Um vídeo da Guarda Municipal (GCM) de Aracaju viralizou na internet devido à camoanha de conscientização para que foliões não utilizem termos racistas e homofóbicos no Carnaval deste ano. No vídeo, os guardas fazem uma paródia da música Maria Sapatão, marchinha criada por Chacrinha.
Os agentes tocam os intstrumentos de percussão e uma guitarra, cantam e dançam um refrão da canção. Logo em seguida, um deles alerta para o respeito com a comunidade LGBTQIAP+ nos dias de festa.
“LGBTQIAP+ não é sopa de letrinha, é diversidade, é amor. Desrespeitar é crime! Não esqueça, qualquer situação ligue 153. É a Guarda Municipal de Aracaju com você no Carnaval 2023”, diz o guarda.
A GCM afirmou Valéria, a agente que fala no vídeo, "é lésbica, mãe, filha e uma excelente profissional. É ela quem dá o recado a fim de combater toda e qualquer forma de preconceito".
Confira o vídeo:
No Twitter, internautas elogiam a atitude da Guarda Civil do município. "Ameiiiii. Aracaju me aguarde, que a vontade de conhecer essa terra só aumentou (e me sentir seguro)", comentou uma pessoa. "Cada vez que você vê fica melhor", disse outra.
A pasta também fez esquetes contra assédio, racismo e injúria racial. Neles, há marchinhas de carnaval que chamam a atenção para o respeito com o próximo e que nenhum crime contra minorias deve ser tolerado.