Home / Brasil

BRASIL

Mortes por conta do calor excessivo podem aumentar consideravelmente

É previsto o aumento da temperatura global de 2ºC até o final do século

Foto: Reprodução Foto: Reprodução

O calor excessivo tem incomodado muitas pessoas à alguns meses desde o início das ondas de calor. É bem provável que quase cinco vezes mais pessoas morram por conta do calor nos próximos anos.

Especialistas internacionais divulgou hoje, 15, um relatório no qual alertam que "a saúde da humanidade está em grave perigo". Isso se deve aos grandes danos caudados na natureza ao longo do ano, e vai continuar acontecendo se não for feito algo em relação à mudança climática.

É previsto o aumento da temperatura global de 2ºC até o final do século. É estimado que as mortes anuais relacionadas ao calor possam aumentar em 370% até 2050. Um aumento de 4,7 vezes, de acordo com um documento de referência publicado anualmente pela revista médica The Lancet.

Atualmente o estado de Goiás enfrenta uma nova onda de calor, com temperaturas que chega a 41ºC em algumas regiões do estado. Esse calor é devido a um sistema de alta pressão, no qual dificulta a formação de nuvens de chuva.

O diretor do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, destaca que, para que seja caracterizado uma onde de calor, é necessário o aumento de 5ºC no qual se mantenha por cinco anos consecutivos.

Em nota, o diretor da Cimehgo informa que a previsão é que o estado fique dez dias sem chuva, o que provoca o aumento da temperatura.

Neste momento de grande calor, os cuidados devem ser redobrados. O uso de roupas leves, beber água em abundância e evitar a exposição prolongada ao sol, são meios que podem contribuir para uma vida mais saudável, durante esse período que a maioria dos estados estão passando.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias