Home / Cotidiano

COTIDIANO

Rio Meia Ponte entra em nível crítico 3 e sobe alerta sobre racioanamento

16 equipes estiveram em campo para inspecionar cerca de 83 pontos

Divulgação/ SEMAD Divulgação/ SEMAD

O Rio Meia Ponte atingiu o nível critico 3 após um período de 135 dias sem chuvas, no último sábado, 7. A secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) comunicou novas medidas para gerenciar a crise hídrica. A redução de água em 50% enquanto o rio registra vazão baixa e três mil litros por segundo.

No período de sexta-feira, 6, até segunda-feira,9, ao total foram 16 equipes em campo para inspecionar cerca de 83 pontos de captação no Alto Meia Ponte, que incluem empresas e propriedades rurais. O objetivo foi fiscalizar, orientar e conscientizar sobre a necessidade de um consumo responsável de água.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, a secretária Andréa Vulcanis destacou a previsão de chuvas para a segunda quinzena de setembro, que pode ajudar a melhorar a situação.

Restrição

A deliberação 21/2022 do Comitê de Bacia Hidrográfica do Meia Ponte, determina que as medidas a serem adotadas mudem conforme o nível critico do rio. Com a vazão abaixo do limite, a redução na captação de água será obrigatória, exceto para abastecimento doméstico e criação de animais.

O governo de Goiás, na segunda-feira, 9, entrou em contato com os proprietários de barragens na região para mantê-los em alerta. Caso necessário, a Semad solicitará uma liberação controlada de água para apoiar o abastecimento da região, na tentativa de evitar que falte água em Goiânia e demais regiões.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias