A retenção de clientes é um indicador que mostra o quanto os consumidores são fiéis a uma empresa e a habilidade da empresa em mantê-los ao longo do tempo.
Ela não apenas mede a quantidade de clientes retidos, mas também avalia a satisfação destes, o comportamento, o envolvimento com a marca e a conexão emocional estabelecida.
E você sabia que manter os clientes que você já tem é mais importante e barato do que conseguir novos? É verdade!
Para evitar gastos em campanhas de prospecção, é imprescindível manter os clientes que já temos fiéis à nossa marca.
Aqueles clientes que já são fiéis tendem a indicá-la para amigos e familiares, fazendo um Marketing boca-a-boca positivo e se tornando verdadeiros embaixadores do negócio.
E quando se trata de e-commerce, a retenção de clientes é obrigatória!
As empresas que vendem online precisam se esforçar para manter seus clientes fiéis por um longo tempo, porque convenhamos, é difícil convencer as pessoas a fazerem a primeira compra em um ambiente virtual.
Não basta apenas conquistar clientes, é preciso mantê-los engajados! Por isso, o engajamento é um fator crítico para a retenção.
As empresas precisam investir em estratégias que estimulem os clientes a se conectarem emocionalmente com a marca e se envolverem em um nível mais profundo.
E aí, quer saber mais? Aqui vamos explorar tudo sobre a retenção de clientes, desde a definição até o significado por trás disso tudo.
E tem mais, reunimos 4 dicas para ajudá-lo a manter seus clientes fiéis por muito tempo. Afinal, sabemos que é difícil conquistar clientes e ainda mais difícil mantê-los.
Então, se você quer aprender como garantir a fidelidade do seu público, fique de olho em nossas dicas!
O que é retenção de clientes e como ela pode ajudar sua empresa?
E aí, quando a gente fala de Marketing Digital, o que é essa tal de retenção de clientes?
Para simplificar, é a capacidade da empresa em manter seus clientes ativos e satisfeitos.
No caso do e-Commerce, retenção significa não apenas conseguir que o consumidor faça uma compra, mas sim incentivá-lo a se manter engajado no Site, estimulando a aquisição de novos produtos/serviços.
E a retenção de clientes tem repercussões diretas nos lucros de uma empresa.
De acordo com uma pesquisa da Bain & Company, aumentar a taxa de retenção em apenas 5% pode aumentar os lucros de 25% para 95%. É ou não é para prestar atenção?
Para isso, é preciso conquistar o cliente desde a primeira compra, seja ela online ou offline.
Aprenda com os grandes: como reter clientes e fortalecer seu negócio
Mau atendimento ao cliente é um verdadeiro tiro no pé para qualquer negócio, afastando clientes fiéis e gerando um grande estrago na reputação da empresa.
Com a era das redes sociais e da gratificação instantânea, as expectativas dos consumidores estão nas alturas, exigindo uma presença online forte e uma experiência de compra satisfatória em todos os canais possíveis.
Para exemplificar, temos a gigante do e-Commerce, Nike, que adotou uma abordagem Omnichannel para reter seus clientes, fundindo o mundo real e digital em uma só experiência.
Isso significa que a marca está por toda parte onde seus clientes estão. Oferecendo assistência e atendimento por meio de vários canais, como o Site, vídeos informativos, bate-papo ao vivo e também no Twitter, onde eles têm uma conta dedicada para tirar dúvidas e solucionar problemas.
Esta estratégia sem dúvida melhora a satisfação do usuário e a taxa de fidelidade, pois fornece uma experiência mais conveniente e satisfatória, algo muito valorizado pelos consumidores.
Aqui a lição é clara: esteja onde seus consumidores estão e invista em aplicativos e redes sociais, para que os clientes possam achar você quando precisarem.
Mas calma, que ainda tem mais!
Uma maneira inteligente de conquistar a lealdade do público é com a análise preditiva, que proporciona uma experiência personalizada e direcionada a cada usuário.
O Spotify, o famoso serviço de Streaming de música, é um ótimo exemplo de como o aprendizado de máquina é útil. Ele usa esse recurso para sugerir novas canções e playlists baseadas nas preferências do usuário.
Isso aumenta o engajamento do consumidor e, consequentemente, a retenção de clientes.
A análise preditiva também tem suas aplicações em outras áreas, como o varejo e o Marketing Digital, por exemplo, recomendando produtos com base nas compras anteriores e oferecendo conteúdo específico para cada usuário.
É uma manobra bastante eficaz que pode ser aplicada praticamente em qualquer tipo de empresa para ampliar a satisfação do consumidor e aumentar a taxa de fidelização.
Retenção de clientes: 4 estratégias para reduzir a taxa de rejeição
Grandes empresários e empreendedores novatos precisam lidar com um grande desafio: fidelizar clientes.
A tarefa pode parecer difícil, mas existem algumas dicas que podem ajudar a manter a clientela fiel à marca.
Confira abaixo as principais recomendações para aumentar a taxa de retenção em e-Commerces e negócios online.
1. Retorno garantido: como investir em e-mails pode aumentar suas vendas online
A princípio, quando se trata de negócios online, a primeira impressão é tudo.
Depois daquela emoção inicial de comprar um produto ou contratar um serviço, a maioria dos clientes volta a lembrar da primeira experiência que teve com a marca.
Se a experiência foi boa, as chances de manter a lealdade do cliente são muito grandes.
Por isso, uma estratégia chave para reter os clientes é um bom processo de integração. E não se assuste, não é nada complicado!
É só uma forma de ajudar o cliente a se sentir confortável e satisfeito com o que adquiriu, oferecendo um suporte personalizado, prático e que minimize qualquer problema ou confusão que possa surgir.
Por exemplo, se você tem um e-Commerce de roupas, pode incluir um guia prático de como cuidar das peças e combinar diferentes looks, ou até mesmo um bate-papo ao vivo para tirar dúvidas sobre tamanhos e modelos.
Tudo isso ajuda no engajamento do público e a deixá-lo mais próximo da sua marca.
Então, fica a dica: invista em um processo de integração eficiente e personalizado para fidelizar seus clientes e garantir o sucesso do seu e-Commerce nos próximos anos!
2. Experiência do cliente: a importância de um suporte personalizado para o sucesso do seu e-Commerce
Se você tem um negócio online, é importante manter uma comunicação contínua com seus clientes.
Embora muitos considerem as redes sociais a melhor maneira de alcançar o público, o bom e velho e-mail ainda é a principal forma de contato entre os clientes.
Na verdade, há cerca de 4,03 bilhões de usuários de e-mail em todo o mundo! Além disso, o e-mail apresenta um dos melhores retornos sobre investimento do Marketing Digital, com um retorno de US$44 para cada US$1 gasto, como aponta a Campaign Monitor.
Para manter o engajamento é, então, importante manter a consistência em suas comunicações.
Um jeito legal de colocar isso em prática é enviar e-mails customizados com promoções especiais para quem acessou seu Site recentemente, como forma de incentivar as pessoas a concluírem suas compras.
Dessa forma, você estará mantendo seus clientes engajados e, ao mesmo tempo, impulsionando suas vendas.
3. Transformando reclamações em fidelidade
No Marketing Digital, ser persistente é a chave.
Se um cliente sai do seu Site sem comprar ou se inscrever, não desista! Utilize a tática de e-mail de carrinho abandonado para reaver o cliente, não apenas o negócio.
Contudo, é bom ficar atento: atender às reclamações dos clientes pode transformá-los em fiéis à sua marca.
E olha só que dados interessantes: um estudo realizado pela Social Media Today confirma que, se uma empresa soluciona seu problema de forma ágil e eficiente, 95% dos clientes voltarão a fechar negócios.
Então, hora de agir e tomar a iniciativa!
Se um cliente tiver algum problema com um produto, dê uma resposta pronta e eficaz, como um reembolso ou uma outra alternativa, e veja como isso pode melhorar o engajamento dele com a sua marca.
4. Como as redes sociais podem ajudar a construir uma marca forte no e-Commerce
No mundo do Marketing Digital e do e-Commerce, a opinião dos clientes pode fazer toda a diferença.
Imagine que você acabou de comprar um novo celular e adorou a experiência. Naturalmente, você contaria a seus amigos e familiares sobre a empresa que o vendeu, certo?
Agora, imagine que essa empresa o recompensou por sua lealdade, oferecendo um cupom de desconto para sua próxima compra. Não seria incrível?
É por isso que muitas empresas de e-Commerce criaram programas de recompensas para incentivar seus clientes a compartilhar sua experiência com amigos e pessoas próximas.
Além disso, quando alguém menciona sua empresa nas redes sociais, é uma boa oportunidade de agradecer em público e mostrar que você valoriza os seus clientes.
Por que escolher a V4 Company para ajudar sua empresa a focar na retenção de clientes
Você sabia que fidelizar clientes é tão importante quanto conquistá-los? Isso mesmo!
A retenção de clientes é uma estratégia crucial para o sucesso de qualquer negócio. Ao final das contas, um cliente leal não só realiza compras de forma recorrente, como também recomenda a sua empresa para outras pessoas.
E se você está procurando uma assessoria de Marketing para te ajudar com isso, a V4 Company é a escolha perfeita!
Graças à sua estratégia única no setor de Marketing e Vendas, os CEOs, COOs e tomadores de decisões podem obter resultados incríveis em suas empresas.
Mas afinal, você sabe o que é uma assessoria de Marketing?
Bem, é um serviço que oferece aconselhamento e suporte para ajudar empresas a atingir seus objetivos de Marketing.
Desde o planejamento de campanhas publicitárias até a avaliação de dados, eles dispõem de um time de especialistas para ajudar seu negócio a prosperar.
E a V4 Company é a melhor escolha para aqueles que querem focar na retenção de clientes. E o melhor, eles já estão há um tempo no mercado e já fecharam parceria com empresas grandiosas tipo o Spotify e a Smartfit.
Então, bora lá, não perca tempo não!
Dá uma olhada na página da V4 Company e descubra mais sobre os serviços da assessoria de Marketing deles. Com certeza, sua empresa irá se beneficiar dessa estratégia poderosa!