A invasão de um prédio possivelmente desocupado provocou a interdição de um trecho da avenida 9 de Julho, na Bela Vista, centro de São Paulo, na noite deste domingo (27).
A invasão foi comandada pelo Movimento Frente de Luta por Moradia e contou com cerca de 60 a 70 pessoas. Ela ocorreu por volta das 19h, após o segundo turno das eleições, que confirmou a reeleição do prefeito Ricardo Nunes (MDB).
Duas pessoas do movimento que falaram com a reportagem afirmaram que a invasão não teve relação com a reeleição de Nunes, mas sim com a luta por moradia, apesar dos gritos de ordem de pessoas que acompanham a retirada.
A Polícia Militar cercou o local e contou com a atuação, inclusive, da Tropa de Choque e do monitoramento do helicóptero Águia.
Pouco depois das 20h30, pessoas com malas e cobertores começarem a ser retiradas lentamente e eram levadas para a calçada ao lado do prédio, onde ficaram escoltadas por PMs. Algum tempo depois, começaram a ser liberadas pela polícia. Havia muitas crianças no grupo, e a desocupação foi pacífica, sem confronto.
Às 21h10, duas pessoas eram mantidas no prédio pela polícia. Por volta das 22h40, pelo menos quatro pessoas foram retiradas do prédio e detidas em viaturas do Batalhão de Choque da PM.
Na mureta do viaduto em frente, populares aplaudem quem sai do prédio e gritam palavras de ordem contra Nunes, como "O povo na rua, prefeito a culpa é sua".
Essa foi a terceira invasão ao prédio de dez andares no número 1.070 da avenida Nove de Julho. No local, há apartamentos e escritórios, segundo moradores.
Josefa Aparecida Batista dos Santos, que mora no local há dez anos, tinha saído para votar e visitar parentes e, quando chegou, viu que a polícia estava na porta.
Às 22h20 ela ajudava a varrer os pedaços de vidro que estavam na calçada que, segundo disse, eram da tampa da mesa do escritório do seu patrão.
"Ainda não subi para ver. Da outra vez não fizeram nada, mas hoje teve quebradeira", afirmou.
Houve também uma tentativa de invasão de um imóvel na rua Major Quedinho. Mas o grupo não teria tido sucesso, segundo um policial que a reportagem ouviu no local. PMs faziam a segurança da área na noite de ontem.
Em vídeo publicado nas redes sociais pelo FLM (Frente de Luta por Moradia), policiais com escudo se postam na frente da entrada de um edifício, enquanto um grupo grita que há crianças no local.
As tentativas de invasão ocorreram na noite da eleição do segundo turno, quando o atual prefeito Nunes venceu o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) com 59,35% a 40,65% dos votos válidos.
O candidato do PSOL por 20 anos coordenou o MTST (movimento de moradia).