A nova Ford Ranger 2024 estreou no mercado primeiramente nas
versões mais completas XLT e Limited. Agora, a Ford lança as versões XL e XLS
da picape média da nova geração estreando o novo motor 2.0 Turbodiesel, de 170
cv e 41,3 kgfm de torque, na XL, e pela primeira vez equipando a versão XLS com o
motor mais potente da linha, no caso o também novo propulsor 3.0 V6, turbodiesel,
de 250 cv, lançado nas versões topo Limited e XLT.
Na nova Ranger XL, voltada para o trabalho e frotistas, o propulsor 2.0 vem acompanhado de transmissão manual e tração 4x4. Nas versões intermediárias XLS, de uso misto, ele é acoplado a uma nova transmissão automática e conta com a opção de tração 4x2 ou 4x4. O motor 3.0 V6 foi colocado sob o capô da versão XLS com o objetivo de oferecer uma opção mais acessível e única no mercado para o cliente que valoriza a performance.
Desde a versão XL 4x4, a nova Ranger conta com um pacote
tecnológico completo e superior ao da concorrência. Ela é a única a vir com
sete airbags, multimídia SYNC 4 com tela de 10” e conexão sem fio com Android
Auto e Apple CarPlay, painel de instrumentos digital configurável de 8”, faróis
com acendimento automático e ajuste elétrico de altura, piloto automático,
limitador de velocidade, degrau de acesso à caçamba e ajuste de profundidade e
altura do volante.
Lançada por R$ 239.990, traz também sistema de conectividade
FordPass Connect, ar-condicionado, vidros elétricos, luz de direção diurna,
retrovisores com ajuste elétrico e piscas integrados, tampa da caçamba com
assistência de abertura e fechamento, controle eletrônico de estabilidade,
assistente de partida em rampa, controle automático de descidas e preparação
elétrica para reboque. Externamente, se diferencia pelos para-choques na cor
preta e tem rodas de aço de 16”, calçadas com pneus 255/70 R16 All Terrain de
baixa resistência à rolagem.
A opção seguinte da nova Ford Ranger, a XLS 4x2, com versatilidade
para uso urbano, se destaca na capacidade e robustez para o cliente que não
precisa da tração 4x4. Ela vem com para-choques na cor da carroceria, faróis
full-LED, faróis de neblina halógenos, rodas de liga leve de 17” com pneus
255/70 R17 All Season, câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro. Na
cabine, traz também ar-condicionado para a segunda fileira de bancos,
carregador por indução e partida remota com acionamento do ar-condicionado, por
R$ 234.990.
Ranger XLS 4x4
A nova Ranger XLS 4x4 oferece os mesmos itens, mais a tração nas quatro rodas e pneus 255/70 R17 All Terrain, com preço de R$ 259.990. Já a versão XLS 4WD vem equipada com o motor 3.0 V6 de 250 cv e torque de 61,18 kgfm, transmissão automática de 10 velocidades e tração 4WD, que inclui o exclusivo modo automático de tração nas quatro rodas sob demanda, custando R$ 279.990.
Além de entregar melhor desempenho e dirigibilidade tanto na
estrada como fora de estrada, a Ranger XL 4x4, voltado para o trabalho, tem um
custo operacional de 15% a 20% menor que a principal concorrente. Nessa conta
estão incluídos os gastos com seguro, combustível e manutenção, que somam uma
economia de R$100.000 a cada 200.000 km de uso.
O novo 2.0 Turbodiesel é um motor forte e econômico, com
potência de 170 cv (@ 3.500 rpm) e torque de 41,30 kgfm (@ 1.750-2.500 rpm).
Seu torque em baixa rotação garante arrancadas fortes, com desempenho elástico
e eficiente. Desenvolvido para aplicações severas, já foi testado e aprovado em
milhões de quilômetros por clientes de diferentes mercados do mundo, como
Europa, Ásia, Austrália e África.
Ele é dotado de quatro cilindros, pistões de alumínio, turbo
de geometria variável e uma tecnologia de redução de atrito que proporciona
mais economia e menor nível de ruído. Já é validado para Diesel B20, tem baixas
emissões e faz 10 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada. A versão XL da picape
média vem com uma transmissão manual de seis velocidades.
Configurações de tração
A versão XLS conta com as configurações 4x2, 4x4 e 4WD para atender diferentes tipos de uso com um padrão superior de desempenho e qualidade. A XLS 4x2 é um veículo versátil, voltado para uso urbano. A XLS 4x4 é adequada tanto para aplicações de trabalho como de lazer e a 4WD foi projetada para clientes que necessitam de alta performance, seja para atividades profissionais ou recreativas.
As versões XLS 4x2 e 4x4 vêm com uma nova transmissão
automática de seis velocidades, modelo 6R80, que otimiza a força do motor 2.0
Turbodiesel para entregar um desempenho forte e econômico em todas as condições
de rodagem. Entre outros avanços, essa transmissão incorpora um novo módulo de
controle que aumenta a precisão na troca de marchas. Todas as XLS trazem também
quatro modos de condução (Normal, Eco, Rebocar/Transportar e Escorregadio).
A Ranger XLS 4WD é equipada com o potente motor 3.0 V6 da
Ford, com 250 cv (@ 3.250 rpm) e torque de 61,18 kgfm (@ 1.750-2.500 rpm), que
teve a engenharia desenvolvida no Brasil. Ele é validado para o diesel B20 e
tem consumo eficiente, de 8,9 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada.
Esse motor vem acoplado à nova e exclusiva transmissão
automática de 10 velocidades, com conversor de torque e inovações que geraram
mais de 20 patentes para a Ford. Ela usa um fluido de ultrabaixa viscosidade e
algoritmos de troca adaptativa em tempo real para proporcionar um funcionamento
suave e eficiente, incluindo o recurso de pular marchas (“skip-shift” e “direct
downshift”).
A lista de itens da nova Ranger XLS 4WD inclui, ainda,
câmbio eletrônico E-Shifter, sistema start-stop, freio a disco nas quatro rodas
e freio de estacionamento eletrônico.
Capacidade e robustez
A Ranger de nova geração tem a maior bitola e distância
entre-eixos da categoria (3.270 mm) e é construída sobre um chassi 30% mais
resistente a torções, com longarinas e travessas redesenhadas, feitas de aço
especial. A sua caçamba, de 1.250 litros, é equipada com régua, seis pontos de
amarração de carga, tomada 12 V, trava com chave e tampa com assistência de
abertura e fechamento.
O novo conjunto de suspensão dianteira e traseira da picape
contribui para oferecer a melhor dinâmica veicular, com incomparável
estabilidade tanto na estrada como no fora de estrada. Além de ter um curso 15
mm maior que a geração anterior, ela é a única com amortecedores externos à
longarina em todas as séries.
Os seus recursos off-road incluem capacidade de imersão de 800 mm – a maior do segmento –, ângulo de ataque de 30°, ângulo de saída de 26°, ângulo de transposição de rampa de 22°, protetores inferiores de aço e ganchos de reboque dianteiros e traseiros. As versões com tração 4x4 possuem diferencial traseiro blocante.
Economia
Outro fator de economia é o sistema inteligente de
monitoramento da vida útil do óleo, que permite estender o seu uso até 16.000
km. Em vez de seguir períodos de quilometragem fixa, a troca é determinada
pelas condições reais de uso do veículo, calculada por algoritmos e parâmetros
como regime de uso, temperatura e rotação do motor. O sistema avisa o cliente
próximo do momento da troca, pelo painel e pelo aplicativo FordPass.
“Desde a versão XL, a nova Ranger também já vem com
alternador de 250 A (o padrão normal é 150 A), que facilita futuras
modificações, para a alimentação de equipamentos elétricos auxiliares de
veículos especiais. E ainda traz espaço no motor para acomodar uma segunda
bateria”, destaca Gilmar de Paula.
Toda a linha é equipada com a avançada central multimídia
SYNC 4, com tela touch HD de 10”, conexão com Android Auto e Apple CarPlay sem
fio, Assistência de Emergência, sistema AppLink para aplicativos, Bluetooth e
comandos de áudio no volante. A versão XL tem quatro alto-falantes e duas
entradas USB, e as demais vêm com seis alto-falantes e quatro entradas USB.
A conectividade também é de série, incluindo as funções de
alertas de funcionamento do veículo e de acionamento do alarme, localização do
veículo, travamento, destravamento e acesso remoto a informações do nível de
combustível, odômetro e vida útil do óleo.
Versatilidade de aplicações
Além de uma estrutura completa de venda e pós-venda, a Ford
Pro oferece ao cliente da Ranger todo o suporte na preparação da picape para
aplicações específicas. A marca dispõe de uma área dedicada de engenharia e
instalações para o desenvolvimento e teste de veículos especiais, desde o
projeto até a validação do produto final, e fornece também treinamento para
atender as necessidades de grandes frotistas e entidades governamentais.
Esse trabalho é feito em parceria com os modificadores, que
contam com o programa de certificação Ford Pro Convertor. Por meio desse
programa, reconhecido mundialmente, a Ford Pro certifica os transformadores e
disponibiliza informações técnicas dos produtos, o manual do implementador e um
conjunto de ferramentas de manufatura e engenharia para que eles possam
realizar um serviço de qualidade, preservando o desempenho e a garantia
original do veículo.
Como exemplos dessa preparação, a Ford Pro apresentou dois
modelos da nova Ranger. Um deles, equipado como viatura de força tática da
polícia, traz blindagem, para-choque de impulsão, luzes de sinalização, cela
humanizada para transporte de detentos, canil e compartimentos para armas e
bagagem. O outro é uma picape para uso em mineração, com suspensão elevada,
barras de proteção integradas aos estribos e forros de proteção na cabine,
entre outros acessórios especiais.