Home / Cultura

CULTURA

São José: Vida e história do pai adotivo de Jesus

São José é considerado um dos santos mais venerados pela igreja católica


		São José: Vida e história do pai adotivo de Jesus

Considerado um dos santos mais importantes da igreja católica, São José sempre foi conhecido por ser o pai adotivo de Jesus, e pra saber um pouco mais sobre a importância de São José, se faz necessário conhecer um pouco dessa história cristã.

São José é uma das figuras mais significativas da igreja, uma vez que é o pai adotivo de Jesus. De acordo com a tradição, Maria tinha 12 pretendentes para se casar e cada um levava um bastão de madeira na mão e quando Maria estava prestes a escolher o pretendente, o bastão de José miraculosamente floresceu e por esse motivo, São José é representado com um ramo com uma flor de lírio.

São José então se tornou noivo de Maria e decidiu deixá-la após saber que ela estava grávida sem ter tido relações com ele. Porém, ele teve uma revelação através de um sonho de que Maria foi concebida de forma milagrosa pelo espírito santo e que esperava um menino que seria filho de Deus. Sendo assim, ele aceitou a situação e se tornou pai adotivo de Jesus.

De acordo com o Pe. Magno Valim da Paróquia Nossa Senhora da Penha, em Aparecida De Goiânia, São José é muito conhecido pelos católicos pela sua popularidade e por ouvir e seguir os chamados de Deus.


		São José: Vida e história do pai adotivo de Jesus
Foto: Reprodução/Redes Sociais. Foto: Reprodução/Redes Sociais

O religioso ressalta a importância de São José como modelo de obediência para os cristãos e do seu significado para igreja, pois é considerado o patrono universal da igreja católica.

Era Judeu religioso e passou toda sua vida cuidando de Jesus e Maria, como um verdadeiro chefe de família. Carpinteiro por profissão, sempre foi exemplo de dignidade e simplicidade. São José também é reconhecido como o protetor da Igreja Católica. É considerado também o Padroeiro das famílias e dos trabalhadores pelo seu ofício como carpinteiro. Foi um trabalhador em prol do sustento de sua família.

A data 19 de março

A data de São José foi instituída em 1621 como o dia de São José pelo papa Gregório XV. inclusive na Itália, o dia dos pais é celebrado todo dia 19 de março. São José é o padroeiro do estado do Ceará e no seu dia é feriado em todo o estado. Tradicionalmente, São José é considerado um dos santos mais populares do nordeste. É famoso por mandar chuva aos agricultores nordestinos em tempos estiagem.

Morte

José faleceu antes de Jesus começar sua vida pública, talvez seja por isso que seu nome não é tão mencionado como é o de Maria.

José trabalhou até o seu último dia. Mesmo com a idade de 111 anos, tinha todos os dentes na boca e uma boa saúde. Foi avisado pelos anjos que a morte lhe chegaria em breve. Já ciente que seu fim estaria próximo, decidiu ir até Jerusalém. Ao retornar, sentiu-se mal e ao repousar, viu seu estado de saúde se agravar e acabou falecendo. Jesus e Maria estavam ao lado de José nos seus últimos momentos de vida.

A cidade brasileira de São José dos Pinhais(PR) tem seu nome em homenagem a São José.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias