Pela terceira vez, uma limpeza compulsória foi determinada e será cumprida na casa de um acumulador, nesta terça-feira, 17. O homem mora na 3ª Radial, Setor Pedro Ludovico.
A última ação de limpeza foi feita em julho de 2022, quando a Prefeitura de Goiânia retirou do lugar 18 caminhões caçamba, cheios de entulho.
Segundo o coordenador de fiscalização do Departamento de Vigilância em Zoonoses (DVZ), Jadson Moreira, o proprietário recusa tanto o tratamento psicossocial oferecido pela prefeitura, quanto a realizar a limpeza voluntariamente, o que motivou a intervenção compulsória.
O imóvel, além de ser um foco de proliferação de pragas e doenças, representa risco de incêndio devido à grande quantidade de materiais inflamáveis.
Em 2023, 12 operações de limpeza compulsória foram realizadas, resultando na remoção de 219 toneladas de materiais inservíveis.
Atualmente, 86 acumuladores são monitorados pela DVZ, que busca estimular a limpeza voluntária e adesão ao tratamento psicossocial oferecido. O processo começa com uma notificação e prazo de 10 dias para a limpeza. Somente após o não cumprimento, a ação judicial é realizada.