Home / Cotidiano

COTIDIANO

Deputado Antônio Gomide propõe valorização da Procissão das Almas na Cidade de Goiás

O projeto determina que o Poder Executivo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura ou órgão correspondente, promova ações para valorizar a procissão

Imagem ilustrativa da imagem Deputado Antônio Gomide propõe valorização da Procissão das Almas na Cidade de Goiás

O deputado estadual Antônio Gomide (PT) apresentou projeto de lei, nesta terça-feira, 14, na Assembleia Legislativa, para inclusão da Procissão dos Penitentes, também conhecida como "Procissão das Almas", no calendário de eventos culturais e religiosos do Estado de Goiás. Realizada anualmente na Quinta-Feira Santa, por volta das 23h30, na cidade de Goiás, a celebração foi reconhecida como patrimônio cultural imaterial, em razão de sua importância histórica, religiosa e simbólica, remontando ao período colonial e ao ciclo do ouro.

O projeto de lei de Antônio Gomide determina que o Poder Executivo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura ou órgão correspondente, promova ações para preservar e valorizar a procissão. Entre as medidas previstas estão a documentação histórica do evento, apoio financeiro e logístico para sua realização, além da divulgação em materiais turísticos. Também está prevista a articulação com instituições religiosas, culturais e educativas para garantir a continuidade da tradição.

A procissão parte da Igreja São Francisco de Paula e percorre pontos históricos da cidade até o Cemitério São Miguel Arcanjo, realizando sete paradas em referência às Sete Dores de Nossa Senhora. A lei ainda autoriza o governo estadual a instituir eventos comemorativos relacionados à celebração, sem gerar custos ao erário, desde que realizados em parceria com a iniciativa privada ou entidades culturais e religiosas. Também está prevista a possibilidade de firmar convênios e captar recursos para viabilizar as ações previstas.

“Reconhecer e homenagear essa tradição não apenas preserva a memória cultural do Estado de Goiás, mas também promove o turismo religioso e cultural, gerando benefícios econômicos e sociais para a região. Desta forma, este projeto de lei busca garantir que a Procissão dos Penitentes seja valorizada como patrimônio imaterial, incentivando sua perpetuação para as futuras gerações”, justifica Antônio Gomide.

Leia também:

Banner

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias