Uma frente fria que avança pela região sudeste do Brasil pode trazer alívio para as altas temperaturas em Goiás a partir desta quarta-feira, 9, promovendo mudanças nas condições climáticas do estado, segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas (Cimehgo). As áreas de instabilidade se concentram principalmente no centro-sul de Goiás, com alertas emitidos para a possibilidade de tempestades, rajadas de vento e até granizo entre quarta e sexta-feira.
No entanto, antes da chegada dessa frente fria, as temperaturas permanecerão elevadas. Nesta segunda-feira, 7, a massa de ar quente e seco predominará, resultando em máximas de até 39ºC em Goiânia. A umidade relativa do ar apresentará uma queda significativa, variando entre 10% e 50%, com alerta para níveis de emergência à tarde. A qualidade do ar também será afetada, em decorrência das queimadas na região.
O prognóstico para os próximos dias mostra que, na terça-feira, 8, o tempo deve permanecer estável, com muito sol e poucas chances de chuvas isoladas. Embora as chuvas possam trazer um alívio temporário, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que ainda não é o fim da estiagem. A expectativa é de que as precipitações continuem irregulares em Goiás até a primeira quinzena de novembro.