Aos 22 anos, a cantora e compositora Luiza Dam construiu uma trajetória diversificada na música, atravessando fronteiras de estilo e idioma, e consolidando-se no sertanejo. Nascida em São Luís, Maranhão, ela se destaca no cenário musical desde muito jovem, quando, aos 11 anos, participou do reality show "Ídolos Kids", na Record, chegando à semifinal. Segundo ela, o programa foi a porta de entrada para o mundo da música profissional: "Depois do 'Ídolos Kids', comecei a me conectar com produtores e empresários, o que me levou a gravar meu primeiro CD aos 12 anos", relembra.
O início precoce na música se deu de forma natural, sem influência familiar direta. "Canto basicamente desde que me entendo por gente. Sempre foi uma coisa minha, ninguém da minha família canta", explicou a cantora. Apoiada pelos pais, Luiza começou a carreira formalmente logo após o reality, e aos 15 anos assinou contrato com a Midas Music, gravadora do renomado produtor Rick Bonadio, responsável por lançar artistas como NX Zero, Mamonas Assassinas e Rouge. "Viajava a trabalho para São Paulo para gravar com a Midas Music e comecei a explorar o pop em português, que é bem diferente do internacional", conta.
Apesar de começar no pop, Luiza sempre teve uma forte ligação com o sertanejo. Segundo ela, era o estilo que mais se conectava com sua realidade e cultura. "Minha família é de Piracanjuba, interior de Goiás, e eu cresci ouvindo muito sertanejo", afirma. Essa proximidade com o gênero foi decisiva quando, em 2020, durante a pandemia, Luiza decidiu transitar do pop para o sertanejo, o que ela considera um ponto de virada em sua carreira. "O sertanejo sempre esteve ali, mesmo que de forma inconsciente. Em rodas de amigos, churrascos, eu acabava cantando Marília Mendonça, Maiara e Maraisa. Quando percebi, o sertanejo fazia mais sentido para mim", relata.
Após esse processo de redescoberta, Luiza lançou em 2023 o DVD "Constelação (Ao Vivo em Goiânia)", no qual consolidou sua transição para o sertanejo. O álbum conta com oito faixas inéditas e duas regravações, acumulando milhões de plays nas plataformas digitais. Hits como "Sentimento Lixo" e "Fogo Nessa Amizade" — esta última em parceria com a dupla João Neto & Frederico — rapidamente chegaram às primeiras posições nas rádios de Goiás. "Foi muito gratificante ver essas músicas alcançando tanta gente. 'Fogo Nessa Amizade' ficou em primeiro lugar nas rádios de Goiás e 'Sentimento Lixo' também teve uma ótima repercussão", diz.
Mesmo com a transição, Luiza continua trazendo influências internacionais para o seu trabalho. A cantora ganhou notoriedade ao viralizar no TikTok com sua versão sertaneja de "You Belong With Me", de Taylor Swift. O vídeo foi amplamente compartilhado durante a passagem da cantora americana pelo Brasil em 2023. Luiza enfatiza que a versão só foi lançada após a devida autorização de Taylor e de sua coautora Liz Rose. "Eu jamais lançaria uma versão sem a autorização. Foi uma honra receber o aval de uma artista que fez parte da minha vida desde a infância", comenta.
Além de revisitar sucessos do sertanejo, Luiza busca criar uma identidade própria dentro do gênero, misturando elementos do pop e explorando novas sonoridades. "Estou muito animada com o que está por vir. Essas novas músicas, que estou produzindo com Felipe Duram, trarão ainda mais a minha essência. Quero explorar mais o lado pop dentro do sertanejo", diz. A cantora vê o sertanejo contemporâneo como um espaço aberto para novas influências: "Hoje em dia temos várias vertentes dentro do sertanejo, como o funknejo, o sertanejo pisadinha, então acredito que há muito espaço para inovação", analisa.
Durante sua carreira, Luiza também teve uma passagem importante por Los Angeles, onde ganhou uma bolsa de estudos para a New York Film Academy. Ela acredita que essa experiência foi fundamental para sua evolução como artista. "Foi uma experiência transformadora, tanto no sentido técnico quanto em relação ao networking. Pude aprender com professores que têm grande experiência no cinema e isso agregou muito para que eu pudesse roteirizar e dirigir meus próprios videoclipes, algo que fiz durante a pandemia", conta. Naquele período, Luiza lançou videoclipes de suas músicas em inglês, todos produzidos de forma autoral e com recursos de realidade virtual.
Agora, em 2024, a cantora segue promovendo seu segundo DVD, que mistura regravações de clássicos sertanejos com hits internacionais, além de canções inéditas. Entre as novas músicas, destaca-se "Só Você Não Viu", versão de "You Belong With Me", e "Prateleira", que já acumula bons números nas plataformas. Ela também foi convidada pela Rede Globo para gravar a faixa "Avisa Lá Pra Todo Mundo", parte da trilha sonora do filme "Minha Irmã e Eu", estrelado por Tatá Werneck e Ingrid Guimarães. O filme teve mais de 2 milhões de espectadores e a participação de Luiza na trilha marcou mais um capítulo importante em sua carreira.
Com os novos projetos em andamento, Luiza Dam continua buscando formas de expandir sua carreira, sem abrir mão de sua identidade musical. "Estou cada vez mais clara sobre quem eu sou como artista e para onde quero ir. Ainda tenho muitos planos e estou apenas começando", conclui. A cantora segue em estúdio com Felipe Duram, preparando o próximo lançamento que, segundo ela, vai trazer mais de sua essência pop dentro do sertanejo.