Home / Cotidiano

COTIDIANO

Menino de 10 anos morre com suspeita de meningite e família está sob observação

Caso começou como aparente gripe e, agora, irmãos da criança também manifestam os sintomas

Foto: Divulgação/Prefeitura de Catalão Foto: Divulgação/Prefeitura de Catalão

Em Catalão, uma criança de apenas 10 anos morreu na madrugada desta quarta-feira, 28, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Infantil Dr. William Safatle. A principal suspeita dos médicos para a causa da morte é a meningococcemia, uma infecção bacteriana ligada à meningite e com alto risco de levar o paciente a quadros graves.

O menino foi internado na UPA após dar entrada com sintomas de gripe. O caso foi relatado ao Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NVE) de Catalão, já que a suspeita se trata de uma infecção potencialmente contagiosa.

Em nota, entretanto, o NVE tranquilizou a população, assegurando que foram tomados todos os procedimentos de contenção. As pessoas com quem a criança teve contato foram rastreadas e estão recebendo tratamento para reduzir o risco de infecção. O menino tem dois irmãos, de 12 e 8 anos, que também manifestaram sintomas. Essas duas crianças permanecem isoladas e acompanhadas por equipes de saúde.

As amostras para analisar o real motivo da morte do garoto e confirmar a existência ou não de meningococcemia já foram enviadas ao LACEM.

Leia a nota do Núcleo de Vigilância Epidemiológica na íntegra

"Informamos com muito pesar que houve um óbito infantil nesta madrugada do dia 28 de agosto de 2024 no Pronto Atendimento Infantil de Catalão, sendo que dentre as hipóteses diagnósticas, trata-se da meningococcemia, esta que é uma condição grave e potencialmente fatal, uma possível manifestação das doenças meningocócicas.

"O caso foi notificado ao Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NVE) que por precaução realizou todas as medidas profiláticas necessárias, como rastreio infeccioso dos familiares, quimioprofilaxia dos contactantes diretos e orientações necessárias para medidas de bloqueio.

"Reiteramos que esta é uma conduta preventiva até averiguação final da causa do óbito pelo Serviço de Verificação de Óbito (SVO) de Catalão. Não há necessidade de medidas adicionais no momento e esta nota se fez necessária para informar o ocorrido e tranquilizar a população.

A nota foi assinada pelo Dr. André Cândido Júnior (CRM: 25132), Diretor Clínico, e pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde de Catalão.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias