O Audi Q5 TFSIe quattro, primeiro veículo híbrido Plug-In global da marca no mercado brasileiro, chega ao País com preço inicial de R$ 435.990. O Q5 eletrificado é oferecido no nas carrocerias SUV e Sportback, em duas versões de acabamento (Performance e Performance Black). O modelo teve o seu primeiro lote praticamente esgotado no fim do mês de setembro, com 258 das 297 unidades emplacadas no país.
Fabricado na planta de San José
Chiapa, no México, o modelo está disponível nas carrocerias SUV e Sportback. O
Audi Q5 TFSIe quattro inaugura no país a nova família de motores híbridos
Plug-In (PHEV), que oferecem a última geração da bateria de alta capacidade da
fabricante.
O Q5 TFSIe quattro é equipado com
o novo propulsor 2.0 TFSI a combustão, que representa a terceira geração do
motor EA888 e desenvolve 252 cavalos de potência e 370 Nm de torque.
Motor elétrico
O motor atua em conjunto com um propulsor elétrico síncrono de imãs permanentes (PSM), com 105 kW (143 cv) de potência máxima e até 350Nm de torque máximo já disponível em baixas rotações. Com a potência combinada, o Audi Q5 TFSIe quattro desenvolve 367 cv e 500 Nm de torque.
O conjunto mecânico é acoplado à
transmissão S tronic de sete velocidades. Sua aceleração de 0 a 100 km/h é
concluída em apenas 5,3 segundos e a velocidade máxima (limitada
eletronicamente) é de 210 km/h. No modo puramente elétrico, cuja autonomia é de
56 a 62 quilômetros (ciclo WLTP), a velocidade máxima é de 135 km/h.
"Estamos orgulhosos com a
receptividade dos nossos clientes ao novo Q5 TFSIe quattro, o que reforça a
tendência do mercado em consumir cada vez mais opções sustentáveis de
mobilidade", declara Daniel Rojas, Presidente e CEO da Audi do Brasil.
Garantia da bateria
A bateria em íon-lítio de alta
tensão tem garantia de oito anos (ou até 160 mil quilômetros) e está localizada
abaixo do piso do porta-malas. Ela é composta por 104 células prismáticas e
possui capacidade de armazenamento de energia de 17,9 kWh com uma tensão de 381
volts.
Para o controle ideal de
temperatura, o seu circuito de refrigeração é conectado tanto ao circuito de
refrigeração do sistema de ar-condicionado quanto ao circuito de baixa
temperatura que alimenta o motor elétrico.
Para realizar o carregamento da
bateria de forma prática e segura, os modelos TFSIe da linha Q5 vêm de série
com um sistema de carregamento compacto para garagem. O Q5 TFSIe quattro pode
ser recarregado também em tomadas domésticas ou em tomadas industriais.
A condução do Audi Q5 TFSIe
quattro conta com quatro modos de operação. O modo elétrico é ativado
automaticamente quando acionado o sistema de navegação por satélite, mas também
pode ser selecionado manualmente por meio do botão seletor.
Nesse modo, a carga da bateria é distribuída de forma otimizada ao longo da rota para manter o consumo de energia no mínimo, sobretudo em condições de congestionamentos e tráfego intenso. O modo híbrido é acionado com base em uma vasta quantidade de dados, que incluem limites de velocidade, tipos de estradas, subidas e descidas no trajeto, distância total até o destino e perfil da rota escolhida.
Recuperação de energia
Quando o motorista retira o pé do
acelerador, o sistema de gerenciamento de direção decide, conforme a situação,
entre a desaceleração com o motor desligado e a recuperação de energia, ou
seja, a recuperação de energia cinética e sua conversão em energia elétrica.
O propulsor elétrico realiza todas as desacelerações leves de até 0,1 g e pode gerar uma potência de até 25 kW. A recuperação do freio se estende até 0,2 g e pode recuperar até 80 kW de energia elétrica. Já os freios a disco hidráulicos são acionados somente durante desacelerações maiores que 0,2g.
O sistema Assistente de
Eficiência Preditiva (PEA) ajusta o comportamento de recuperação por inércia.
Ele usa as informações das rotas anteriores que constam no banco de dados de
navegação e monitora a distância até o veículo à frente, utilizando sinais da
câmera e do radar. Uma vez que o controle de cruzeiro adaptativo (ACC) está
ativado, o PEA auxilia o motorista freando e acelerando automaticamente para
aumentar ainda mais a eficiência e o conforto.
Quando o condutor não está utilizando
o controle de cruzeiro adaptativo (ACC), ele recebe dicas sobre o momento certo
de aliviar a pressão do acelerador. Essas dicas possuem integração com o pedal
do acelerador e Audi Virtual Cockpit, que exibe informações relativas aos
cruzamentos, curvas, rotatórias, saídas de rodovia e tráfego à frente.
Modos de condução
Além do modo de condução híbrido,
o motorista pode escolher outros dois modos. O modo EV (Veículo Elétrico) é o
padrão sempre que o veículo é ligado e conduzido exclusivamente no modo
elétrico, desde que o condutor não pressione o pedal do acelerador até o seu
fim de curso. No modo Hold, a capacidade da bateria é mantida no estágio atual.
Já no modo Charge, o sistema de gerenciamento de acionamento aumenta a
quantidade de energia na bateria.
O Audi Q5 TFSIe quatro híbrido Plug-In esbanja um visual imponente, com linhas musculosas e curvas dinâmicas. Na dianteira, o conjunto óptico é separado pela ampla grade frontal Singleframe octogonal e saídas de escape trapezoidais que revelam toda a sua esportividade.
Internamente, a cabine é revestida de materiais nobres e sofisticados. A posição elevada dos bancos garante uma visão panorâmica ao motorista e passageiros e a iluminação ambiente contribui com a sensação de requinte a bordo. Há amplo espaço a bordo para cinco ocupantes, os bancos traseiros podem ser deslocados longitudinalmente e o ângulo do encosto pode ser ajustado.
Os equipamentos disponíveis
incluem ar-condicionado automático de três zonas, painel de instrumentos
digital Audi Virtual Cockpit, com resolução full HD de 12,3 polegadas e o
sistema de entretenimento MMI touch, com tela sensível ao toque e conectividade
com as plataformas Android Auto e Apple Carplay.
Audi Q5 TFSI ainda mais
potente
Além da inédita motorização
híbrida, a Audi segue comercializando o Audi Q5 com motor a gasolina. O veículo
conta com o premiado motor 2.0 TFSI ajustado para entregar 265 cv de potência e
torque de 370 Nm. A transmissão é a S tronic de dupla-embreagem e sete
velocidades que oferece rápida troca de marchas e acelera de 0 a 100 km/h em
6,1 segundos.
O Audi Q5 traz controle de cruzeiro adaptativo e aviso de saída de faixa, lanternas com três tipos de assinaturas exclusivas, display com tela sensível ao toque, tecnologia de assistência elétrica de 12v, suspensão Multlink e a icônica tração quattro com tecnologia ultra. O modelo com o motor a gasolina está disponível nas concessionárias a partir de R$ 366.990,00 na modalidade venda direta.