais sustentáveis, com uma abordagem alternativa focada em multicombustíveis. Por outro, a fabricante busca se posicionar a longo prazo como fornecedora de soluções de zero emissão, ampliando sua cadeia de valor para a área de eletrificação, por meio de ePropulsions e soluções de armazenamento de energia.
O foco ao cliente é a prioridade da área de Customer Service, com soluções que agregam benefícios ecológicos e econômicos para todos. "A FPT Industrial tem um papel fundamental na descarbonização e no cumprimento de metas globais, com uma visão clara em mente", ressalta Sylvain Blaise, presidente da Unidade de Negócios de Powertrain do Iveco Group.
Syvain Blaise compelta dizendo que "trabalhamos na sustentabilidade de toda a linha, fortalecendo nossa posição de fabricante líder mundial de soluções de Powertrain de baixo impacto ambiental. Na nossa visão, as tecnologias ICE continuam a ter futuro, usando várias fontes de energia sustentável para alcançar trajetórias importantes de descarbonização, enquanto também nos posicionamos como fornecedor de soluções de zero emissão com nossa linha completa de soluções ePowertrain".
Impulsionada por seus clientes e suas expectativas, a FPT Industrial continua a investir em motores de combustão interna ainda mais sustentáveis.
Como único player no segmento On-Road com pelo menos um produto de combustível alternativo para toda a sua gama, a FPT Industrial aplica uma solução multicombustível, abrangendo aplicações leves, médias e pesadas, com soluções inovadoras de gás natural, biometano, diesel e combustíveis renováveis. Esta é uma solução orientada pelas necessidades comerciais e dos clientes e constantemente impulsionada pelo objetivo final de atender seus consumidores com os melhores produtos prontos para instalação.
“Enxergamos grandes oportunidades na América Latina, onde temos mais de 700.000 motores em circulação, dos quais mais de 185.000 movendo veículos comerciais. Mais de 60% das nossas vendas são para clientes fora da CNH e Iveco Group”, afirma Carlos Tavares, presidente da FPT Industrial para a América Latina.
Com mais de 40 anos de experiência, o motor F1C, projetado especificamente para comerciais leves, é líder da categoria em termos de desempenho, fornecendo até 152 kW (207 hp) de potência e 470 Nm de torque, e tem a melhor resposta transitória da categoria, graças aos turbocompressores de geometria variável e comando eletrônico (eVGT).
Graças à sua corrente de distribuição duplex, que não requer manutenção, mais silenciosa e mais barata do que a distribuição por engrenagens, o F1C é líder em sua categoria em termos de confiabilidade. Projetado para ter uma longa vida útil, esse motor robusto e versátil lidera sua categoria também em termos de manutenção, com intervalos de troca de óleo estendidos. O motor possui um sistema ATS dual-SCR, otimizado para missões urbanas com carga reduzida e baixas temperaturas de escape, bem como para uso suburbano.
Disponíveis para instalação transversal e longitudinal, os modelos F1C podem ser personalizados mediante solicitação, com opções que incluem radiador, filtro de ar, cárter de óleo e vareta, alternador e outros componentes. Cerca de 2 milhões de unidades foram vendidas em todo o mundo, desde 2003, em conformidade com os padrões globais de emissão.
A família NEF de motores, presente na Fenatran 2024 com a exibição dos motores N45 Diesel, N67 Diesel e N67 NG (Natural Gas), se destaca pela eficiência e versatilidade. Com motores compactos e potentes, oferece até 235 kW (315 hp) e 1.100 Nm, ideal para caminhões e ônibus de 6 a 18 toneladas. Os motores desta família flexível não só atendem as exigências de desempenho de aplicações urbanas e rodoviárias, mas também são reconhecidos por sua confiabilidade e baixo custo operacional, maximizando a rentabilidade.
A exclusiva tecnologia pós-tratamento HI-eSCR2 patenteada pela FPT Industrial dispensa a necessidade de EGR, prolongando a vida útil do motor com intervalos de troca de óleo estendidos e menor tempo de parada. A tecnologia HI-eSCR2 entrega eficiência de conversão de NOx de até 98%, frente a 80-85% da média da concorrência.
A confiabilidade da Série NEF é comprovada por mais de 2 milhões de motores produzidos, utilizados em mais de 1.800 aplicações diferentes em todo o mundo. Na América Latina, são mais de 170.000 motores desta família comercializados na última década.
Além do segmento On-Road, os motores NEF também são empregados nos setores de agricultura e construção, do segmento Off-Road, indústria, marítimo e geração de energia, destacando-se pela sua versatilidade e desempenho incomparáveis.
XCursor 13
O XCursor 13 é o primeiro motor multicombustível de base única da FPT Industrial. Do diesel e gás natural (incluindo biometano) ao hidrogênio e combustíveis renováveis, esse motor base foi projetado e desenvolvido com várias versões para permitir a máxima padronização dos componentes e mínimo impacto, para facilitar a instalação no veículo. A versão a diesel apresentada na Fenatran 2024 é dedicada a caminhões pesados de longa distância e ônibus de viagem.
Um passo importante no caminho da descarbonização de motores de combustão interna, o XCursor 13 garante um TCO reduzido, juntamente com o melhor desempenho e potência de frenagem da categoria (até 530 kW), graças ao novo sistema de comando de válvulas, além de considerável redução de peso, graças ao novo bloco de cilindros e cabeçote mais leves (-10%).
A versão a diesel oferece até 600 hp de potência e 2.850 Nm, resultando em +14 de torque e +5% de potência, em comparação com o Cursor 13. A redução de emissões de CO2 é de -7%.
Na Europa, uma versão do limpador de neve Leitwolf, movida a hidrogênio e sem emissão de CO2, com 460 hp e 2.000 Nm, é testada em campo, em colaboração com a Prinoth, desde 2022. O motor Off-Road XCursor 13 a hidrogênio estreou na Agritechnica 2023, oferecendo 520 hp, crucial para acelerar os esforços de descarbonização industrial.