Home / Cultura

CULTURA

Goiânia sedia a primeira Conferência Goiás de Preservação Audiovisual

Evento discutirá a preservação de filmes e vídeos em Goiás com inscrições abertas e vagas limitadas

Palestrantes especialistas Conferência Goiás de Preservação Audiovisual Palestrantes especialistas Conferência Goiás de Preservação Audiovisual

Nos dias 11 e 12 de setembro, a Vila Cultural Cora Coralina, em Goiânia, será o palco da primeira Conferência Goiás de Preservação Audiovisual. O evento, que conta com o apoio do Edital Municipal 001/2023 da Lei Paulo Gustavo Audiovisual, tem como principal objetivo promover o debate sobre a preservação de filmes e obras em vídeo que compõem o patrimônio cultural do estado de Goiás.

A conferência, com programação de dois dias, incluirá a exibição de filmes dos anos 2000 que passaram pelo processo de digitalização. Entre as obras exibidas estão “Watáu” de Débora Torres, “Espreita” de Eládio Garcia, “Anjo Alecrim” de Viviane Louise, e “O Filme que nunca existiu” de Sérgio Valério. Essas exibições são realizadas em parceria com o Projeto Cine Arquivo Goiás, que se dedica à digitalização e tratamento de obras audiovisuais produzidas por realizadores goianos.

Além das sessões de filmes, o evento contará com palestras de especialistas da área. Eles abordarão temas relacionados à preservação do patrimônio audiovisual nacional, incluindo os diferentes suportes de preservação e a necessidade de formação de profissionais especializados.

Estão confirmados Pedro Augusto Diniz, cineasta documentarista e professor de cinema do IFG; Lucius Fabius Ben Jah Jacob Gomes, historiador e pesquisador da história urbana de Goiânia; Joice Scavone, doutora em Cinema e professora na Universidade de Fortaleza; Fábio Vellozo, pesquisador e ex-coordenador de Pesquisa e Documentação da Cinemateca do MAM-RJ; Rafael de Luna Freire, professor e coordenador do Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual da UFF; e Pablo Gonçalo, professor da UnB e autor sobre a história dos roteiros no cinema.

Lucas dos Reis, um dos organizadores que também integra a Comissão Científica, destacou a importância do evento: “A preservação audiovisual é essencial para manter a memória e a identidade cultural de Goiás. A conferência busca iniciar um debate sobre como preservar esses documentos e garantir sua continuidade na nossa história.”

A conferência incluirá ainda uma sessão da Rede Universitária de Acervos Audiovisuais (RUAAv), oferecendo um espaço para discussão entre acadêmicos e profissionais sobre práticas e desafios na preservação de acervos audiovisuais.

As inscrições para a Conferência Goiás de Preservação Audiovisual são gratuitas e podem ser feitas pelo site https://www.even3.com.br/conferencia-de-preservacao-audiovisual-de-goias-468292. As vagas são limitadas a 50 pessoas.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias