O governador Ronaldo Caiado, na quinta-feira, 4, enquanto ocorria a romaria dos carros de boi, cavaleiros e muladeiros, assinou ato que transfere a capital de Goiás para Trindade.
É a primeira vez que o município chega ao status de capital. “Uma homenagem à mais bonita e segura das romarias”, afirmou Ronaldo Caiado em referência à solenidade. Considerada um dos pontos altos da Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno, a romaria reuniu 500 carros de boi.
Arcebispo de Goiânia, Dom João Justino abençoou o ato: “Peçamos a bênção para o nosso estado. Que o Divino Pai Eterno derrame sobre nós e sobre a capital, hoje aqui, Trindade, muitas bênçãos”.
“Goiás pulsa história e respeita a fé”, disse Caiado, que é católico e não costuma perder uma romaria de Trindade. A homenagem legislativa ao município foi celebrada pela comunidade política. Ao lado da coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha, Caiado explicou que a mudança da capital para Trindade será realizada toda quinta-feira que antecede o encerramento da Romaria.
“Trindade se torna, hoje, a capital do estado. É a capital da fé, e agora de Goiás. Nossa gratidão a cada carreiro e a cada visitante que passa pela nossa terra”, disse Marden Júnior, prefeito.
Centro
O deputado Cristiano Galindo - autor do projeto de lei que transfere os poderes para Trindade - elogiou esforços de Gracinha e da OVG na instalação do Centro de Apoio ao Romeiro (CAR): “Tenho certeza que os romeiros estão se sentindo em casa, porque foi tudo feito com muito carinho”.