Membros de um grupo criminoso foram presos na manhã desta quarta-feira, 19, em Águas Lindas, Ceres, Foz do Iguaçu (PR) e Distrito Federal (DF) após o cumprimento de cinco mandados de prisão preventiva. O grupo é suspeito de golpe com ao menos nove trocas de máquinas de cobrança de estabelecimentos comerciais como restaurante, supermercado, padaria, chopeira e distribuidora.
Estima-se que o golpe tenha gerado um prejuízo de aproximadamente R$ 400 mil para as vítimas. Após identificar o estabelecimento comercial, o grupo criminoso adquiria uma máquina de cobrança idêntica e efetuava a troca, fazendo com que as vendas fossem desviadas. Os crimes investigados são de estelionato e associação criminosa.
As prisões fazem parte da Operação Desvio 2 e foram realizadas por policiais civis do Grupo Especial de Investigação Criminais (Geic) de Águas Lindas, em cooperação com a Polícia Civil do estado do Paraná. Foram também realizado o sequestro de contas bancárias dos integrantes do grupo criminoso.