Home / Cultura

Cinema

'Tipos de Gentileza' é um dos principais lançamentos desta quinta, 22, nos cinemas

Filme dividido em três histórias interconectadas reúne o diretor de “Pobres Criaturas”, Yorgos Lanthimos, com sua protagonista vencedora do Oscar, Emma Stone

Cena do longa-metragem 'Tipos de Gentileza' - Foto: Atsushi Nishijima/Divulgação Cena do longa-metragem 'Tipos de Gentileza' - Foto: Atsushi Nishijima/Divulgação

Uma das maiores surpresas no Oscar deste ano foi a vitória inesperada de “Pobres Criaturas”, do grego Yorgos Lanthimos, em quatro categorias, incluindo o prêmio de Melhor Atriz para Emma Stone, que prevaleceu contra a favorita Lily Gladstone por “Assassinos da Lua das Flores”. Foi surpreendente pela proposta do longa ter sido algo completamente “fora da caixinha” do esperado de um filme indicado ao Oscar, marca que se tornou registrada de Lanthimos, já indicado a 6 estatuetas. Na quinta, 22, o seu novo trabalho, “Tipos de Gentileza”, também estrelado por Stone, finalmente será lançado nos cinemas do Brasil, prometendo retornar ao cerne de seu cinema pré-Hollywood, melhor exemplificado por “Dente Canino”, de 2009.

Um filme em formato antológico, composto por três histórias aparentemente independentes, porém conectadas, “Tipos de Gentileza” acompanha um homem que tenta recuperar o controle de sua vida após se perder em um caminho incerto; um policial que reencontra sua mulher há muito tempo desaparecida, agora transformada de maneiras que desafiam sua compreensão; e uma mulher que embarca em uma jornada para procurar uma pessoa dotada de habilidades únicas, para ajudá-la a se tornar uma líder espiritual. O longa-metragem reúne Lanthimos com seu co-roteirista frequente Efthimis Filippou, com quem escreveu “Dente Canino”, “O Lagosta” e “O Sacrifício do Cervo Sagrado”.

“Tipos de Gentileza” estrela os mesmos atores em papéis diferentes em cada história. Além da já citada Emma Stone, temos nomes como Jesse Plemons (“Breaking Bad”), Willem Dafoe (“Homem-Aranha”), Margaret Qualley (“Era uma Vez em Hollywood”), Hong Chau (“A Baleia”), Joe Alwyn (“A Favorita”), Mamoudou Athie (“Arquivo 81”) e Hunter Schafer (“Euphoria”). Entre os membros de elenco, um destaque notável em todas as críticas é o desempenho de Plemons, interpretando três personagens que lhe renderam o prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes 2024, despontando-o como um provável indicado ao Oscar 2025 de Melhor Ator.

Cinema estranho

Após dois filmes que tiveram pouquíssima repercussão internacional, Yorgos Lanthimos chamou a atenção da indústria com seu terceiro longa, “Dente Canino”, lançado em 2009. Repleto do senso de humor ácido, absurdo e inexpressivo que marcou seu trabalho posterior, “Dente Canino” ganhou o prêmio Um Certo Olhar no Festival de Cannes e foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2010, representando a Grécia. Depois, veio “Alpes”, vencedor do prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza de 2011, um drama onde uma equipe monta um serviço que personifica recém-falecidos para auxiliar na superação do luto.

Em 2015, veio o primeiro trabalho de Lanthimos em língua inglesa, “O Lagosta”, vencedor do Prêmio do Júri no Festival de Cannes e indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original. Com o mesmo estilo de seus filmes anteriores, o longa acompanha um grupo de solteiros que é confinado em um hotel, onde devem arrumar uma alma gêmea em 45 dias, sendo permanentemente transformados em animais caso falhem. Apenas dois anos depois, o diretor se reuniu com o protagonista de “O Lagosta”, Colin Farrell, em “O Sacrifício do Cervo Sagrado”. Na trama, um cirurgião é amaldiçoado pelo filho vingativo de um ex-paciente, causando reverberações em toda sua família, como uma adaptação livre e contemporânea do mito grego de Agamémnon.

Os seus dois filmes subsequentes, “A Favorita” e “Pobres Criaturas”, ficaram marcados não só por serem vencedores do Oscar, mas também por iniciarem a parceria frutífera de Lanthimos com Emma Stone, que já protagonizou quatro trabalhos do diretor, incluindo o curta “Bleat”, de 2022. Em 2025, Yorgos, Emma e Jesse Plemons se reunirão no longa “Bugonia”, uma refilmagem de uma comédia de ficção-científica sul-coreana de 2003, onde um homem sequestra a CEO de uma empresa farmacêutica por suspeitar que ela é uma alienígena. O filme tem estreia prevista para novembro de 2025 nos cinemas dos EUA.

João Pedro Santos (No Cinema com João Pedro) - jpsantos.jornal@gmail.com

Mais vídeos:

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias