Maior evento do gênero no Brasil e segundo do mundo, a Oktoberfest Blumenau teve suspensa a realização da 38ª edição devido fortes temporais que atingiram o Estado de Santa Catarina nos últimos dias. Os organizadores tomaram a decisão da pausa no sábado, 7, com a Prefeitura concordando e confirmando a informação.
Também ontem, a Prefeitura decretou situação de emergência em função das chuvas e por causa da previsão, por parte da Defesa Civil estadual, de elevação do nível rio Itajaí-Açu, que pode chegar a 12 metros neste domingo, provocando alagamentos de centenas de ruas e avenidas, além da sede do Parque Alcântaro Corrêa, onde se realiza o atrativo que atrai turistas do Brasil e do mundo.
Reagendamento
Realizada em outubro desde 1984 e programada para o período 4 a 9, a festa alemã jamais havia tido edição interrompida. Com a abertura do primeiro barril de chope, teve início dia 4.
Se as condições climáticas favorecerem, a organização planejou reiniciar o evento na terça, 10, porém a previsão da Defesa Civil é de que a proporção da enchente no Vale do Itajaí, onde se localiza Blumenau, aumente nas próximas horas.
Desabrigados
No sábado à noite, havia 107 desabrigados em Blumenau, contabilizou a Defesa Civil. Pontos comerciais se encontram fechados, o transporte coletivo está suspenso neste domingo e aulas permanecem canceladas. Ao todo, 214 ocorrências.
Santa Catarina contabiliza 93 cidades atingidas por excessos de chuvas, das quais 46 emitiram decretos de situação de emergência. Duas pessoas morreram até a noite de ontem.
Tragédias naturais se sucedem no Brasil e em várias partes do mundo.