A BYD, já conhecida no Brasil com seus veículos 100%
elétricos Tan EV, Han EV e D1 EV, lança mais dois modelos no mercado brasileiro.
No mesmo momento em que apresentava seu primeiro SUV médio, o Song Plus DM-i,
com a inédita tecnologia híbrida Plug-in, a gigante chinesa surpreendeu com outro
lançamento: o do também SUV médio Yuan Plus EV 100% elétrico.
As primeiras unidades do novo Song Plus Híbrido Plug-in, com
preço de R$ 269.990, serão entregues ainda no mês de dezembro. Esse mesmo valor
foi anunciado para o Yuan Plus elétrico. Com o SUV Song Plus DM-i, cujo
primeiro lote chegou ao País com 200 unidades, a BYD inicia uma nova fase da
marca no Brasil, com a comercialização de modelos híbridos plug-in.
Song Plus DM-i
O #DMAutos já andou no Song Plus DM-i, a convite da marca chinesa. O novo SUV híbrido plug-in da chega com uma excelente proposta para concorrer diretamente com o Jeep Compass 4xe. O lançamento da BYD traz amplo espaço interno, design dinâmico, luxuoso e excelente desempenho proporcionado pelo pelos 235 cv de potência extraídos da combinação dos motores a combustão e elétrico.
O Song Plus DM-i com a inédita tecnologia híbrida plug-in da
marca é o quarto veículo de passeio anunciado e apresentado ao público nacional
em apenas um ano. No final de 2021, a empresa anunciou sua estreia entre os
carros de passeio ao apresentar o TAN EV, primeiro SUV de sete lugares 100%
elétrico. Em abril deste ano, foi a vez do lançamento do sedã elétrico de luxo
HAN EV.
Em julho, o D1 EV foi lançado. Pertencente à categoria MPV
(Multi Purpose Vehicle), com soluções inovadoras, o modelo criou um referencial
de mobilidade e transporte, principalmente ao segmento corporativo, aplicativos
de transporte, locadoras de veículos e órgãos públicos.
Modos de utilização
O novo SUV Song Plus DM-i, que nos surpreendeu pelas qualidades
que possui, é o primeiro veículo da BYD a chegar ao Brasil com a exclusiva
tecnologia super híbrida plug-in DM-i. São vários benefícios, incluindo baixo
consumo de combustível, rápida aceleração, dirigibilidade suave, além de baixa
emissão de CO2.
A tecnologia super híbrida DM-i é capaz de mesclar os modos
de utilização. Para curtas distâncias, por exemplo, usa o sistema elétrico
(maior economia). Já para longas distâncias, de forma inteligente, aciona o
modo híbrido, unindo o motor térmico ao elétrico.
O sistema DM-i leva em consideração, tanto o desempenho,
quanto a eficiência energética. São 3 módulos de direção na tecnologia híbrida
do Song Plus DM-i: modo EV, modo paralelo HEV e modo HEV série.
O modo EV ocorre quando o veículo roda em baixas e médias
velocidades. Essa possibilidade oferece todas as vantagens de alto torque, alta
eficiência e baixo ruído do motor. É o módulo adequado para uso urbano:
econômico, suave, silencioso e zero consumo de combustível fóssil.
Motor a combustão
Já o modo paralelo HEV concilia o motor à combustão mais a
geração de energia de alta eficiência. Geralmente em baixas e médias
velocidades e sob rápida aceleração, o motor e a energia da bateria juntos
fornecem energia de acionamento ao motor elétrico: baixo consumo de
combustível, baixo ruído, alta potência, condição muito próxima aos modelos
puramente elétricos.
O modo HEV série, por sua vez, entra em operação quando o veículo está em alta velocidade, com o motor à combustão e o elétrico cooperando de forma eficiente, impulsionando o veículo na melhor zona de trabalho e ainda economizando energia.
Tecnologia DM-i
A tecnologia híbrida DM-i é o maior diferencial do Song Plus. Além de oferecer a possibilidade de condução 100% no modo elétrico, sem emissões de CO2 quando está em modo híbrido, prioriza o uso da motorização elétrica, com o motor térmico entrando em funcionamento para auxiliar o eletrificado.
O Song Plus DM-i está equipado com dois motores. Um, a
gasolina, e o outro elétrico. O primeiro de 1.5 litros, de ciclo Atkinson,
injeção multiponto, quatro cilindros e 16 válvulas. Gera 110 cv de potência a
6.000 rpm e torque máximo de 135 N.m a 4.500 rpm. O elétrico produz potência
máxima de 179 cv, com torque máximo 316 N.m.
O conjunto leva o Song Plus DM-i de 0 a 100 km/h em 8,5
segundos e conta com autonomia (ciclo NEDC) 100% elétrica de 51 km com carga
total da bateria. Rodando no modo híbrido a autonomia ultrapassa os 1.000 km. A
transmissão, ao não utilizar marchas definidas, otimiza o funcionamento do
sistema DM-i.
Bateria Blade
O novo SUV BYD traz a avançada e segura bateria Blade, com
vida útil de oito anos. Ela foi projetada em forma de lâmina com função
estrutural e não possui estrutura modular, permitindo até 50% mais células no
mesmo espaço e aumentando a sua densidade energética. Sua capacidade é de 8,3
kWh, com tempo de carga total de 2,5 horas, quando utilizado um carregador AC
de 3,3 KW.
O novo Song Plus DM-i chama muita atenção logo no primeiro olhar. Seu design, afinal, é bastante atraente. Suas linhas agressivas e os faróis Full LED que “lembram um dragão gigante com os olhos abertos”. Essa assinatura visual e o espírito empreendedor urbano reúnem a elegância esguia dos sedãs e o dinamismo dos modelos SUV, ao seu baixo índice de arrasto aerodinâmico.
As junções da cobertura da cabine com a linha de ombros
adotam um design oculto, único na classe, mostrando o excelente acabamento da BYD
na fabricação de automóveis.
Destaques
Aliás, são inúmeros detalhes que despertam a atenção para o
novo SUV BYD. Outros destaques do Song Plus são a grade frontal, ressaltada por
finas e requintadas tiras decorativas cromadas, que dão mais nobreza ao design.
Os retrovisores externos possuem ajuste elétrico, são escamoteáveis e contam
com desembaçador elétrico.
Na traseira, o BYD Song Plus DM-i traz lanternas em LED
conectadas, oferecendo uma iluminação maior, mais atraente e que aumenta a
visibilidade do veículo. As lanternas e o brake light Skyline são integradas e
proporcionam maior segurança, seguindo a tendência atual.
O logo “Build Your Dreams” está estampado entre elas,
propiciando um toque especial. As rodas de liga leve de 19” e alto brilho, com
grandes arcos pronunciados, remetem à esportividade do conjunto, com pneus de
dimensões 235/50 R19.
Porta-malas
O Song Plus DM-i dispõe ainda de um dos maiores porta-malas
do segmento, com 574 litros, superando muitos veículos já consagrados do
segmento automotivo. Com os bancos traseiros rebatidos, o espaço chega a 1.477
litros.
A abertura da tampa do porta-malas do Song Plus DM-i é
possível pelo acionamento de um botão localizado na própria tampa. Pode ser
feita por meio da chave do veículo e também acionando um botão localizado na
porta do motorista, de forma elétrica tanto para a abertura quanto para o
fechamento.
O interior do BYD Song Plus DM-i remete ao luxo. Foi
concebido para oferecer um elevado nível de sofisticação e comodidade, a
começar pelo amplo espaço interno. O painel é 100% HD digital personalizável, com
12.3 polegadas e o volante multifuncional com controles diversos.
Os bancos se adequam perfeita e ergonomicamente ao corpo
humano. Os dianteiros possuem ajustes elétricos e são dotados de aquecimento e
ventilação.
Iluminação ambiente
A iluminação ambiente pode ser configurada com 31 opções de
cores. O painel 100% HD digital personalizável com 12.3 polegadas conta com
display de fácil visualização e múltiplas informações. Além de ótima resolução
e moldura ultra estreita.
Desenvolvida em sistema Android, conta com monitoramento em
tempo real do progresso do sistema e suporta expansão para equipamentos
periféricos. Destaque ainda para o acabamento e elementos de alumínio escovado
acima dos alto-falantes e ao redor das saídas de ar.
Um item à parte de alta tecnologia e sofisticação é a central multimídia Touch de 12,8”, com 9 alto-falantes de alta-fidelidade, marca Dirac. Assim, o modelo traz uma verdadeira cabine imersiva de música comparável às principais modelos de automóveis premium do mercado.
O ar-condicionado dual zone, com regulagem de temperatura
independente -- configurável na tela da multimidia -- e também saída para os
bancos traseiros, completa a atmosfera muito confortável e convidativa do
interior do veículo, que ainda conta com grande teto solar panorâmico angular
elétrico, com anti-esmagamento e sensível ao toque.
O Song Plus DM-i dispõe de volante multifuncional com
controles de áudio e tecnologias semiautônomas, carregamento de celular por
indução (Wireless), saída de ventilação traseira e entradas USB.
Outros equipamentos
Conta também com outros diferenciais, como controle de
estabilidade (ESP), controle de tração TCS), assistência de partida em rampa
(HHC) e também descida (HDC), sensores de estacionamento, sensores de ponto
cego, chave keyless para abertura e fechamento e sistema de ignição por botão,
entre outros itens.
A segurança, ativa e passiva, está retratada em cada detalhe do BYD Song Plus DM-i. Por exemplo, o modelo possui suspensão independente McPherson na dianteira e independente multi-link na traseira.
O novo SUV híbrido plug-in da BYD permite ajustes
automáticos de suspensão, adequados para os deslocamentos do dia a dia.
Dependendo do tipo de piso, absorve as irregularidades com total controle,
oferecendo uma condição dinâmica suave e confortável. O sistema de freios é do
tipo regenerativo inteligente, com discos ventilados na dianteira e discos
sólidos na traseira. A tração do modelo
é dianteira (FWD).
Câmera 360º
O Song Plus DM-i conta com um sistema inteligente, como suas
câmeras com função panorâmica 360°. Ou seja, pode-se visualizar ao redor e
observar a parte inferior do veículo, não havendo ponto cego no campo de visão.
Some a isso, o sistema Adaptive Cruise Control (ACC), que
permite ao condutor não apenas estabelecer a velocidade que o veículo deve
trafegar, mas também ajustar a distância que deseja manter em relação ao carro
à frente, ampliando o conforto e a segurança.
Seis airbags (airbags dianteiros, laterais dianteiros,
cortinas de ar laterais dianteiras e traseiras), assistente de permanência em
faixa, sensor de ponto cego, reconhecimento de sinais de trânsito, assistente
de frenagem de emergência, sensores de pressão dos pneus e o sistema ISOFIX
fazem parte do pacote de segurança do Song Plus DM-i.
O SUV médio tem 4.705 mm de comprimento, 1.890 mm de largura
e 1.680 mm de altura e entre eixos de 2.765 mm, o maior de sua categoria. Seu
peso em ordem de marcha é de 1.700 kg.
Cores
O veículo será disponível em versão única de mercado e cinco
cores: Emperor Red (Vermelho), Delan Black (Preto), Time Grey (Cinza), Snow
White (Branco) e Dome Blue (Azul). A garantia do Song Plus DM-i é de cinco anos
ou 200 mil quilômetros rodados (sistema elétrico do PHEV + baixa tensão +
chassis). A bateria Blade contará com garantia de oito anos ou 200 mil
quilômetros.
Yuan Plus 100% elétrico
O estreante modelo 100% elétrico Yuan Plus EV é o quinto lançamento da chinesa BYD no mercado brasileiro. Lançado em versão única por R$ 269.990, mesmo preço do Song Plus DM-i Híbrido Plug-in, o inédito SUV médio elétrico da BYD rende 458 cv de potência, 31,6 kgfm de torque e oferece autonomia de 458 km com uma carga completa.
O modelo vai de 0 a 100 km/h em apenas 7,3 segundos
e conta com os modos de condução Normal, Eco e Sport. É equipado com bateria
BYD Blade de 60 kwh, que pode ser recarregada em até 1h30m em estações de
recargas rápidas.
O Yuan Plus EV mede 4,45 metros de comprimento, 1,61 metro
de largura, 1,87 de altura e 2,72 metros de entre-eixos. Suas linhas externas
expressam robustez e o design é inspirado no dragão chinês. A grade frontal
toda fechada – característica dos veículos elétricos - mostra logo tratar-se de
um veículo elétrico.
Desenvolvido sobre a plataforma e-Platform 3.0,
o modelo traz faróis Full LED com DRL integrados, com destaque para o filete de
LED que une as duas peças. Seu visual externo ganha charme também nos retrovisores
externos, com repetidor de seta integrados, na cor da carroceria, além do rack
de teto, spoiler e lanternas em LED. O interior traz central multimídia giratória
de 12,8 polegadas.