2023 tem sido um bom ano para o Turismo Brasileiro. Em maio deste ano, o país contou com o maior faturamento para o período desde 2014. De acordo com a pesquisa realizada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), divulgada na última semana de julho, o faturamento somou R$ 36,1 bilhões, com aumento de 8,6% em relação ao mesmo mês do ano passado e de 4% na comparação com abril deste ano. Seguindo a tendência, julho foi um mês surpreendente para gigantes do setor como o WAM Group, que chegou a faturar mais de R$200 milhões em suas operações pelo país.
Atuando em cenário nacional desde 2013, o grupo emprega hoje direta e indiretamente mais de 6 mil pessoas, nos setores de hotelaria, multipropriedade, parques aquáticos e clube de férias. O CEO do WAM Group, Lucas Fiuza, analisa que as perspectivas para o setor e a marca são as melhores possíveis. “O mercado continua no ritmo da retomada com números em tendência ascendente. Nesse cenário, a companhia vem demonstrando antifragilidade ao absorver a alta temporada no início de uma reestruturação e choque de gestão que já vem apresentando resultados antes do esperado. Chegamos aos R$ 200 milhões em vendas somente em julho, considerando nossas operações de multipropriedade, hotelaria e parques”, reforça.
Lucas explica que o WAM Group também vem passando por uma revisão completa no modelo de negócio, que visa otimizar os processos e melhorar a experiência de todos os envolvidos. “Toda a ação está imersa na premissa da inovação e da ampla digitalização do negócio, que abrirá uma nova fronteira na nossa história. Por fim, mas não menos importante, a relação com investidores, sócios, parceiros e clientes, pilar que está em franco desenvolvimento para atualizar a percepção do WAM no mercado e de acordo com seu novo momento”, esclarece.
Multipropriedade
Para aqueles que gostam da experiência de viajar, a multipropriedade tem propiciado o acesso mais facilitado ao modelo de aquisição de imóveis de férias, o que vem crescendo ao longo dos últimos 10 anos. O WAM Group, por exemplo, conta com 21 salas de atendimento estrategicamente instaladas pelo país e uma carteira de 19 empreendimentos sendo comercializados.
Após a compra de uma cota, o cliente tem à sua disposição, além do empreendimento adquirido, outras opções de destinos, o que representa mais economia e uma oferta maior de experiências, administrada por quem tem tradição no ramo. “Depois de uma década de acúmulo de conhecimento e muito crescimento, integramos a experiência da viagem por meio dos serviços de incorporação imobiliária, hotelaria, parques, programa de fidelidade e intercâmbio de férias. São mercados que nos proporcionaram uma visão ampla que está sendo a base de toda a reestruturação e melhoria do modelo de negócio, que segue sendo lastreado pela propriedade imobiliária escriturada e herdável”, reforça o CEO do WAM Group, Lucas Fiuza.
WAM Fidelidade
Outra vantagem da multiprorpiedade para quem adquire uma cota no WAM Group é o clube de viagens WAM Fidelidade. Os benefícios possibilitam desde a compra de passagens aéreas mais baratas à utilização de suas milhas, além do intercâmbio de destinos. “O programa de fidelidade e intercâmbio de férias está passando por uma forte mudança. Nosso porte e portfólio nos permite oferecer muito mais para nossos clientes, agregando novas parcerias e vantagens no programa, sem aumento de custo para o consumidor final. Temos consciência de que há melhorias a serem feitas e os clientes sentirão essa diferença de forma clara agora no segundo semestre, quando o impacto das intervenções começarem a dar frutos”, explica Lucas.
Hotelaria e Parques
Seguindo a tendência nacional em suas operações hoteleiras, o WAM Group também saiu na frente, já que o mês de julho surpreendeu com resultados acima da média. Em Caldas Novas (GO), a ocupação dos cinco hotéis do grupo na cidade chegou aos 95%, número 4% maior que em 2022. Nos quatro parques aquáticos da rede na cidade - Kawana Park, Náutico Praia Clube, Clube Privé e Water Park -, foram recebidos mais de 150 mil visitantes no mesmo mês. Já nos demais destinos, como Porto Seguro (BA), Penha (SC), Búzios (RJ), e Aquiraz (CE), a ocupação atingiu os 90%, enquanto no ano passado, não ultrapassou os 77%, ou seja, uma recuperação de 16% no período.
Sob a gestão hoteleira do WAM Group, estão empreendimentos como o Solar Pedra da Ilha (SC), Búzios Beach Resort (RJ), Dom Pedro Laguna Beach Resort & Golf (CE), Ondas Praia Resort (BA), além de cinco complexos hoteleiros em Caldas Novas (GO) - o Praias do Lago Eco Resort, Ilhas do Lago Eco Resort, Privé Boulevard Suíte Hotel, Privé Thermas Hotel e Privé Riviera Park Hotel. Juntos foram responsáveis por mais de 350 contratações para a temporada de férias. “Nossa projeção inicial para as férias de julho era de uma média de 80% de ocupação e um faturamento de R$28 milhões. Fomos além, chegando a um faturamento para o mês de férias superior aos R$42 milhões”, conclui Lucas Fiuza.