Home / Cotidiano

COTIDIANO

Projeto GSA reúne alunos e voluntários em ação de entrega de marmitas para pessoas em situação de rua

O objetivo era iniciar um trabalho que desafiasse os alunos a produzir sem desperdício

Comissão organizadora, alunos e colaboradores reunidos para produção e entrega de marmitas Comissão organizadora, alunos e colaboradores reunidos para produção e entrega de marmitas

O Projeto GSA (Gestão Social de Administração) reuniu no último sábado, 18, alunos, colaboradores e voluntários para a terceira edição da iniciativa que realiza a entrega de marmitas para pessoas em situação de rua.

O projeto surgiu em 2022 com a intenção inicial de colocar em prática os conteúdos da disciplina de Administração da Produção do curso de Administração do Centro Universitário Unifasam.

O objetivo era iniciar um trabalho que desafiasse os alunos a produzir sem desperdício. "No entanto, o projeto se expandiu para uma abordagem com viés social. Em vez de comercializar as refeições, doamos às pessoas em situação de rua", explica André Chagas, professor e idealizador do projeto.

Segundo André, o Projeto GSA se tornou um projeto social da comunidade, não é mais restrito à faculdade. "A primeira edição contou com 20 alunos e hoje, além dos estudantes, conquistou o apoio de parceiros e colaboradores atuando para que o projeto seja executado da melhor forma possível”, explica o professor.

É gratificante ver o quanto o projeto tem crescido, a quantidade de pessoas motivadas a ajudar. Espero que o projeto ganhe cada vez mais visibilidade para que possamos retornar pelo menos um pouco do que temos para quem precisa, afirma a estudante de Administração Jaylla Manyele.

Nessa edição, a terceira do Projeto GSA, foram entregues 188 marmitas, 216 sucos de caixinha, 138 litros de água, 200 unidades de paçocas e 120 pacotes de rações.

Representante da Lions Clube, uma instituição formada por voluntários, Dalton Oliveira apoiou o projeto e ajudou a realizar a entrega das marmitas. Na oportunidade, comentou o quanto a problemática da fome afeta a cidade de Goiânia e incentivou que mais pessoas participem dessas ações.

Conforme o Instituto Cidades Sustentáveis (ICS), Goiânia está entre as dez cidades mais desiguais do Brasil considerando a medição de 40 indicadores de renda, moradia, saúde, educação e violência, entre outros.

Engajada em questões sociais, a enfermeira Luciana Catherine é diretora da empresa Muda Ecotêxtil, uma iniciativa sustentável que tem como objetivo reduzir os impactos ambientais causados pelo descarte incorreto das indústrias de confecção da Capital.

Luciana é uma das colaboradoras do Projeto GSA, ela participa da produção das marmitas e afirma que "é um ato de carinho, amor, um ato solidário que nós temos com essas pessoas que precisam da nossa contribuição".


		Projeto GSA reúne alunos e voluntários em ação de entrega de marmitas para pessoas em situação de rua
Processo de produção das marmitas. Fotos: Luanna Marques

O aluno Richard Cauan participou ativamente de todas as edições e conta que não esperava essa mobilização externa.

"O Projeto GSA era apenas um trabalho que nós tínhamos na faculdade na disciplina de Administração da Produção, porém ele acabou se tornando algo muito maior do que nós esperávamos e agora estamos realizando a terceira edição." Segundo ele, o projeto não irá mudar o mundo, mas contribuir para ajudar o máximo de pessoas possíveis.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias