Usuários do transporte coletivo em Goiás estão desde ontem sem conseguir fazer recarga nos cartões SitPass. O sistema foi tirado do ar pelos técnicos da empresa após ataque hacker ao 'banco' do sistema que recebe o pagamento das recargas.
Os usuários foram pegos de surpresa na manhã de ontem, segunda-feira dia 29. As cabines de recarga foram todas fechadas e o auto-atendimento inclusive pelo Whatsapp foi suspenso.
Nos caixas, o atendimento está sendo manual e em dinheiro. Os motoristas foram avisados para procederem com as cobranças em espécie.
"Senhores motoristas, boa noite!
Em função de ação criminosa que invadiu banco de dados do módulo de recarga de produtos SitPass, estamos com problemas para recargar todo tipo de produtos do sistema de bilhetagem.
Em face desta situação, reforçamos mais uma vez a importância da venda a bordo, de forma a mitigar tumultos no Terminal."
Muitos usuários que tentaram realizar as recargas ontem via WatsApp ou com os pontos de recarga em estabelecimentos credenciados pela Redemob, ficaram o dia inteiro sem conseguir e sem informações do motivo da suspensão do serviço.
Em nota ao DM a empresa afirma que os sistema da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC) foi 'preservada a tempo', antes que os hackers conseguissem invadir os cofres da empresa. No entanto, devido a essa invasão o sistema sofreu com o impacto ficando instável.
A RMTC salienta que as cobranças via aproximação com cartões de crédito e débito estão sendo recebidas normalmente nos ônibus, terminais e estações, e quem ainda possuí crédito nas carteirinhas SitPass, poderão usar seus valores obtidos anteriormente a suspensão do sistema.
Ainda não há prazo para o restabelecimento do sistema.
Segue nota na íntegra
"Os sistemas da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC) estão preservados apesar da tentativa de ataque hacker sofrida nesta segunda, 29. Os dados e sistemas estão salvos e os pequenos impactos recaíram sobre o site que ficou instável e o RedeMob Consórcio decidiu retirá-lo do ar temporariamente e a rede de vendas. As compras de créditos e recarregas de cartões também estão temporariamente instáveis, assim como o contato pelo WhatsApp, que foram suspensos para que os técnicos pudessem fazer os reparos.
A RMTC continua aceitando normalmente cartão de crédito e débito nos ônibus, terminais e estações.
A equipe técnica do RedeMob Consórcio reagiu com agilidade e os servidores onde estão os dados dos sistemas estão protegidos. As ferramentas de proteção e os técnicos agiram com precisão e trabalham agora para, brevemente, trazer o sistema para a normalidade."