Cinco suspeitos foram presos no Paraná e um em Goiás durante a operação “White Book”, deflagrada na segunda-feira, 27, pelo Ministério Público de Goiás (MPGO). De acordo com o MPGO, a ação visa combater uma organização criminosa envolvida em tráfico de drogas e associação para o tráfico que acontecem partir de unidades prisionais. A operação cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão nos estados de Goiás, Paraná e Mato Grosso do Sul.
Os mandados foram cumpridos nas cidades de Aparecida de Goiânia , Londrina e Ibiporã (PR), e Três Lagoas (MS). Em Goiás, além da prisão, drogas foram apreendidas durante a ação. As investigações, conduzidas pelo Gaeco de Goiás em parceria com os Gaecos do Paraná e Mato Grosso do Sul, tiveram início com base em informações obtidas pelo Ministério Público do Paraná, que identificaram a atuação de um integrante da facção criminosa responsável pelo cadastro de novos membros em Goiás, atividade conhecida como "livro branco".
A fase atual da operação “White Book” é um desdobramento da ação realizada em dezembro de 2023 no Paraná, quando um celular foi apreendido com um suspeito de fazer parte de uma facção criminosa em Ibiporã. A análise do conteúdo deste celular permitiu identificar outros envolvidos na organização, além de detalhar o envolvimento no tráfico de entorpecentes e no comércio ilegal de armas.
Conforme o MPGO, as investigações seguem em andamento para identificar todos os membros da organização criminosa e suas respectivas funções. Além de interromper as atividades do grupo, enfraquecendo a estrutura que possibilita o tráfico de drogas e outras atividades ilícitas a partir de dentro das unidades prisionais.