Com mais de 600 marcas presentes, a Fenatran 2024, que está sendo realizada no São Paulo Expo, apresenta as novas tecnologias para a redução de emissões. Essa é a tônica da 24ª edição da maior feira do transporte rodoviário de cargas e Logística da América Latina. Afinal, as novas soluções para a descarbonização vão marcar o futuro do setor.
O evento apresenta importantes lançamentos de caminhões e suas novas tecnologias, implementos rodoviários, acessórios e serviços para toda a cadeia do segmento de transporte rodoviário de cargas. Das mais de 600 marcas expositoras, 74 marcas participam pela primeira vez da Fenatran.
Todas as montadoras presentes na feira apresentam novas tecnologias para a redução de emissões. DAF, Ford, Iveco, Mercedes-Benz, Scania, Volkswagen Caminhões e Ônibus e Volvo trazem novidades com exposição de modelos elétricos, movidos a biodiesel, gás ou biometano. Um bom exemplo é o caminhão eletrificado, com tecnologia híbrida/diesel, que a Volkswagen mostra na feira, ainda em forma de conceito.
Além de ser a maior e a mais concorrida dos últimos tempos essa edição da da Fenatran é a mais focada na utilização de combustíveis alternativos e novas matrizes energéticas. Os visitantes da feira estão tendo a oportunidade de ver de perto, em cada estande, os esforços de toda a indústria a caminho da transição energética mais sustentável.
Marcas e lançamentos
IVECO
O caminhão S-Way a gás biometano é uma das principais atrações da Iveco na Fenatran 2024, juntamente com o a versão S-Way Metálica, modelo em alusão à banda de rock Metállica que possui um caminhão de visual black, rocker, para rodar pelas estradas europeias. A novidade virá para o Brasil com 24 unidades apenas. O Metálica tem tração 6x4 e opções de motores com potência de 470 cv e 540 cv.
SCANIA
O principal destaque da Scania na Fenatran 2024 é o No estande da Scania o brilho maior fica por conta do caminhão 30 G, o primeiro cavalo mecânico elétrico do Brasil. O bruto tem autonomia de 250 km e preço de R$ 2,5 milhões. O seu motor elétrico desenvolve 310 cv de potência. A fabricante alemã WVCO apresenta também na Fenatran o caminhão P 280 6x4 XT (7 litros) – 'Light Construction' – para a construção civil, além da edição comercial Performance G-Line 370, de 370cv, dos semipesados de 7 litros com novas potências (250cv e 280cv), do Super B100 (100% movido a biodiesel) e a nova versão a gás de 650 km de autonomia.
VOLVO
A Volvo apresenta uma versão exclusiva do seu caminhão pesado FH, alusiva aos 30 anos do modelo. O gigante das estradas em sua versão especial FH 30 anos terá produção limitada de 60 unidades. Serão 30 da configuração com tração 6x2 e motor de 500 cv de potência, e 30 com tração 6x4 e 540 cv. No estande da marca sueca a palavra de ordem é a conectividade e a tecnologia embarcada, ingredientes voltados para melhorar a vida do caminhoneiro e promover a redução dos custos da viagem.
MERCEDES-BENZ
As famílias de caminhões Actros Evolution, Actros Estrela Delas, Actros 2045, 2548 e 2553 com suspensão metálica, Accelo, nas versões 917, 1117 e 1417 6x2, Arocs 4051 8x4 madeireiro, Atego 1719 Full Air para bebidas e cargas mais sensíveis e novos modelos Accelo 917, 1117 e 1417 6x2 para os segmentos de caminhões leves e médios são as atrações no estande da Mercedes-Benz. Para o próximo estão previstos o início dos testes, envolvendo clientes, com caminhões elétricos à bateria com zero emissões que fazem parte do portfólio global da Daimler Truck. São eles: Mercedes-Benz eActros e o caminhão leve conhecido na Ásia e na Europa como FUSO eCanter. O eActros é produzido na Alemanha e o eCanter no Japão e em Portugal.
VOLKSWAGEN
No estande da Volkswagen a eletrificação, sustentabilidade e as tecnologias de segurança e logística movimentam o espaço. Destaques para os caminhões Constellation Biometano e o caminhão-conceitual Meteor Hybrid. Outra boa novidade da marca revelada no evento é a nova geração do elétrico leve e-Delivery. A versão do Constellation movido a biometano é o caminhão a gás com autonomia mais elevada do mercado (a marca não anunciou sua autonomia). A marca disse, porém, que caminhão abastecido com biometano apresenta uma redução de até 90% das emissões de CO2, comparado ao modelo com motor diesel.
FORD
A Ford Pro mostra na Fenatran as novidades em produtos e serviços pós-venda que dão sequência à expansão das suas operações de veículos comerciais na América do Sul. Além da nova Linha Transit e da exibição da Nova Ranger Cabine Simples, a marca lança o Serviço Móvel, que leva a oficina até o local do cliente. A mostra da Ford Pro inclui também veículos especiais: uma Transit Vidrada com 19 lugares, uma E-Transit executiva de 15 lugares, uma Transit Chassi modificada para os bombeiros e uma Ranger Cabine Dupla preparada para mineração. Outro exemplo da versatilidade da linha é uma E-Transit modificada como coffee truck, desenvolvida para oferecer experiências Nespresso no estande.
DAF
A DAF lança na feira três novos caminhões CF com foco vocacionais para operações em mineradoras, construção civil e florestal, além da novidade do novo motor Paccar de 9 litros. Para o segmento de mineração a novidade é o modelo CF 8x4 e 6x4. Pode ser aplicado em carrocerias basculantes, plataformas e bomba de concreto. A versão florestal é indicada para o setor do transporte de madeiras, bem cimo canavieira. Pode ser atrelado a reboque e guindastes pesados. Por sua vez, a versão CF Construção, com vocação para a construção civil, se encaixa também no segmento do agronegócio.