A Scania comercializou 14.048 caminhões de janeiro a setembro deste ano no mercado brasileiro. Com isso, a fabricante sueca foi a que mais cresceu tanto no segmento acima de 16 toneladas (70,5%) quanto na categoria dos pesados (68,5%). A marca foi ainda a que teve o maior avanço em participação a partir de 16 t (15,8%) e nos pesados (7,4%). Nos semipesados, o montante emplacado foi de 1.063 unidades, numa alta de 98,7% em relação ao mesmo período de 2023.
Atualmente, no ranking dos 10 caminhões mais emplacados da Fenabrave, a Scania é a única a ter (quatro) modelos. “O ano de 2024 tem sido muito especial para a Scania. Comemoramos, em maio, o marco de 500 mil caminhões produzidos no Brasil. Estamos prestes a celebrar os 80 mil caminhões da nova geração emplacados desde o início das entregas, em 2019”, diz Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil.
De janeiro a setembro, a marca registrou um volume histórico em sua faixa de atuação, acima de 16 t, que agrega os semipesados e os pesados. No segmento fora de estrada a Scania também se destaca com 1.340 unidades vendidas. Os resultados, segundo Alex Nucci, comprovam o quanto as soluções de produtos, serviços e alternativas financeiras da Scania estão oferecendo de máxima rentabilidade e disponibilidade.
O caminhão pesado R 450 Plus, com 3.336 unidades no acumulado, continua como campeão de vendas e a gama Super mantém sua eficiência energética e superior economia de combustível em comparação aos concorrentes. Os modelos com tração 6x4, especialmente, o 560 R Super, com o novo cardan reto. Vale lembrar que a linha de semipesados Scania já conta com a opção de motor Euro 6 de 7 litros e a caixa G25, do Super.
O Scania Super, lançado no final de 2022, foi o único da indústria a trazer um trem de força totalmente novo para atender a lei de emissões Proconve P8/Euro 6. A gama continua sendo imbatível na redução de consumo de combustível chegando a até 28% sobre a geração anterior.
Acumulado
No acumulado do ano, a Scania se destacou nos dois segmentos em que atua. Na faixa a partir de 16 t, a fabricante emplacou 14.048 unidades, alta de 70,5% sobre o mesmo período de 2023 (8.240). Por outro lado, o mercado registrou 91.098 unidades, acréscimo de 17,3% sobre 2023, nos nove meses do ano. A participação de mercado pulou de 13,8% para 19,6%.
Nos pesados, a Scania registrou 12.985 unidades, aumento de 68,5% sobre o mesmo período de 2023 (7.705). O mercado emplacou 46.392 unidades, subida de 22,2% em comparação a 2023. A participação da marca cresceu de 20,6% para 28%.
Nos semipesados, por sua vez, o volume da Scania chegou a 1.063 unidades, numa alta de 98,7% em relação ao mesmo período de 2023 (535). A participação subiu de 2,4% para 4,3%. O modelo campeão de vendas é o P 320 8x2 com 934 unidades comercializadas.
No ranking dos 10 caminhões mais emplacados do ano da Fenabrave, a Scania é a única marca a ter quatro modelos. O mais vendido da fabricante é o R 450 Plus (3.336 unidades). Os outros integrantes da lista são o R 460 (2.528), R 540 Plus (2.237) e o 560 R Super com 1.853 unidades registradas.
Outro ponto de destaque é a influência do portfólio de combustíveis alternativos, que contribui na redução de CO2 e os clientes estão demandando cada vez mais. Só em 2024, a Scania já vendeu 400 veículos movidos a gás e biodiesel, liderando este segmento no Brasil. No total, são quase 2.500 unidades vendidas.