Em comemoração aos 91 anos da capital, o Shopping Republica promove a Exposição Fotográfica Coletiva "Goiânia 91 Anos". A exposição reúne fotos do coletivo Click Goiânia, apresentando imagens que capturam a essência da cidade por meio de sua arquitetura, cotidiano, monumentos e paisagens. A mostra conta com a participação de 20 fotógrafos, entre amadores e profissionais, que retratam a capital goiana sob diferentes perspectivas. O evento, que acontece de 21 de outubro a 21 de novembro e estará aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 16h.
Em entrevista ao Diário da Manhã, Valéria Batista, fotógrafa e organizadora da exposição, falou sobre a proposta do evento. Segundo ela, o objetivo principal é incentivar os visitantes a verem Goiânia com um olhar mais afetuoso e atento. "Queremos que, ao visitarem a exposição, as pessoas percebam o quanto a capital se transformou e evoluiu ao longo desses 91 anos, graças aos seus moradores e aos que adotaram Goiânia como lar. É fundamental vivenciarmos o espaço urbano e valorizarmos nossa cultura e história", afirmou Valéria.
O coletivo Click Goiânia é um projeto cultural que busca compartilhar diferentes olhares fotográficos sobre a cidade. Os fotógrafos do coletivo participam de saídas fotográficas e exposições, como a mostra "Goiânia 91 Anos", que é gratuita e aberta ao público.
A curadora detalhou o processo de seleção das imagens que compõem a exposição. "Selecionamos imagens com ângulos mais abertos, de forma que cumprissem com o critério de identificar, com clareza, os patrimônios históricos, a arquitetura, o cerrado, o cotidiano, e os cartões-postais específicos da nossa cidade", explica a fotógrafa. Ela destaca que a diversidade de locais foi uma preocupação na curadoria das fotos, com registros que vão além do centro da cidade. "Retratamos também outros bairros, como o Setor Aeroporto, Aeroviário, Bueno, Campinas, Oeste, Jardim Goiás, Universitário e Chácara Alto da Glória."
A fotografa também menciona a intenção de despertar nos visitantes um orgulho renovado pela cidade e o desejo de explorar mais os espaços retratados nas fotos. "A intenção é que as pessoas, ao visitarem nossa mostra, possam se sentir ainda mais orgulhosas da própria cidade em que vivem. E também, estimuladas a visitar e conhecer pessoalmente os locais que ainda não conhecem."
Além de valorizar os aspectos contemporâneos da cidade, a fotógrafa acredita que a exposição pode evocar memórias afetivas dos visitantes. "Também acredito na nostalgia que essa experiência pode proporcionar, no sentido de que essas obras possam despertar suas memórias, fazendo com que relembrem os bons momentos que tiveram quando visitaram ou passaram por esses incríveis locais da nossa cidade."
Valéria também aponta a importância de a fotografia como forma de preservar o patrimônio cultural de Goiânia, especialmente em uma cidade jovem como a capital goiana.
Acredito que Goiânia, principalmente por ser uma cidade jovem, ainda possui uma certa vulnerabilidade no que diz respeito à conservação dos seus patrimônios. Ou seja, é como se o que está construído hoje, amanhã pode ser demolido, sem se considerar os valores históricos e culturais daquela determinada construção Valéria Batista
Ela destaca o papel da fotografia na conscientização da população sobre a preservação desses patrimônios. "A fotografia, em contrapartida, acaba cumprindo o papel de preservar, ressaltar e conscientizar a sociedade goianiense sobre esses valores históricos e culturais que estão implícitos aos patrimônios e construções existentes hoje na nossa cidade.”
Valéria ressalta a beleza do trabalho exposto e o impacto visual que os visitantes terão ao visitar a mostra. "O público verá uma Goiânia radiante! Pois as fotos estão realmente encantadoras. Os 20 fotógrafos autores dessa exposição estão apresentando verdadeiras obras de arte. Através dos seus olhares sensíveis e artísticos, eles registraram nossa cidade de maneira icônica, que eterniza os 91 anos da nossa capital."
O evento de lançamento será no domingo, 21, às 19h30, no Shopping Republica, e incluirá uma apresentação ao vivo da Banda Essenciais. Além da exposição, haverá um sorteio de duas obras em destaque: uma delas será sorteada entre os visitantes presenciais e a outra entre os que participarem virtualmente. Para mais informações sobre o sorteio e o regulamento, os interessados podem acessar o perfil do shopping no Instagram, @shoppingrepublica.