A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) determinou o afastamento de uma professora da rede pública, após áudios em que ela chama um aluno de preto, pobre e feio serem divulgados por outros alunos da instituição de ensino nas redes sociais.
Ao comunicar o afastamento da servidora que era contratada de forma temporária, a Secretaria afirmou que recebeu a denúncia através da ouvidoria, e que a professora é investigada pela conduta criminosa. A SEEDF comentou na nota divulgada que repudia atos de violência e preconceito tanto dentro como fora da escola, e finalizou ao afirmar que vai prestar o auxílio ao estudante que foi vítima de racismo por parte da educadora.
O áudio que foi gravado e divulgado por alunos da escola, tem um minuto mais ou menos, e mostra a professora em conversa com outras pessoas, para as quais ela fez ameaças a um aluno de uma turma do ensino médio, em Ceilândia.
No áudio é possível ver a professora dizer que a vida do aluno não vale nada, e que não pegava ele dentro da escola por ele ser menor. Em seguida a servidora declara "Lá fora você vai ver. Eu mando 'nego' da quebrada te encher de porrada", declara.
A professora afastada segue a conversa e declara "Tu é preto, pobre e feio, se você quer ser burro, ok, não vem na minha aula. Não quero olhar na tua cara, ter o desprazer. Você acaba com o meu dia".
Após as conversas serem divulgadas, a secretaria optou por afastar a profissional, a qual agora é investigada.
Confira o áudio completo: